Iniciar sessão ou registar-se
    • J
    • 7 janeiro 2015

# 1

Boa tarde!
    Foi criado no fórum, um tópico onde se discute o consumo de lenha para aquecimento e também para as àguas sanitárias.
    O objectivo deste tópico é o mesmo mas relativamente ao gás natural.

A ideia é, colocando de parte factores específicos de cada caso (tipo de construção/isolamento, exposição solar, etc), que embora importantes, são como disse específicos de cada caso, comparar dentro do possível:

Quantidade de gás natural gasta e em que condições (aquecimento por radiadores ou piso radiante
    Tipos e marcas de máquinas, para avaliar os rendimentos
    Tipo de habitação no geral, apartamento ou moradia e área.
    Etc, tudo o que permita aprender com a experiência de quem tem e usa as gás natural como fonte de energia.
  1.  # 2

Bom dia,

Na moradia onde estou e tendo o gás natural mesmo a porta, optei por usar essa energia para aquecer a água (AQS) e
    para o aquecimento central, bem como para o meu forno (que é antigo e que ao meu ver gasta demais e que irei substituir
    brevemente por um electríco).

Portanto, a infra-estrutura foi instalada por o meu pai (de borla), sabendo que ele foi canalizador. A caldeira, é uma Vulcano
    Aquastar Green ZWBE 30/32-2A o que é muito largamente suficiente para a minha casa (moradia de 4 pisos com 80 m2 cada um,
    sendo o sótão não aquecido, mas já previsto). Os radiadores também os comprei na Vulcano, embora sejam de marca italiana.

Sei que a caldeira nova dei por ela 1850€, mais os tubos de cobre que o meu pai usou para toda a tubagem, mais os aquecedores
    todos: 8 aquecedores, mais 2 toalheiros (mais 1500€ a vontade). A caldeira é supostamente económica e de condensação com
    um rendimento de 109% (não sei muito bem o que quer dizer isso).

Quando não tenho o aquecimento ligado, sabendo que tenho 2 filhos, para os banhos de todos mais 1 vez por semana o forno
    ligado, pago entre 90€ a 100€ por mês. Quando ligo o aquecimento esse valor sobe para o triplo, mas garanto que posso andar de
    calções e tee-shirt de manga curta em casa sem problemas nenhuns, gosto de não ter frio dentro de casa no inverno.

Agora está nos meus planos no futuro adquirir paineis solares mais um depósito de 300 litros para poupar no aquecimento da água.

Esta é a minha realidade, venham agora reacções.

Doctor Z.
  2.  # 3

Colocado por: Doctor ZQuando não tenho o aquecimento ligado, sabendo que tenho 2 filhos, para os banhos de todos mais 1 vez por semana o forno
    ligado, pago entre 90€ a 100€ por mês. Quando ligo o aquecimento esse valor sobe para o triplo, mas garanto que posso andar de
    calções e tee-shirt de manga curta em casa sem problemas nenhuns, gosto de não ter frio dentro de casa no inverno.

bolas... não tenho gás natural, apenas de bilha e tb com 2 filhos (ainda pequenos 5 e 3 anos) gasto cerca de uma bilha por mes (25€), agora no inverno, porque no verão dura mais tempo. 100€ é o aumento que tenho na conta da luz para ter 3 AC a trabalhar. Claro que não posso andar de calções dentro de casa no inverno mas a despesa ao final do mes é mais simpática.
  3.  # 4

Colocado por: Doctor Zum rendimento de 109% (não sei muito bem o que quer dizer isso).
    quer dizer que produz mais energia do que o gas consegue dispor!!
    • J
    • 8 janeiro 2015

# 5

Colocado por: pauloagsantos

bolas... não tenho gás natural, apenas de bilha e tb com 2 filhos (ainda pequenos 5 e 3 anos) gasto cerca de uma bilha por mes (25€), agora no inverno, porque no verão dura mais tempo. 100€ é o aumento que tenho na conta da luz para ter 3 AC a trabalhar. Claro que não posso andar de calções dentro de casa no inverno mas a despesa ao final do mes é mais simpática.

Tudo bem que façam estas comparações, mas pelo menos acrescentem mais dados. Três AC em que áreas? Quantas divisoes? Vivenda ou apartamento?

Se não acrescentarem este tipo de informação, o comentário tem pouco valor.....

0.0100 seg. NEW