Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: PopotaEsteve sempre destinado colocar painéis solares (sempre nos disseram que era a situação mais económica em termos de consumo) contudo chegado o momento de os colocar aconselharam-nos a mudar porque os painéis com resistência eléctrica ficava-nos à volta de 30€/mês, além de que tinham manutenção anual. Para fazer apoio com gás também ficaria nestes valores, além de que não tenho gás em casa (mas existe a instalação).
    A BC falaram-me em consumos na ordem dos 15€mensais.



    Popota, eu costumo dizer que os painéis solares são uma solução tão óbvia e imediata que até existe uma lei que obriga à sua instalação.
    Em termos de consumo, se a solução painel solar + resistência lhe custa 30€/mês, assumindo que no pior dos casos tem 4 meses onde não consegue aquecer a água (o que não é verdade, mas mesmo assim vamos pelo pior caso), irá gastar 120€/ano em AQS (A experiência pessoal que tenho num sistema igual é que apenas gasto 10€-12€/mês para AQS durante +/-3 meses). Logo se lhe dizem que a BC fica na ordem dos 15€/mês, e que terá que funcionar nos 12 meses, terá um custo de 180€/ano. Assim logo com contas de merceeiro consegue perceber qual a melhor solução.

    Quanto à capacidade, um cálculo expedito diz que precisa de 40-45lts por pessoa/dia, logo 200lts é suficiente. Porém, há quem aconselhe a aumentar para os 300lts para que tenha alguma margem, e para maximizar o efeito da estratificação. Eu diria que 200lts é suficiente, depende obviamente é dos consumos de cada um.

    Colocado por: marcoaraujoRelativamente à bomba de calor vs. paineis solares: é que não há comparação possivel, uma bomba de calor tem um COP de 4 a 4,5. No verão os paineis rendem-lhe mais que a bomba de calor, mas no somatório do ano todo, a bomba vai-lhe ficar muito, mas muito mais barata que os paineis (em termos de consumo energético)


    É de um desconhecimento técnico enorme comparar um colector solar e uma bomba de calor em termos de COP. Isso simplesmente não se faz.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 62

    Então o homem que previu que eu iria gastar 1790kHw.ano exagerou nas contas?
    Pergunto porque não faço ideia de como isto é e a primeira e conta só chegara no final de Fevereiro...
  3.  # 63

    Então e a opção de os paineis solares a darem apoio à bomba de calor não lhe foi proposto?

    Estou em vias de implementar uma solução deste tipo, e parece-me a mais racional.
  4.  # 64

    Colocado por: Rodri12Então o homem que previu que eu iria gastar 1790kHw.ano exagerou nas contas?


    É um valor perfeitamente normal. No meu caso particular, o consumo energético que tenho para o apoio é de 1204kW.h/ano. Se fizer as suas contas penso que dá perto de 17€, no meu caso dá 11€/mês (assumindo o valor da energia que colocou). Porém a minha experiência diz que eu consumo esse valor apenas nos meses de Inverno, pois durante os restantes 8 meses não preciso de apoio ao solar.

    Obviamente que factores como tomar banho no final do dia, faz com que seja necessário o apoio para o dia seguinte, e nesse caso pode precisar de apoio o ano inteiro, enfim... há um conjunto de hábitos a promover para que se consiga optimizar consumos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  5.  # 65

    Colocado por: marcio79Então e a opção de os paineis solares a darem apoio à bomba de calor não lhe foi proposto?

    Estou em vias de implementar uma solução deste tipo, e parece-me a mais racional.


    Isso sim, é na minha opinião a solução ideal, e a qual pretendo instalar na minha casa (ainda em projecto).
    Se bem que a prioridade deve ser a inversa, ou seja, a bomba de calor dar apoio ao solar!
  6.  # 66

    Colocado por: powerenergieIsso sim, é na minha opinião a solução ideal, e a qual pretendo instalar na minha casa (ainda em projecto).
    Se bem que a prioridade deve ser a inversa, ou seja, a bomba de calor dar apoio ao solar!

    só é pena é o custo desta solução,

    ficava melhor com uns paneis decentes e acumulador com poucas perdas, até já existem sistemas sem manutenção.
  7.  # 67

    Sem dúvida jorgealves, no entanto dado que também pretendo ter aquecimento/arrefecimento ambientel, a bomba de calor é a solução que se perspectiva a mais acertada.
    Caso o marcio79 não pretenda também promover o aquecimento ambiente com a bomba de calor, também sou da opinião que é uma solução demasiado boa, e por conseguinte, aí seguiria o seu conselho de colocar de:

    Colocado por: jorgealves uns paneis decentes e acumulador com poucas perdas
  8.  # 68

    Colocado por: powerenergiea bomba de calor é a solução que se perspectiva a mais acertada.

    sim ,mas não é certamente com uma bomba como as que se tem falado por aqui, pois até agora estava-se a falar exclusivamente de bomba de calor somente AQS,
  9.  # 69

    Na minha opinião a bomba de calor só faz sentido, para aquecimento/arrefecimento ambiente, depois disso e que funciona como apoio para AQS. Obviamente que num sistema aquecimento+aqs não é muito importante qual a prioridade do consumo, pois consome-se na mesma energia de uma forma ou de outra.

