Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de por 3 ou 4 camaras de vigilância de alta definição em redor da minha casa. (a minha casa está a meio do meu terreno e morada a volta não apanha nada publico) com um gravador e restantes acessórios. O gravador pode ficar em casa e eu sempre que precisasse podia ir ver no gravador ou no telemovel caso esteja no meu trabalho.
    Acontece que a muita coisa, desde 300 euros a milhares de euros.
    O que eu queria era um equipamento com uma boa qualidade/preço e que as imagens tivessem valor juridico, não interessa apanhar os amigos do alheio se depois não se conhece bem a imagem ou se não faz prova em tribunal.
    Alguém me ajude e diga se é preciso licença.
  2.  # 2

Colocado por: José1982imagens tivessem valor juridico, não interessa apanhar os amigos do alheio se depois não se conhece bem a imagem ou se não faz prova em tribunal.

Se forem autorizadas pela CNPD, a priori, são válidas...
    Concordam com este comentário: JPN761
  3.  # 3

desde que tenha a "licença" e um aviso visivel que tÊm sistema de gravação de imagens, as mesmas são válidas.

na parte dos equipamentos já nao consigo ajudar
  4.  # 4

Eu tenho a licença do CNPD embora não seja obrigatória disseram eles, porque o meu espaço está vedado e não apanha a via pública.
    Acontece que nem todos os equipamentos são válidos porque a grande maioria deixa gravar por cima, esse tipo de equipamentos por si só não é valido é preciso testemunhas, ás 3 ou 4 horas da manhã certamente não há testemunhas. Para ser válido sozinho (palavras do vizinho) tem de ter uma marca (acho que me disse, marca dagua ou aqua, qualquer coisa do genero) que não deixa marcar por cima.
    Como eu não percebo nada disto preciso de ajuda.
  5.  # 5

Colocado por: José1982esse tipo de equipamentos por si só não é valido é preciso testemunhas, ás 3 ou 4 horas da manhã certamente não há testemunhas.

Até as imagens captadas por um telemóvel podem ser válidas...depende dos direitos em confronto...

Sejam imagens xptó, sejam imagens possíveis de manipular, umas e outras são livremente apreciadas pelo Juiz... As imagens são importantes sobretudo para o inquérito...para legitimar um mandado de busca p. ex.. Depois se encontrarem os tarecos da sua casa já não se safam...
  6.  # 6

Para ter validade num tribunal terá que obrigatoriedade preencher o formulário de autorização do CNPD, e pagar os respectivos 150€...

A polícia não é tão mesquinha, e da experiência que tenho ouvido, basta umas boas fotos para eles se interessarem...
    Concordam com este comentário: treker666
  7.  # 7

Apenas precisa de preencher o formularios da CNPD e pagar!
    Não se esqueça de colocar os avisos visieis em todos os pontos de acesso á zona vigiada.

É verdade, esconda bem o gravador...
  8.  # 8

Colocado por: José1982Gostaria de por 3 ou 4 camaras de vigilância de alta definição em redor da minha casa. (a minha casa está a meio do meu terreno e morada a volta não apanha nada publico) com um gravador e restantes acessórios. O gravador pode ficar em casa e eu sempre que precisasse podia ir ver no gravador ou no telemovel caso esteja no meu trabalho.
    Acontece que a muita coisa, desde 300 euros a milhares de euros.
    O que eu queria era um equipamento com uma boa qualidade/preço e que as imagens tivessem valor juridico, não interessa apanhar os amigos do alheio se depois não se conhece bem a imagem ou se não faz prova em tribunal.
    Alguém me ajude e diga se é preciso licença.

Á uns tempos instalei um sistema de CCTV na minha moradia consegui arranjar 3 câmeras da bosch modelo WZ45NV312-0-P por 45 euros cada na loja do ebay da bosch, quando elas novas custavam mais de 200 euros.Também no ebay mandei vir um gravador de 8 canais da china por 60 euros, depois arranjei cá um disco rígido em condições. Até agora o sistema está a funcionar perfeitamente o gravador tem imensas funções e vejo as imagens e gravações em qualquer lado com acesso á internet. Por 350/400 consegue arranjar um bom sistema já incluindo o preço de cabos e acessórios. Ainda tenho 2 câmeras da Panasonic WV-CP480 SDIII (também compradas no ebay) em stand-by para aumentar o sistema, quando tiver oportunidade.

Como quer um sistema HD pode ficar-lhe mais caro é uma questão de ver se isso realmente se justifica para uma residência.

