Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei recentemente um esquentador Vulcano wrb de 11 litros no mês de setembro, o gaz está dentro de casa é butano da galp. Agora a água sai quase fria, já verifiquei o botão da temperatura está no máximo, o do caudal da agua no mínimo.
    O que pode ser?
    Disseram-me que quem tem gás butano da galp no inverno acontece isto a toda a gente se a garrafa estiver menos de meada, isto é verdade?
    • shc
    • 9 janeiro 2015

     # 2

    veja se o redutor está bom
  2.  # 3

    Caros amigos, já resolvi o problema do esquentador, os técnicos da Vulcano consultados por telefone mandaram-me durante o inverno trocar a botija de gás butano por propano e funciona perfeitamente, gostaria de saber se o redutor do propano pode ser o mesmo do butano, é que nas garrafas da galp encaixa perfeitamente qualquer um dos redutores galp.
    Aguardo resposta
  3.  # 4

    o redutor não pode ser o mesmo, tem que trocar.

    eu troquei galp butano por propano agora mesmo no inicio do mês pq me aconselharam a faze-lo, mas comprei redutor novo por 9€ pq me disseram pro fazer tb.

    curiosamente descobri que no meu esquentador tinha um jumperzinho para configurar o gás para propano tb e fiz a alteração.

    contudo 'só' tenho 45-50º nas torneiras mas no duche só consigo ter 35-40 e não sei pq..
  4.  # 5

    Isolamento da tubagem?

    Como faz a aferição da temperatura?
  5.  # 6

    Eu tenho um redutor do propano mas é daqueles usados nos maçaricos a gas que tem duas peças uma branca e outra azul.
    Podia por uma foto do seu ou sabe onde existe uma foto online?
    O meu esquentador diz lá que está preparado para os dois tipos de gas, não sei é se para alem da botija e redutor é preciso fazer alguma adaptação.
    alguém sabe ou tem um igual.
  6.  # 7

  7.  # 8

    Então não é o do propano dos maçaricos.
  8.  # 9

    A galp cobra dinheiro por trocar um redutor velho por um novo?
    E se for butano por propano ou vice-versa ?
    e se trocar uma vazia de butano por uma cheia propano, o preço é o mesmo que se levasse a vazia propano por cheia propano? (só muda a cor da garrafa, o gás propano sei que é mais caro)
  9.  # 10

    Caros amigos finalmente hoje resolvi os meus problemas com o esquentador, tive ajuda na sexta feira do apoio técnico Vulcano pelo telefone e hoje de um revendedor galp.
    1º O esquentador do mesmo modelo que o meu não precisa de mudar bicos só o redutor e a garrafa.
    2º O redutor butano não deve ser utilizado numa botija propano embora alguns redutores butano encaixem em garrafas propano porque a pressão do propano é superior e pode rebentar especialmente no inverno, quando a temperatura diminui a pressão dentro da garrafa aumenta.
    3º Com gás propano não deve ter a botija dentro de casa porque este gás é mais toxico e causa mais estragos materiais e/ou humanos.
    4º O gás propano é mais "sujo" cria mais foligem, etc, é mais caro, trás menos gás, kg por kg o propano também rende menos.
    5º gaseifica até menos 45º enquanto que o butano gaseifica até aos zero graus.
    6º o propano pode ser misturado com o butano sem problemas.
    7º È menos perigoso ter um butano em cima de dois tijolos com uma pequena chama por baixo ou resistência do que uma garrafa de propano, desde que não exagerem na chama.
    8º A chama põe-se por baixo para aumentar a temperatura da garrafa, mas uma chama tipo isqueiro ou vela.
  10.  # 11

    Eu já tive esse problema até que descobri que o problema estava no caudal da água estar no minimo. Mas até que lá chegasse, experimente aumentar o caudal e vai ver se não aquece!
  11.  # 12

    Luis,

    onde é que aumentou o caudal de agua? no esquentador?
  12.  # 13

    Colocado por: thekillerptLuis,

    onde é que aumentou o caudal de agua? no esquentador?


    Sim, comprei um zeus da vulcano e tinha sempre a àgua fria, mesmo com o botão do gás no máximo aquilo deitava pouca chama, só quando começei a aumentar o caudal da água é que a chama começou realmente a crescer e a aquecer a àgua.
  13.  # 14

    Tenho azar com os esquentadores, agora tenho outro que não sei o que fazer com ele, já mudei o redutor e a garrafa para o propano, reduzi o caudal, aumentei a chama, faz bastante fumo e aquece pouco a água.
    O que fazer?
  14.  # 15

    Colocado por: José1982O que fazer?


