Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos os leitores/contribuidores do fórum da casa.

    Equaciono a possibilidade de instalar um sistema de aquecimento em casa, depois de ver qual o melhor sistema, concluí que o ar condicionado será o melhor, pela comodidade, porque vivo em um apartamento e gerir lenha, pellets ou gasóleo é complexo e nem tenho onde armazenar coisas tão volumosas. Então desde a escolha pelo ar condicionado tenho tentado perceber algumas coisas, para tentar fazer a escolha mais acertada, coisa que se tem revelado muitíssimo difícil!!! Preciso instalar em pelo menos 4 divisões diferentes.

    Depois de tanto procurar e perguntar a quem supostamente sabe, existem dúvidas que teimam em persistir...
    Então na opinião de quem realmente sabe:

    1- Instalo mono-split ou multi-split?
    1.1- Se optar pelo multi-split, posso ir instalando cada máquina interior à medida que a carteira o permita? Ou tenho de instalar todos os equipamentos para que a máquina foi concebida?

    2- A máquina interior como tem a função de desumidificadora, para onde vai a água?
    2.1- O esgoto ao qual a máquina interior estará ligada faz parte dos tubos que ligam a máquina interior à exterior?

    3- O corredor também precisará de uma máquina, opto por mural, consola ou plafonier (como o mural mas na horizontal)?
    3.1- Já agora existe diferenças entre estas máquinas (comparando dentro da mesma "potência")?

    Grato pela atenção prestada.

    Aguardo e agradeço desde já todas as contribuições.
  2.  # 2

    Instalo mono-split ou multi-split?

    eu acho os multis a melhor opção, mas depende da localização das maquinas e respectivas tubagens,

    posso ir instalando cada máquina interior à medida que a carteira o permita?

    isto é uma situação a evitar pois nos próximos anos vão existir enormes alterações nos equipamentos e pode de um momento para o outro não encontrar maquinas compatíveis com as instaladas.

    O esgoto ao qual a máquina interior estará ligada faz parte dos tubos que ligam a máquina interior à exterior?

    pode ser ou não depende somente daquilo que contratar.

    A máquina interior como tem a função de desumidificadora, para onde vai a água?

    preferencialmente para um dreno interior, normalmente é para a rua.
  3.  # 3

    Muito obrigado jorgealves.

    Contudo não percebi o que fazem à água produzida pelas máquinas interiores. No meu caso não tenho pré instalação, isso significa que para além dos rossos para os fios, terei de pedir para fazer um apenas para a água? E diz que essa água vai para o exterior? Fiquei confuso...

    Obrigado
  4.  # 4

    Se não estou em erro, todas as unidades interiores produzem água, e cabe-lhe a si decidir o que fazer com ela, ou seja, quando estiver a adjudicar o serviço a alguém terá de mencionar que, por não ter pré-instalação, será necessário que o instalador também se preocupe com o encaminhamento da água.

    Como não tem pré-instalação pode acontecer uma das seguintes situações:

    1- Se a unidade exterior ficar instalada numa cota abaixo daquela onde ficará a unidade interior poderá optar por encaminhar a água, através de mais um tubo dedicado apenas para este efeito, junto com as tubagens de cobre

    2 - Quando a unidade exterior está numa cota acima daquela onde está a unidade exterior penso que a solução mais fácil será furar uma parede até chegar ao exterior e assim fica com uma "pingadeira", o que esteticamente não será muito bonito...e se ficar a escorrer por uma parede, ao fim de algumas semanas começa a ficar com a parede manchada...a menos que coloque algum tipo de calha para disfarçar/reencaminhar a água para outro sítio (isto, já depois de chegar ao exterior)

    Sou apenas um leigo...se eu estiver a dizer asneiras...corrijam-me, se faz favor!
  5.  # 5

    Em conversao sobre AC com um colega veio a questão da drenagem de água das máquina interiores
    como movem esse condensado?
    imaginando que as interiores e exteriores estarão à mesma cota, mas os tubos quando saem da máquina interior tem de subir para a placa da casa (400 mm) seguir pela zona superior da placa e descer para máquina exterior.

    Como dreno condensado?? alguma bomba??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tigin
  6.  # 6

    Quando pedi orçamento de AC para a minha casa o vendedor e técnico onde me dirigi aconselhou-me os mono porque diz que os multi se avariam mais e são avarias mais difíceis de resolver e ficava logo sem AC na casa toda. Eu ainda pensei naquilo e ou ele era maçarico em AC's ou convinha-lhe vender os mono, fiquei para saber porque pelo orçamento que me apresentaram tirei logo a ideia dos AC's.
    Concordam com este comentário: sancardoso
  7.  # 7

    Não vejo grande lógica em ter por exemplo numa vivenda 4 unidades interiores e depois todas juntas 4 exteriores na vez de apenas uma ou duas.

