Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Abro este tópico, para denunciar o que considero serem erros muito graves, cometidos na edificação do meu sistema de aquecimento central por recuperador a água.

    Faço-o para obter algum feedback da vossa parte, mas também para alertar futuros clientes destes tipos de sistemas.

    Não vou mencionar nomes, apenas posso dizer que adjudiquei a obra e a compra de material numa loja, que por sua vez delegou a instalação a outra entidade. Para mim é indiferente, porque será a quem contratualizei a obra e material que pedirei responsabilidades.

    Antes de expor o primeiro erro, quero já pedir alguma tolerância sempre que não usar o termo técnico correcto, uma vez que infelizmente sou leigo na matéria.

    Então o primeiro erro:

    Num toalheiro Zantia, o instalador ligou o tubo onde circula a água quente (a que vem do recuperador) no lado contrário (onde tem aquela rosca interior para controlar o caudal). Do lado da torneira é onde sai a água fria (do retorno).

    Parece-me evidente ser uma falha clamorosa (tanto mais que os outros toalheiros estão correctos). Só não sei se comprometerá o sistema de aquecimento ou será uma questão estúpida mas residual.

    Logo, á tarde, tentarei deixar fotos, deste e mais erros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  2.  # 2

    Sei de um caso que trocaram as tubagens de abastecimento de uma sanita. Passou a ter água quente no autoclismo. Felizmente foi só partir alguns mosaicos no chão e refazer a ligação.

    No entanto, não se admite...
  3.  # 3

    Colocado por: CIVISMILESNum toalheiro Zantia, o instalador ligou o tubo onde circula a água quente (a que vem do recuperador) no lado contrário (onde tem aquela rosca interior para controlar o caudal). Do lado da torneira é onde sai a água fria (do retorno).


    se isso é um erro ainda não viu nada, é normal acontecer isso, se não for uma válvula termostática não tem qualquer efeito.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 4

    pode ouvir algum barulho quando a agua circular, pois as valvulas têm uma direcção do fluido!!
  5.  # 5

    Bom tópico.

    Com os erros também se aprende!
  6.  # 6

    Colocado por: Sergio Rodriguespode ouvir algum barulho quando a agua circular, pois as valvulas têm uma direcção do fluido!!


    talvez, mas nunca ouvi nada, e ja instalei algumas valvulas ao contrario, não considero isso um erro, por vezes temos de trocar a válvula por opção do cliente.
  7.  # 7

    Colocado por: CIVISMILESAbro este tópico, para denunciar o que considero serem erros muito graves, cometidos na edificação do meu sistema de aquecimento central por recuperador a água.

    Faço-o para obter algum feedback da vossa parte, mas também para alertar futuros clientes destes tipos de sistemas.



    estamos há espera desses erros muito graves....
  8.  # 8

    Colocado por: ins.Bruno
    talvez, mas nunca ouvi nada, e ja instalei algumas valvulas ao contrario, não considero isso um erro, por vezes temos de trocar a válvula por opção do cliente.
    mas ja ouvi eu, e não deixa de ser um erro pois as valvulas como deve saber têm sentidos do fluido, o que se pode ouvir é no embolo do passador a bater tac tac tac tac se o caudal for ainda algum!!
  9.  # 9

    Isso e um erro GRAVE??????

    Esta visto que nunca viu nada mesmo grave e caro de resolver.
    • 1255
    • 9 janeiro 2015

     # 10

    Colocado por: electraoSei de um caso que trocaram as tubagens de abastecimento de uma sanita. Passou a ter água quente no autoclismo. Felizmente foi só partir alguns mosaicos no chão e refazer a ligação.

    No entanto, não se admite...

    Isso é muito à frente.
    Um gajo que "obra" como gente fina :-)
  10.  # 11

    Ainda bem que não é um problema complicado.

    O problema é que supostamente comprei um equipamento de qualidade e ele pura e simplesmente não aquece a água.

    Se o material é reconhecidamente bom, o problema só poderá estar na instalação.

    E é aí que começas a dar importância a estes pormenores, que não sendo comprometedores do desempenho, mostram o brio que certos profissionais tem.

    Veja-se na foto como os suportes estão bem cravados e alinhados.

    E se isto é assim cá fora, imagino como estará dentro da hotte.
      TOALHEIRO 2.jpg
  11.  # 12

    Outra foto.
      TOALHEIRO 1.jpg
  12.  # 13

    fotos da hotte e instalação!! e explique o que tem em casa!
  13.  # 14

    Colocado por: Sergio Rodriguesfotos da hotte e instalação!! e explique o que tem em casa!


    - Equipamento: Romotop KV 6.6.2 TV;
    - Tipo de Aquecimento: 80 elementos de radiador + 3 toalheiros + AQS 200 litros;
    - Máximo a que temperatura da água circula (sem interrupções): 55 graus;

    Fotos da Hotte não tenho aqui, mas tenho do acumulador.
      20150109_083145.jpg
  14.  # 15

    já que aqui se fala em erros de aquecimento, alguem me pode informar a forma mais correta ( e o motivo) de ligar os radiadores:

    1 - entrada em cima de um lado e saída em baixo do mesmo lado ou;

    2 - entrada em cima de um lado e saída em baixo do lado contrário?
  15.  # 16

    Colocado por: CIVISMILESOutra foto.
      TOALHEIRO 1.jpg


    A instalação vai ficar assim? Feio, muito feio...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  16.  # 17

    Colocado por: MariaL

    A instalação vai ficar assim? Feio, muito feio...


    Sim vai ficar.

    No entanto, a parte estética não é neste momento a minha maior preocupação. Provavelmente taparei aquilo com uma parede de um material a considerar.
  17.  # 18

    Colocado por: pirika1 - entrada em cima de um lado e saída em baixo do mesmo lado ou;

    2 - entrada em cima de um lado e saída em baixo do lado contrário?



    das duas aquece, resto é teorias, mais eficiente seria a opção 2 mas no geral é a 1 e não vejo problemas nisso, maneiras e manias de cada um
  18.  # 19

    so se o radiador for de elementos muito compridos ai ja deve ter um certo cuidado!! mas mesmo assim tanto na 1º como na 2º solução dá!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  19.  # 20

    Colocado por: CIVISMILESmas tenho do acumulador.

    mas que falta de brio profissional,
 
0.0208 seg. NEW