Em relação á prova em tribunal, quando fiz a instalação perguntei á CNPD e disseram-me que se não apanhasse a via pública não tinha de pedir autorização.
    Concordam com este comentário: José1982
  9.  # 9

Colocado por: mnptbrag
    Á uns tempos instalei um sistema de CCTV na minha moradia consegui arranjar 3 câmeras da bosch modelo WZ45NV312-0-P por 45 euros cada naloja do ebay da bosch, quando elas novas custavam mais de 200 euros.Também no ebay mandei vir um gravador de 8 canais da china por 60 euros, depois arranjei cá um disco rígido em condições. Até agora o sistema está a funcionar perfeitamente o gravador tem imensas funções e vejo as imagens e gravações em qualquer lado com acesso á internet. Por 350/400 consegue arranjar um bom sistema já incluindo o preço de cabos e acessórios. Ainda tenho 2 câmeras da Panasonic WV-CP480 SDIII (também compradas no ebay) em stand-by para aumentar o sistema, quando tiver oportunidade.

Como quer um sistema HD pode ficar-lhe mais caro é uma questão de ver se isso realmente se justifica para uma residência.

Em relação á prova em tribunal, quando fiz a instalação perguntei á CNPD e disseram-me que se não apanhasse a via pública não tinha de pedir autorização.

E essas cameras da panasonic ficaram em quanto?

cumps
  10.  # 10

São boas sugestões e boas dicas.
    Eu costumo comprar por a internet mas em Portugal, por receio nunca comprei nada a desconhecidos no estrangeiro.
    Só falo e escrevo português vai ser um pouco dificil fazer compras lá fora. As encomendas podem não chegar.
    As sugestões que me deram são mais fáceis do que pensava, por isso tenho outra casa numa aldeia do interior e vou por lá também, só tenho um problema, a casa embora fosse toda renovada, ficaram as paredes e tem mais de 200 anos, cada parede tem mais de meio metro de largo, embora a casa fique vedada pelo muro do terreno tem uma eira(patio) que dá acesso a terrenos de vizinhos sem acesso a via publica, passam lá apenas dois meses por ano para semear e colher (março e setembro) poderei eu colocar as camaras no meu pátio eira ( não apanha a via publica)? o patio apenas dá servidão naqueles dois meses. Será que naqueles dois meses terei de as desligar, ou não as posso lá por todo o ano?
    Os 150 euros a CNPD são pagos só no primeiro ano ou é preciso ao fim de um ano renovar e pagar + 150 e assim sucessivamente?
    Dei uma chave a cada vizinho já que posso não estar presente naquele tempo para eles passarem, acontece que não sei se eles lá passam fora do tempo porque não habito a casa, poderei por uma fechadura biométrica? Assim eles só passavam naqueles meses durante o dia, pois a fechadura dá para controlar tudo apenas com a impressão digital, posso fazer isso?
  11.  # 11

Colocado por: electraoE essas cameras da panasonic ficaram em quanto?

cumps

Posso dizer que me ficaram as duas por volta dos 150 euros vindas dos EUA já com os custos da alfândega. E o mais engraçado é que são para a voltagem europeia 220V a 50Hz, o que é raro encontrar nos EUA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  12.  # 12

Colocado por: José1982As sugestões que me deram são mais fáceis do que pensava, por isso tenho outra casa numa aldeia do interior e vou por lá também, só tenho um problema, a casa embora fosse toda renovada, ficaram as paredes e tem mais de 200 anos, cada parede tem mais de meio metro de largo, embora a casa fique vedada pelo muro do terreno tem uma eira(patio) que dá acesso a terrenos de vizinhos sem acesso a via publica, passam lá apenas dois meses por ano para semear e colher (março e setembro) poderei eu colocar as camaras no meu pátio eira ( não apanha a via publica)? o patio apenas dá servidão naqueles dois meses. Será que naqueles dois meses terei de as desligar, ou não as posso lá por todo o ano?

Se a propriedade é sua penso que pode colocar.

Convém falar com as pessoas que têm servidão e ver como reagem, em princípio até reagem bem visto que está de alguma forma também a proteger indirectamente os terrenos deles, por exemplo se existir algum roubo no terreno deles, eles podem falar consigo e ver se alguém entrou por esse acesso.

