Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: omega
    cortes? como?
    juntas de dilatação?
    aquilo são os sarrafos onde vai ser pregado o soalho.
    essa obra não é minha, mas penso que com barrotes de 50 cm em 50 cm +/- não me parece que aja grande problema com as dilatações, acho eu


    E acha o Sr porque? Não tem betonilha?
  2.  # 42

    Os sensores de temperatura são uns XPTO que o tipo da domótica criou ou mandou criar. Mas aquilo não é mais do que um chip que le a temperatura e a converte num código binário que por sua vez o autómato a interpreta para ler a temperatura e humidade.
    Mas poderia ser um sensor qq (por exemplo uma PT100) ligada a uma entrada analógica do autómato.

    Mas sei que existem sensores deste tipo que trabalham sobre o protocolo KNX. É uma questão de procurar. Eu tb gostaria de saber.

    A sucupira até a acho indicada. O problema é que a argamassa que está sob ela parece que em algumas zonas se desfez... não sei se foi por ter sido deitada muito seca, ou se a mistura foi muito pobre.. eu na altura achei que deveria ser uma massa mais liquida e com mais cimento, mas o empreiteiro achou que as betomilhas devem ser mais secas e pobres.
    Quem terá razão?
    • Mac
    • 1 outubro 2015

     # 43

    Colocado por: joaquimalmeidaExato.
    Sinceramente acho os sistemas completos um absurdo completo. Por exemplo, para que servem os circuladores com regulação de temperatura se a própria BC já o faz?
    E se em vez de usar termostatos, usar uns sensores de temperatura que por sua vez os ligo a um arduino ou até mesmo a um sistema domótico e através deles fazer uma gestão muito mais intuitiva, fácil, prática e eficaz das temperaturas e poder programar num só local e até remotamente a climatização da vivenda?

    Acho que os sistemas são muito limitativos e extremamente caros e por muito menos pode-se ter algo mais eficaz e versátil.

    Ou estarei a esquecer-me de alguma coisa?


    Concordo em absoluto.
    Por exemplo, o meu termoacumulador tem 1000 litros de capacidade e recebe calor de duas fontes e mais tarde de uma terceira. A hote do recuperador de calor vai levar um led verde para indicar que a B. circuladora está a funcionar e outro vermelho que acenderá quando a temperatura da água no termoacumulador tiver atingido uma temperatura definida na programação. Se a água estiver quente não preciso de gastar lenha.
    Cumps
  3.  # 44

    Mas no PRH não é possível em cada divisão definir a temperatura do espaço? Ou temperatura é global?
  4.  # 45

    As divisões têm um termostato para regular a temperatura, se bem que ainda não percebi como o sistema regula a temperatura separadamente para cada umas das zonas...
  5.  # 46

    Colocado por: tiago_cbrAs divisões têm um termostato para regular a temperatura, se bem que ainda não percebi como o sistema regula a temperatura separadamente para cada umas das zonas...
    tem uma valvula que é fechada pelo termostacto e com isso cortar a circulação de agua e consequentemente parar o aquecimento ou arrefecimento em cada divisão.
  6.  # 47

    Mas isso parece muito impreciso, ou poder ter muito calor ou muito frio? Há alguma sonda nas divisões de forma a definir uma temperatura?
  7.  # 48

    Depende tudo do projecto.

    O que irá receber no orçamento, tem uma sonda por divisão que ira simultaneamente definir a temperatura requerida.

    A água entrará toda à mesma temperatura no colector. Daí irá sair de acordo com a temperatura solicitada até se desligar.
  8.  # 49

    Então tem uma sonda no pavimento, tem cronostato onde se define a temperatura.
    Depois enquanto não se alcançar temperatura, está sempre água a circular, atingindo a temperatura agua deixa ser entrar na divisão.? Certo?
  9.  # 50

    Colocado por: callinasEntão tem uma sonda no pavimento, tem cronostato onde se define a temperatura.
    Depois enquanto não se alcançar temperatura, está sempre água a circular, atingindo a temperatura agua deixa ser entrar na divisão.? Certo?


    Errado!

