Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas e bom ano a todos!
    Procuro opiniões sobre os termoacumuladores Ariston.
    Desde já grata.
  2.  # 2

    Eu tenho... É bom para o preço que custa.
    Já vou no segundo.
    Um de 50l, durou 8 anos, depois pifou a resistência... ( mea culpa, pois não fiz a manutenção do ânodo de magnésio e a limpeza periódica a cada 2 anos) aliado ao facto de agua da rede aqui ter um teor de minerais muito alto!!!
    como a família foi crescendo comprei um de maior capacidade.
    Agora tenho um de 80l... faz 4 anos... entretanto a qualidade da agua da rede melhorou substancialmente... Este verão vou fazer a limpeza periódica e checkar o ânodo de magnésio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anatrindade
  3.  # 3

    alguém sabe explicar a diferença entre cuba esmaltada e cuba vitrificada?
    quais as vantagens e desvantagens de cada uma?
  4.  # 4

    É a mesma coisa.
    O modelo que tenho é o ARISTON ECO80... não sei se ainda se comercializa.
  5.  # 5

    Mas este modelo SAHPE PREMIUM, realtivamente ao ECO PRO é muito superior...
    http://www.ariston.com/pt/SHAPE_PREMIUM

    Melhor performance/ economia/ rapidez/ isolamento
      661_SHAPE_PREMIUM_caracteristicas.jpg
      663_pro_eco_caracteristicas.jpg
  6.  # 6

    de facto, preciso de um termoacumulador no mínimo para 150 litros, sendo que o ideal seria um de 200l e o modelo ECO PRO não cumpre esse requisito
    o que vi e me pareceu interessante para o que preciso foi o modelo Ariston PRO-B V de 200 litros
    • size
    • 7 janeiro 2015

     # 7

    Já tive um ARISTON de chapa vitrificada, que apenas durou cerca de 5 anos. A cuba detriorou-se com pontos de oxidação da chapa por deficiente vitrificação, donde resultaram furos com de fuga de água.

    Nunca mais...

    Independentemente da marca, aconselho que procure cuba em cobre
  7.  # 8

    Colocado por: anatrindadee facto, preciso de um termoacumulador no mínimo para 150 litros, sendo que o ideal seria um de 200l e o modelo ECO PRO não cumpre esse requisito
    o que vi e me pareceu interessante para o que preciso foi o modelo Ariston PRO-B V de 200 litros


    E precisa de 150l/200l, para que tipo de utilização?
    Que gastos de água quente está a considerar?
  8.  # 9

    size, tiveste azar.... a ARISTON penso que dava 5 anos de garantia aos TE... não accionaste a garantia?
    • size
    • 7 janeiro 2015

     # 10

    Colocado por: Pedro Barradassize, tiveste azar.... a ARISTON penso que dava 5 anos de garantia aos TE... não accionaste a garantia?


    Referi cerca de 5 anos...

    Já se passaram mais de 10 anos. Na atltura reportei a situação ao representante da marca não tendo sido assumida qualquer responsabilidade, não me recordando se o aparelho tinha uma garantia de 2 ou 5 anos.

    Independentemente do prazo de cobertura da garantia, não é aceitável que a qualidade de um termoacumulador da marca ARISTON não proporcione a duração da cuba por um periodo muito maior que 5/6 anos, pelo menos, a rondar os 10 anos.
  9.  # 11

    Pois.. mas pelos vistos também a VIDEIRA, aldrabou nas cubas de cobre para a NORQUENTE, e é considerada referência em construção de cubas de cobre estanhado para termoacumuladores...
    Hoje em dia, ja não sabemos às quantas andamos...
  10.  # 12

    Outra opção dentro dos baratos/ fiáveis era a FAGOR... mas foi à falência...
  11.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas

    E precisa de 150l/200l, para que tipo de utilização?
    Que gastos de água quente está a considerar?