    Bomba de calor a promover apoio a um painel, acho desadequado na relação investimento/beneficio
    Bomba de calor a produzir AQS, como aqueles sistemas solares termodinâmicos, acho simplesmente que não é uma solução para o nosso país.
  10.  # 70

    as bombas somente AQS é um acumulador que somente aquece agua de consumo,
    não confundir com as manas mais musculadas, tipo althermas.

    mas para grandes volumes de agua quente sanitária é uma excelente solução.
    Concordam com este comentário: powerenergie
  11.  # 71

    Colocado por: jorgealvesmas para grandes volumes de agua quente sanitária é uma excelente solução.


    Ainda assim, eu sou um confesso defensor da utilização das fontes renováveis de energia. Se conseguirmos produzir a energia de forma gratuita (excluindo o custo do investimento e manutenção) sou da opinião de que devemos sempre optar por essa solução.
  12.  # 72

    Painéis solares e BC em conjunto está fora de questão. Como não sou obrigada a colocar Painéis estava a pensar optar pela bomba de calor até porque me falaram num investimento menor e num consumo mensal muito inferior aos painéis com apoio de resistência. O que pretendo é a forma mais económica de aquecer as AQS (investimento inicial e consumos). Não pretendo nada disto para aquecimento, optei por recuperador.
    • eu
    • 21 janeiro 2015 editado

     # 73

    Colocado por: marcoaraujoPortanto com a bomba de calor gasta por ano:

    1290 * 0,114636 = 147,88€

    Quanto gasta por ano com a resistência elétrica de apoio ao painel solar?

    No meu caso particular, nunca gastei mais de 100 euros anuais em energia elétrica de apoio, e houve um ano em que gastei apenas 60 euros. Mas tenho uns painéis fraquitos e nem sequer têm a orientação ideal. Com painéis melhores, este valor pode baixar bastante.

    De qualquer das formas, esse valor que calculou (150 euros por ano) também é muito bom.
  13.  # 74

    bom bom era solar e bomba, prontos e ja nao se chateiam!!!
    Concordam com este comentário: eu, pacel
  14.  # 75

    Colocado por: powerenergie
    É de um desconhecimento técnico enorme comparar um colector solar e uma bomba de calor em termos de COP. Isso simplesmente não se faz.


    Não desconverse. Ninguém está a comparar COPs com colectores solares. Eu provei que para uma família de 4 pessoas (depósito de 200L) o gasto médio com energia eléctrica para AQS é de 12 euros por mês recorrendo a uma bomba de calor.
    Prove-me matematicamente que o gasto médio mensal com a resistência eléctrica de compensação do sistema solar para AQS é inferior a 12 euros mensais.

    Já nem falo no custo de uma boa bomba para AQS que anda á volta dos 2 mil euros já com instalação e IVA, enquanto que um sistema solar nunca lhe fica abaixo dos 2500 ou 3000 euros.
    E também já nem entro com os gastos com manutenção e tempos úteis de vida.

    Agora não desconverse e prove-me que gasta em média X euros por mês com o sistema solar para AQS.
    É que uma coisa é espicaçar e mandar postas de pescada (que é o que mais se faz neste forum) e outra é provar matematicamente o nosso ponto-de-vista.

    Ambos os sistemas são muito bons e eficientes (tanto o painel como a bomba, se bem que para mim o painel só se justifica se for de circulação forçada), mas se o senhor defende que o painel é superior à bomba, pelo menos prove-o, não se limite a simplesmente afirmá-lo.
    • eu
    • 22 janeiro 2015

     # 76

    Colocado por: marcoaraujoProve-me matematicamente que o gasto médio mensal com a resistência eléctrica de compensação do sistema solar para AQS é inferior a 12 euros mensais.

    Não há prova matemática possível, porque você não sabe à partida quantas horas de exposição solar vão existir.

    A única forma é mesmo colocar um medidor de consumos e no fim do ano ver quanto foi gasto. E, como lhe disse, no meu caso particular nunca gastei mais de 100 euros em eletricidade de apoio por ano. Repare que na maior parte do ano (para aí desde Março até Outubro), a resistência está simplesmente desligada.
  15.  # 77

    Colocado por: eu
    Não há prova matemática possível, porque você não sabe à partida quantas horas de exposição solar vão existir.

    A única forma é mesmo colocar um medidor de consumos e no fim do ano ver quanto foi gasto. E, como lhe disse, no meu caso particular nunca gastei mais de 100 euros em eletricidade de apoio por ano. Repare que na maior parte do ano (para aí desde Março até Outubro), a resistência está simplesmente desligada.


    Como lhe disse, a meu ver ambos são excelentes sistemas. Não se pode é dizer que um é melhor que outro só porque sim.
    Já agora, tem circulação forçada ou termofissão?
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 78

    Colocado por: marcoaraujoProve-me matematicamente que o gasto médio mensal com a resistência eléctrica de compensação do sistema solar para AQS é inferior a 12 euros mensais.