    Não é no pavimento é no termoestato que deverá ser instalado a uma altura adequada.
  10.  # 51

    Falta aí uma vírgula?. Não percebi bem ...
  11.  # 52

    Colocado por: callinasFalta aí uma vírgula?. Não percebi bem ...


    O callinas disse:
    Colocado por: callinasEntão tem uma sonda no pavimento, tem cronostato onde se define a temperatura.


    O que o Schluter quis dizer, é que a sua afirmação está errada. A sonda que mede a temperatura, está incluída no próprio termoestato, que está instalado em cada divisão a climatizar.
    Não há nenhuma sonda no pavimento, é o próprio termoestado que controla as "cabeças"/valvulas do colector, fazendo a regulação do caudal de água de acordo com a temperatura estabelecida no termoestato.
    Concordam com este comentário: jorgealves, r.v, Schlüter-Portugal
  12.  # 53

    Boas, acabei de ligar finalmente a minha bomba de calor, mas tenho reparado que a água ao fim de algum tempo chega aos coletores a 50 graus, o que acho muito para o piso radiante, queria regular para 40 graus, mas não sei como fazê-lo, parece que tenho que mexer no setpoint, mas não sei como, será que alguém me pode ajudar? Obrigado
    P.S. - anexo o aparelho que faz esse controlo.
  13.  # 54

    e mais esta foto da maquina (galletti MCE-H 18 kW)
    Obrigado
      IMG_20160926_140643.jpg
  14.  # 55

    Tenho piso radiante que é controlado por 8 termostatos.

    Acontece que em cada secção de cada termostato, a tijoleira não é aquecida de forma idêntica. Em cada zona do termostato num sitio fica mais quente e noutro quase fria.

    A casa no seu todo aquece, mas ao andar descalço noto que há zonas do chão que estão frias e outras quentes.

    Por que será? Será que os termostatos não ficaram colocados correctamente?
  15.  # 56

    Colocado por: portopTenho piso radiante que é controlado por 8 termostatos.

    Acontece que em cada secção de cada termostato, a tijoleira não é aquecida de forma idêntica. Em cada zona do termostato num sitio fica mais quente e noutro quase fria.

    A casa no seu todo aquece, mas ao andar descalço noto que há zonas do chão que estão frias e outras quentes.

    Por que será? Será que os termostatos não ficaram colocados correctamente?


    Isso poderá ter a ver com o espaçamento na montagem da tubagem essas zonas mais frias serão juntas a janelas por ex.?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: portop
  16.  # 57

    Colocado por: portopTenho piso radiante que é controlado por 8 termostatos.

    Acontece que em cada secção de cada termostato, a tijoleira não é aquecida de forma idêntica. Em cada zona do termostato num sitio fica mais quente e noutro quase fria.

    A casa no seu todo aquece, mas ao andar descalço noto que há zonas do chão que estão frias e outras quentes.

    Por que será? Será que os termostatos não ficaram colocados correctamente?


    Isso tem a ver com a configuração do traçado. Se a tubagem entrar num lado e sair no outro, a maior parte do calor perde-se na parte inicial do circuito. Ou seja, se tiverem feito uma espécie de serpentina à entrada, no outro lado vai dissipar menos calor e ficar mais frio., Julgo que até foi o Jorge que mostrou que fazia isso em frente às janelas para compensar as perdas nestes elementos, que são superiores às perdas das paredes adjacentes. Talvez no seu caso tenham feito o mesmo, só que mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: portop
  17.  # 58

    Então a situação já não tem remédio?
  18.  # 59

    Colocado por: portopTenho piso radiante que é controlado por 8 termostatos.

    Acontece que em cada secção de cada termostato, a tijoleira não é aquecida de forma idêntica. Em cada zona do termostato num sitio fica mais quente e noutro quase fria.

    A casa no seu todo aquece, mas ao andar descalço noto que há zonas do chão que estão frias e outras quentes.

    Por que será? Será que os termostatos não ficaram colocados correctamente?
    como é óbvio onde está frio não tem tubagem e se foi usada a técnica de espiral simples então ficou com muito pouca tubagem dando esses transtornos e não aquecendo devidamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: portop
  19.  # 60

    Colocado por: portopEntão a situação já não tem remédio?
    teoricamente não.
 
0.0238 seg. NEW