    Vender ao ferro velho!
  15.  # 16

    Olá amigos,
    Aproveito este tópico para colocar a minha duvida, tenho desde ha 10 anos um esquentador vulcano click hdg, sem ser ventilado alimentdo por gás natural.

    Há cerca de 6 anos já foi reparado, não me recordo qual o problema e ultimamente, ultimo ano, o esquentador demora muito a aquecer a água, fazendo com que eu gaste muita água.

    Chegou a hora de eu fazer algo e aqui é a minha duvida, a minha ideia é trocar de esquentador e colocar um ventilado, apesar de o atual nao ser ventilado e já ter passado por muitas inspeções e nunca ter tido problemas a mudar prefiro gastar algo mais é comprar um ventilado.

    A minha duvida esta no modelo, estava a pensar em comprar um junkers/vulcano sensor ventilado, dos que dão para escolher a temperatura, acham uma boa compra ou por menos dinheiro compro algo semelhante?

    Outra duvida q tenho é em comprar novo ou usado, novo custa me 370 + montagem, usado consigo por 250 com montagem, mas para o tipo de produto e dada a experiência q já tive no passado onde necessitei de recorrer a garantia não sei se vale o risco.

    Desde já os meus agradecimentos por todas as opiniões.
  16.  # 17

    Colocado por: amleitao
    Outra duvida q tenho é em comprar novo ou usado, novo custa me 370 + montagem, usado consigo por 250 com montagem, mas para o tipo de produto e dada a experiência q já tive no passado onde necessitei de recorrer a garantia não sei se vale o risco.
    Eu não comprava um esquentador usado!
    Dito isto, não arrisque, compre novo, gasta mais, gasta, mas fica descansado e sem preocupações de eventuais avarias que, quando acontecem, por mais simples que sejam são sempre dispendiosas.
  17.  # 18

    Colocado por: A. MadeiraEu não comprava um esquentador usado!
    Dito isto, não arrisque, compre novo, gasta mais, gasta, mas fica descansado e sem preocupações de eventuais avarias que, quando acontecem, por mais simples que sejam são sempre dispendiosas.


    Tenho que lhe dar razão, pela diferença de preço duvido que valha o risco, mas em relação ao modelo, considera que são modelos que valem o preço?
  18.  # 19

    Colocado por: amleitaoestava a pensar em comprar um junkers/vulcano sensor ventilado,
    Eu tenho um Vulcano ventilado, por enquanto nada de negativo a apontar. É uma marca credenciada e com boa assistência técnica
    Tem aqui um link para ver preços:
    http://www.kuantokusta.pt/electrodomesticos/Aquecimento/Esquentadores/Junkers-Sensor-Ventilado-WTD-11-G-NAT-p-4-72614
  19.  # 20

    Ola amigos,
    Após várias leituras e pesquisas vou optar por um destes dois modelos da Junkers : WTD KME 11 (327€) e WRD KME 11 (298€)
    Para alem do preço existem algumas diferenças tecnicas q penso serem importantes e q gostaria de obter a vossa opiniao:

    WTDKME11 -- WRDKME11
    Potência (kW) 6 - 18,9 -- 7,0 - 18,6
    Pressão mín. funcionamento (bar) 0,3 -- 0,2
    Caudal (l/min) 3,2 - 9 -- 4,0 - 11,0
    Eficiência a 100% da carga nominal 86,7 -- 85,3
    Eficiência a 30% da carga nominal 75 -- 75
    Display Digital (LCD) SIM -- NAO
    Dimensões mm (Alt.xLarg.xProf.) 580x310x220 -- 580x310x220
    Diâmetro exaustão gases (mm) 95 -- 95

    Para mim que nao percebo nada, entre as funcionalidades dos produtos a vantagem q vejo no WTD é o mostrador digital que me possibilita selecionar a temperatura exata do esquentador evitando o gasto de agua fria, mas depois qd olho para os numeros de potencia e caudal vejo q ha diferenças.

    A minha duvida é sobre qual será o mais eficiente e se possivel menos problematico uma vez que a diferença de preços e ao contrario do q estava à espera nao é assim tanta.

    Obrigado
 
0.0201 seg. NEW