    Então, não deixei aqui a minha experiência pessoal num post mais acima (#61)? Partilhei que no meu caso gastava +/- 12€/mês durante 4 meses? Logo o meu consumo anual é de 48€. Este calculo baseia-se no facto de só ligar a resistência à corrente nesses meses( e apenas nos dias onde prevejo que não irá estar sol, às vezes está sol e gasto desnecessariamente, outras não, mas é a segurança de ter sempre agua quente). Nos outros meses, a resistência está desligada da ficha. É o meu testemunho, e servirá para juntamente com os restantes testemunhos (como o seu) formar a opinião das pessoas aqui no forum que procuram tirar dúvidas.

    Colocado por: marcoaraujoJá nem falo no custo de uma boa bomba para AQS que anda á volta dos 2 mil euros já com instalação e IVA, enquanto que um sistema solar nunca lhe fica abaixo dos 2500 ou 3000 euros.
    E também já nem entro com os gastos com manutenção e tempos úteis de vida.


    Aqui concordo plenamente com o custo de investimento. Porém, se efectuar uma pequena conta de merceeiro, se gasta 2000€ na instalação de uma BC e tem um custo de 150€ ano, ao fim de 10 anos o custo total em investimento+consumo é de 3500€.

    Na instalação de um colector mais resistência gasta 3000€ mais 50€/ano em consumos, que ao fim de 10 anos, tem um custo total de 3500€. Ou seja, de um modo geral, ao fim de 10 anos já tem as duas soluções em igualdade. A partir daí começa a compensar o colector solar.

    Manutenção os dois sistemas necessitam igualmente, por isso não é um factor diferenciador. Por outro lado, um colector solar, sendo um equipamento sem partes móveis, tem uma probabilidade muito menor de avaria, assim como também, esses colectores solares que fala, apresentam tempos de vida superiores a 20 anos. Qual o tempo de útil de vida de uma BC desse tipo? (é uma pergunta honesta, pois não faço ideia)

    Acho que mais uma vez estou a sustentar as minhas afirmações e não a mandar postas de pescada.
    Não me leve a mal por partilhar de uma opinião diferente.
  17.  # 79

    Deixo o meu testemunho. BC + acumulador 400l ligados em série com TS200l (inclinação 20º). Agregado familiar, 5 adultos + 2 crianças.

    Consumo energético da Bomba em 2014 = 572kWh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, renato.felicio
  18.  # 80

    Colocado por: powerenergie

    Então, não deixei aqui a minha experiência pessoal num post mais acima (#61)? Partilhei que no meu caso gastava +/- 12€/mês durante 4 meses? Logo o meu consumo anual é de 48€. Este calculo baseia-se no facto de só ligar a resistência à corrente nesses meses( e apenas nos dias onde prevejo que não irá estar sol, às vezes está sol e gasto desnecessariamente, outras não, mas é a segurança de ter sempre agua quente). Nos outros meses, a resistência está desligada da ficha. É o meu testemunho, e servirá para juntamente com os restantes testemunhos (como o seu) formar a opinião das pessoas aqui no forum que procuram tirar dúvidas.



    Aqui concordo plenamente com o custo de investimento. Porém, se efectuar uma pequena conta de merceeiro, se gasta 2000€ na instalação de uma BC e tem um custo de 150€ ano, ao fim de 10 anos o custo total em investimento+consumo é de 3500€.

    Na instalação de um colector mais resistência gasta 3000€ mais 50€/ano em consumos, que ao fim de 10 anos, tem um custo total de 3500€. Ou seja, de um modo geral, ao fim de 10 anos já tem as duas soluções em igualdade. A partir daí começa a compensar o colector solar.

    Manutenção os dois sistemas necessitam igualmente, por isso não é um factor diferenciador. Por outro lado, um colector solar, sendo um equipamento sem partes móveis, tem uma probabilidade muito menor de avaria, assim como também, esses colectores solares que fala, apresentam tempos de vida superiores a 20 anos. Qual o tempo de útil de vida de uma BC desse tipo? (é uma pergunta honesta, pois não faço ideia)

    Acho que mais uma vez estou a sustentar as minhas afirmações e não a mandar postas de pescada.
    Não me leve a mal por partilhar de uma opinião diferente.


    Sinceramente desconheço o tempo de vida útil de uma BC. Francamente espero que seja bem mais que os 20 anos que mencionou- Tanto para uma BC como para um painel solar, penso que se forem de boa qualidade deverão funcionar durante 30 ou 40 anos.

    Esse seu consumo de 48 euros anuais, é com TF ou CF?

    Já agora pergunto a si, ou a qualquer outra pessoa que perceba do assunto: existe alguma forma de ligar a componente elétrica do sistema de AQS (seja ela resistência elétrica ou bomba de calor) a uma determinada hora e desligar assim que a temperatura da água atinja X graus?

    Vamos imaginar que tenho uma sistema de AQS qualquer com depósito de água. Quero ligar aquilo todas as noites às 3 da manhã e pretendo que o sistema elétrico de apoio se desligue automáticamente assim que a água atinja os 70 ºC. É possivel? Como?
 
0.0314 seg. NEW