    toda a que se gasta no wc com banhos e cozinha, considerando eventuais picos de consumo e aumento do agregado.
    o de 150 litros creio que será o mínimo ideal para garantir que tenha sempre água quente sem stresses
  12.  # 14

    qual o seu agregado actual?
    Para 4 pessoas, 100l, dá perfeitamente ( eu tenho 4 pessoas e 80l) quanto maior capacidade meter, menor é o rendimento do equipamento, maiores consumos... não se justifica.
    Mas é importante meter perlatores economizadores nas torneiras e um chuveiro com pouco débito.
  13.  # 15

    não é melhor jogar pelo seguro e instalar algo maior?
    se a capacidade da cuba é superior e se o consumo não o esvazia tanto como num de capacidade inferior, pela lógica a quantidade de água fria que entra dispersa-se por uma maior quantidade de água quente, logo a resistência não dispara tão cedo ou não permanece ligada durante muito tempo para conseguir aquecer a água. não sei se me fiz entender.
    e pela diferença de preço, parece compensar.
    • size
    • 7 janeiro 2015

     # 16

    Não será por aí......

    O nível da temperatura na cuba vai forçosamente descer acionando o termoestato . Obviamente que a ligação do termoestato durará tanto mais tempo quantos mais litros de água fria tenha entrado na cuba, independentemente do tamanho. A equação estará na quantidade de litros de água fria a aquecer para o nível desejado.

    http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/conhecer/equipamentos-eficientes/termoacumulador
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 17

    ... Isso não é bem assim.
    Depois não se venha cá queixar dos consumos astronómicos da conta de electricidade. Mas afinal quantas pessoas tem o agregado?
    Tem também que ver o tempo que leva a repor a temperatura e o consumo das resistências que são mais potentes... ( atenção à potência contratada).
    Se quer meter um de 150l, faça favor ;)... mas compre sempre um modelo com regulação manual de temperatura e não um modelo de temp. fixo ( está sempre nos 60ºC)

    Posso adiantar-lhe que no verão meto o termoacumulador nos 40ºC, e no inverno tem estado nos 50ºC, em algum dia mais movimentado altero para os 60ºC. (o ideal seria estar sempre nos 55ºC, mas este modelo não me permite ajustar a temp. de 5 em 5ºC).
    Em complemento tenho um interruptor horário acoplado, já que a função inteligente ECO, desprograma com as altas de electricidade ( depois leva uma semana a aprender os hábitos de consumo) e também porque somos muito inconstantes, não havendo propriamente rotinas...

    PS: se meto isto nos 60ºC... tenho consumos de electricidade mais elevados.. já o comprovei, dá cerca de +0.20€/dia ( isto em 2010, agora é mais caro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anatrindade
  15.  # 18

    ok. percebo e agradeço. vou optar por um de 120 litros.
    também já desisti do termoacumulador Ariston ou de qualquer outro de aço vitrificado.

    agora outra questão: cuba de cobre o de aço inox?
    estou indecisa entre um termoacumulador da Videira ou um da Aquecinox (Therca).

    Videira (gama Multi F)
    Ver página 5 do anexo

    Aquecinox (Therca)
    - Potência 1500W
    - construção em aço INOX AISI 304 L (ou AISI 316 L)
    - c/ 1, 2 ou 3 serpentina(s)
    - Elevada resistência à corrosão (proteção catódica c/ ânodo magnésio)
    - Isolamento térmico em poliuretano injetado/projetado s/ CFC´s de 50/80/100mm
    - Revestimento exterior em polipropileno acolchoado (lona impermeável)
    - Apoio elétrico
    - C/ ligação p/ recirculação de AQS

    Só mais uma note: tenho pré-instalação de painel solar/termossifão para mais tarde adquirir e colocar.

    Grata desde já pelos comentários.
  16.  # 19

    Se vai para gama da VIDEIRA.. compre um sem necessidade de anodo de magnésio.
    Se tem as coisas preparadas para um termosifão esqueça isto tudo e meta logo o Termossifão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anatrindade
  17.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasSe vai para gama da VIDEIRA.. compre um sem necessidade de anodo de magnésio.
    Se tem as coisas preparadas para um termosifão esqueça isto tudo e meta logo o Termossifão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anatrindade


    uma coisa é comprar um termoacumulador que custa X
    outra é comprar um termossifão que custa X x 3 e eu ainda tenho uma remodelação para terminar
    é preciso ir com calma e definir prioridades...
 
0.0212 seg. NEW