    Mas sei que há muitos casos assim, o meu cunhado tem 5 unidades interiores e 5 unidades exteriores... a cobertura d avaranda das traseiras parece uma central electrica com 5 unidades de AC. Segundo ele se um avariar todos os outros funcionam.... Ainda perguntei, mas se avariar um nao mandas arranjar? Não suportas 1 ou 2 dias sem ar condicionado? Mas nao o consegui convencer que era uma asneira... elas lá estão.

    Eu tenho 5 unidades interiores e 2 exteriores, longe da vista, ninguém as vê... também nunca avariaram mas se acontecer não morro de frio ou calor por 1 ou 2 dias.
    Concordam com este comentário: jorgealves, 21papaleguas
  8.  # 8

    Colocado por: j_r_m_cEm conversao sobre AC com um colega veio a questão da drenagem de água das máquina interiores
    como movem esse condensado?
    imaginando que as interiores e exteriores estarão à mesma cota, mas os tubos quando saem da máquina interior tem de subir para a placa da casa (400 mm) seguir pela zona superior da placa e descer para máquina exterior.

    Como dreno condensado?? alguma bomba??
    ou sai por gravidade ou leva bomba de condensados.
  9.  # 9

    Normalmente e falo pelo que tenho cá em casa LG artcool em multisplit.
    Multisplit, será 1 exterior 2 interiores, 1 exterior 3 interiores e por aí fora. No meu caso tenho 5 AC, 1 de 3 e outro de 2.
    Se a unidade exterior de 2 até é silenciosa a de 3 já não se pode dizer o mesmo.
    Depois o espaço ocupado, onde coloquei as duas unidades, uma 2x e outra 3x , cabiam 4 1x. Por isso a ideia de ter monosplit nem é tão descabida. A começar por menos ruído gerado.
    Depois há um pormenor, em unidades multisplit a potência combina nunca é a mesma de monosplit. Por exemplo podes ter um monosplit de 900 e outro 1200 btu, em multisplit as potências combinadas são tipo 800 é 1040 btu.
    O preço monosplit é quase o mesmo que multi.
    Depois já acabou o tempo das vacas gordas, em que as empresas tinham peças de sobra para avarias e manutenção, então, em caso de avaria, não são só 2 dias a reparação.
    Por isso na moda atual das casa de cobertura plana, com platibanda de 60 teres 5 monosplit não choca mesmo nada.

    Relativamente à água dos condensados a minha retorna ao aparelho exterior, e aí sai pelo esgoto. A água desce ao chão é sobe ao aparelho.
    Não faz sentido comprar uma unidade exterior multisplit de 3 se for intenção só instalar 1 unidade interior.
    Normalmente nunca se têm em casa todos os AC ligados.
    Na minha casa de 5 AC, normalmente só temos 2 AC ligados.
  10.  # 10

    Isso e válido exclusivamente para essa configuração e para essa marca,

    Nalgumas outras é o oposto.
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesnos próximos anos vão existir enormes alterações nos equipamentos


    Que alterações serão essas? Pode levantar um pouco o véu sobre o que vem aí num futuro próximo?
  12.  # 12

    Novos gases refrigerantes já este ano e obrigatoriedade de liquidar com os actuais até 2017, que vai obrigar a grandes alterações em máquinas e sistemas, algumas marcas aquando da mudança dos CFC para os HCFC somente fizeram upgrade de software e agora tê m que desenhar uma máquina integralmente nova.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  13.  # 13

    jorgealves:
    Então o que acontece a quem AC com refrigerantes descontinuados? Pode continuar a funcionar enquanto houverem peças e gás no mercado ou é obrigado a mudar?

    Que gases refrigerantes novos são esses?
    Concordam com este comentário: Rodri12
  14.  # 14

    Enquanto trabalharem não têm que fazer nada, para abater é que tem uns procedimentos a cumprir e custos para abate(não basta desmontar e deitar fora).

    Os novos refrigerantes ( a bem da verdade não são novos, as máquinas e que já conseguem trabalhar com eles) são por exemplo o CO2 e na linha comercial (split s e afins) o R32.
  15.  # 15

    Atenção que a maioria das máquinas podem funcionar com os gases alternativos não obrigando o seu imediato abate.
  16.  # 16

    Colocado por: jorgealvesou sai por gravidade ou leva bomba de condensados.
    w

    A bomba de condensados esta na unidade exterior?
  17.  # 17

    fica quase sempre junto da unidade interior.
  18.  # 18

    5 unidades interiores 5 bombas?
  19.  # 19

    Colocado por: j_r_m_c5 unidades interiores 5 bombas?
    depende se por exemplo tiver 2 interiores sendo uma nas costas da outra pode ter uma bomba para as duas.
  20.  # 20

    Em minha casa a opção foi por multi-split.
    No princípio montei só um unidade interior e passados dois anos montei a segunda unidade interior, tendo a possibilidade de montar uma terceira.
    A instalação está preparada para montar 2 máquinas exteriores para sete interiores.
    Não queria ver uma parede cheia de máquinas exteriores de AC.
 
0.0197 seg. NEW