Da minha experiência posso dizer-lhe que a maioria das pessoas (bem intencionadas é claro) não se importam até acham bem, inclusivé no meu caso a moradia tem um andar arrendado e na altura da instalação falei com o inquilino porque de acordo com a CNPD deve-se pedir autorização a inquilinos ou funcionários que trabalhem na propriedade a reacção até foi melhor do que esperava. No fim de contas a minha opinião é que a instalação de cctv só incomoda pessoas mal intencionadas.
  13.  # 13

Sim a casa e o terreno são meus, eu é que durante 2 meses por ano tenho de deixar passar com os tratores porque não tem outros sítios por onde passar com as maquinas.
    Concordo plenamente consigo, mas não sei se eles querem porque as pessoas mal intencionadas não querem ser controladas, ex: eles agora tem uma chave eu não moro lá eles podem passar quando bem entender embora só lá possam passar dois meses por ano, mas os dois meses não é para passar todos os dias, no mês de semear cada pessoa que tem lá terrenos escolhe o dia que quer semear e tem de fazer tudo nesse dia, as outras pessoas podem escolher um dia diferente, mas tem de fazer tudo no dia que escolhem. Só que isto na prática é difícil de controlar, eu não estou lá e mesmo que estivesse não quero confusões, embora não tivesse tido problemas porque não vivo lá, mas recebo telefonemas de vez em quando de vizinhos a dizer que os portões estão abertos, que deixam estrumes espalhados durante o percurso do trator, etc. Com uma fechadura destas eu podia controlar os acessos, só passavam naqueles meses durante o dia e a fechadura fora das datas não os deixava passar. Outro dos problemas que noto é que há pessoas que tem outros caminhos e não tem autorização de ali passar nem por ali foi o caminho, mas que tiraram copia da chave ou alguém lhe emprestou a chave e passam por ali, com a fechadura biométrica isto não aconteceria, Já perguntei a um advogado e ele levou-me 75 euros e disse que não sabia, ora se não sabia não tinha de me cobrar nada, mas ele disse que perdeu tempo comigo que tinha de ser pago, se eu fosse a um médico e não me curasse eu tinha de lhe pagar igual e eu respondi eu vou ao meu mecânico mas se não conseguir arranjar o carro ele não me cobra nada e ele disse que é uma opção dele que legalmente o podia fazer, como não me pude safar lá paguei.
  14.  # 14

Colocado por: José1982Sim a casa e o terreno são meus, eu é que durante 2 meses por ano tenho de deixar passar com os tratores porque não tem outros sítios por onde passar com as maquinas.
    Concordo plenamente consigo, mas não sei se eles querem porque as pessoas mal intencionadas não querem ser controladas, ex: eles agora tem uma chave eu não moro lá eles podem passar quando bem entender embora só lá possam passar dois meses por ano, mas os dois meses não é para passar todos os dias, no mês de semear cada pessoa que tem lá terrenos escolhe o dia que quer semear e tem de fazer tudo nesse dia, as outras pessoas podem escolher um dia diferente, mas tem de fazer tudo no dia que escolhem. Só que isto na prática é difícil de controlar, eu não estou lá e mesmo que estivesse não quero confusões, embora não tivesse tido problemas porque não vivo lá, mas recebo telefonemas de vez em quando de vizinhos a dizer que os portões estão abertos, que deixam estrumes espalhados durante o percurso do trator, etc. Com uma fechadura destas eu podia controlar os acessos, só passavam naqueles meses durante o dia e a fechadura fora das datas não os deixava passar. Outro dos problemas que noto é que há pessoas que tem outros caminhos e não tem autorização de ali passar nem por ali foi o caminho, mas que tiraram copia da chave ou alguém lhe emprestou a chave e passam por ali, com a fechadura biométrica isto não aconteceria, Já perguntei a um advogado e ele levou-me 75 euros e disse que não sabia, ora se não sabia não tinha de me cobrar nada, mas ele disse que perdeu tempo comigo que tinha de ser pago, se eu fosse a um médico e não me curasse eu tinha de lhe pagar igual e eu respondi eu vou ao meu mecânico mas se não conseguir arranjar o carro ele não me cobra nada e ele disse que é uma opção dele que legalmente o podia fazer, como não me pude safar lá paguei.

Boas.

Pelo que disse aqui a propriedade é sua e só os deixa passar por especial favor. Portanto no seu caso o que eu fazia era instalar as câmeras, mesmo que as filmagens da câmera que apanha essa área em particular não tenham validade em tribunal, o que interessa é que você saiba quem foi e visto que a propriedade é sua pode restrigir-lhe o acesso não necessita de tribunais para nada, já para não falar que a maior parte dos mal intencionados quando vê uma câmera pensa duas vezes, é um meio dissuassor.

Em relação á fechadura o melhor sistema é mesmo o biométrico visto que não podem fazer cópias ou passar de uns para os outros, o que aconteceria com códigos ou cartões, penso é que os custos não serão simpáticos. Tente pesquisar um sistema que permita que o senhor abra a porta pelo telefone/telemóvel através de uma chamada, assim quando fosse lá alguém tocavam á campaínha ou ligavam para si, o senhor recebia uma chamada no telemóvel e através do cctv verificava quem era, dando de seguida acesso ou não.

Com uma pesquisa muito rápida encontrei este sistema e este, que inclusivé e em conjunto com um sensor magnético enviam alertas caso o portão seja aberto por estranhos.
  15.  # 15

Hoje tentei por em prática as soluções dadas aqui pelos amigos do fórum e trago novidades.
    Liguei para o CNPD sobre a licença de CCTV e a senhora que me atendeu disse:
    1º A licença não é obrigatória se não apanhar a via publica ou os vizinhos.
    2º Custa 150 euros e é paga uma única vez, se não se aumentar o nº de cameras nem fizer alterações ao sistema nunca mais se paga nada.
    3º A CNPD não vem inspecionar nada, nós é que ao preencher a declaração nº16 que existe no site deles é que ficamos com a responsabilidade daquilo que escrevemos.
    6º È com base no que escrevermos que a CNPD nos passa a licença ou não.
    7º Quem prestar falsas declarações pode ir preso.
    8º No meu caso não me soube responder se eu podia por as cameras ou não. Disse que nunca ninguém lhe tinha exposto um caso parecido.

Como aqui não resolvi nada consultei um advogado que me disse que podia instalar desde que o espaço tivesse a sinalética em local visível.
    Quanto ao artigo 1551º Não posso comprar os terrenos encravados pelo justo valor porque a sentença já foi dada ao antigo proprietário da habitação e com a compra é valida para mim e para as pessoas que no futuro ficarem com a casa.

Consultei um segundo advogado pois não quero correr riscos e nem sequer em Boticas existe tribunal a funcionar e disse-me que não podia por nem nos 10 meses que não passava lá ninguém nem nos 2 meses que passavam lá, porque se eu as pusesse durante os 10 meses que não passava lá ninguém nos outros dois meses os vizinhos não saberiam se as cameras estavam ligadas ou desligadas, que o melhor era pedir autorização a eles.

Perante isto fiquei na mesma sem saber o que fazer e com menos 170 euros no bolso que foi quanto dei aos advogados.
    O que fariam na minha situação?
  16.  # 16

Colocado por: José1982Consultei um segundo advogado pois não quero correr riscos e nem sequer em Boticas existe tribunal a funcionar e disse-me que não podia por nem nos 10 meses que não passava lá ninguém nem nos 2 meses que passavam lá, porque se eu as pusesse durante os 10 meses que não passava lá ninguém nos outros dois meses os vizinhos não saberiam se as cameras estavam ligadas ou desligadas, que o melhor era pedir autorização a eles.

Qual a razão alegada para não poder colocar as cameras a vigiar o interior da propriedade?
  17.  # 17

Coloque as camaras, preencha o formulário da CNPD, pague os 150 euros e relaxe.

Acha que os vizinhos se vão queixar?
    Se forem lhe bater á porta mostre a licensa da CNPD e dúvido que digam mais alguma coisa.
  18.  # 18

A razão que me deram para não as poder colocar é por causa de ali passarem os vizinhos, se não passasse ali ninguém eu podias colocar, assim só com autorização dos vizinhos. Esqueci-me foi de lhe dizer que nos hipermercados também tem cameras e ninguém se queixa.
    Alguém sabe o que diz a lei sobre esse asunto? Se calhar não se lembraram destas situações quando fizeram a lei e se existirem problemas o juiz dicide como achar melhor. Segundo o CNPD os sistemas CCTV tem trazido mais problemas que beneficios e as coimas são pesadas.
  19.  # 19

Pelo que percebi os vizinhos passam lá porque você facilita a passagem, correto?
    Então só tem é que dizer-lhes que se querem continuar a lá passar têm que assinar um consentimento de que não se importam de ser filmados. Se não assinarem que arranjem outro caminho
  20.  # 20

Como foi refeido acima, peça a licença, coloque as cameras e respectivos avisos. A propriedade é sua. Apesar de haver uma decisão de passagem por usucapião, não perdeu direito à propriedade, apenas o dever de permitir a passagem de X indivíduos pelo seu espaço. Você pode fazer o que quiser do espaço conquanto que permita a passagem dos mesmos nos períodos decididos em tribunal.

0.0238 seg. NEW