Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito Boa tarde e agradeço desde já a vossa atenção e ajuda!
    Quero relançar aqui um tópico já algumas vezes discutido no fórum, mas no meu caso em particular existem algumas especificidades que se me pudessem ajudar seria perfeito!
    Moro num segundo andar de um prédio junto a um bairro , que se tem degradado com o passar dos anos, e o meu vizinho do 1º andar que utiliza o seu apartamento apenas para férias ,quer ampliar a casa cobrindo praticamente todo o terraço com uma estrutura de metal e vidro que deixa uma pequena margem livre a toda a periferia . Alega ele que só assim vai poder usufruir daquela parte da casa e gozar da segurança que tal cobertura lhe ofereceria uma vez que o terraço fica apenas a um piso do chão e qualquer coisa que ele lá coloque, com o terraço a descoberto com está agora ,é de relativamente fácil acesso . Para ele poder fazer tal estrutura sei que precisa da aprovação da maioria de 2/3 do condominio e ainda de autorização camarária . Relativamente à aprovação pela maioria dos condóminos e uma vez que muitos deles são amigos de longa data e eu sou relativamente nova no prédio temo que não seja dificil a tal maioria de 2/3. Eu já tenho problemas de humidade e infiltrações que me cheguem para ter que me preocupar também com questões de segurança uma vez que tal estrutura facilitaria o acesso ao meu apartamento - e assaltos em pisos não térreos sem recurso arrombamento da porta principal não são inéditos nesta zona ( não me perguntem como estes hibridos de assaltante e homem-aranha executam tal proeza)! Isto para além das questões do ruido, da humidade e infiltrações adicionais que eu prevejo com a construção de tal obra, ou outras que eu nem sequer me estou a lembrar de momento! A reunião de condominos vai ser em breve e eu gostaria de saber se todos os outros apesar de todas as desvantagens aceitarem aconstrução pela amizade que têm ao vizinho, se eu singularmente posso embargar a tal obra e já agora com que base legal. Obrigada pelas respostas.
  2.  # 2

    Vai me perdoar...
    Mas o homem está a tentar melhorar o que é dele, e você apresenta esses argumentos para o tentar impedir?

    Questões do ruído, presumo que se refira à concretização das obras em si, não? Se forem dentro do horário permitido, qual o problema?
    Humidade e infiltrações adicionais por causa do homem querer tapar o terraço? Desenvolva sff...
    O homem quer melhorar a segurança da sua habitação, e você quer impedi-lo disso! Tá bem tá, enquanto é ele a levar com o perigo, está tudo bem... O homem protege-se, você alega que vai ficar mais desprotegida (!!?!), tá mal! O ideal é mesmo ele ficar mal e você continuar bem.

    Se pensa que os seus argumentos são tão conscientes e lógicos quanto isso, talvez devesse tentar expô-los na dita reunião que haverá. Se forem assim tão bons, por mais amigos que os outros moradores sejam do outro, devem-lhe dar razão...
    Concordam com este comentário: Pirite
  3.  # 3

    Não estou a ver como é que possa ter infiltrações por o seu vizinho fazer obras num andar abaixo...
  4.  # 4

    Meus caros o meu 2º andar ainda estava à venda quando ele comprou o seu primeiro andar . Portanto ele poderia facilmente ter comprado a minha casa e ficar com mais uma andar de segurança em vez de pensar em projectos megalomanos do terraço ... depois se vai haver um tecto entre a minha casa e a construção dele antevejo algum espaço onde se possa acumular chuva 8= humidade, por aí fora).
    E desculpem dizer-vos mas obviamente que tenho que zelar pela minha segurança . A insegurança de ter um 1º bandar com terraço o vizinho comprou-a quando adquiriu o apartamento e, eu não!
  5.  # 5

    A Câmara municipal pode até nem viabilizar essa alteração de fachada e consequentemente da área bruta da fracção.
    Concordam com este comentário: treker666
  6.  # 6

    Eu duvido que ele esteja a pensar pedir autorização da câmara...
  7.  # 7

    O que o vizinho comprou e quando comprou só a ele diz respeito.

    Como disseram, a obra será provavelmente inviabilizada se mexer na fachada.

    Qualquer cobertura que seja feita terá de ter um declive e um escoamento de água, não percebo o seu receio de problemas (a menos que o prédio tenha uma configuração tão estranha que ninguém aqui esteja a perceber sem fotos).

    Zele pela sua segurança, claro. O vizinho está a zelar pela dele...
  8.  # 8

    Colocado por: mmgregEu duvido que ele esteja a pensar pedir autorização da câmara...


    Então a solução é ainda mais fácil para a Mrs T.
  9.  # 9

    Pode sempre ir à câmara perguntar se o que é pretendido é possível de ser executado. Sempre ganha mais um argumento para a reunião.

    Eu compreendo a sua posição pois quem escolhe um 1º andar por questões de segurança, não quer de um momento para o outro perder tal premissa bem como uma certa desvalorização do andar. Informalmente tente perceber a posição dos vizinhos que estão acima Se os vizinhos acharem de ficam seguros, diga que irá colocar também após as obras uma protecção/gradeamento na sua janela para sua segurança...ficando assim o 2º andar desprotegido.
    Concordam com este comentário: mmgreg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mrs T
  10.  # 10

    Colocado por: Mrs TMeus caros o meu 2º andar ainda estava à venda quando ele comprou o seu primeiro andar . Portanto ele poderia facilmente ter comprado a minha casa e ficar com mais uma andar de segurança em vez de pensar em projectos megalomanos do terraço ... depois se vai haver um tecto entre a minha casa e a construção dele antevejo algum espaço onde se possa acumular chuva 8= humidade, por aí fora).
    E desculpem dizer-vos mas obviamente que tenho que zelar pela minha segurança . A insegurança de ter um 1º bandar com terraço o vizinho comprou-a quando adquiriu o apartamento e, eu não!


    Sinceramente... não entendo!

    Humidade por ter um terraço no andar de baixo?
    Segurança? Olhe que os ladrões se quizerem entrar na sua casa podem utilizar uma escada a partir do terraço... é melhor mudar uns andares mais para cima!

    Qual é mesmo as suas razões, conte lá!

    Disto isto... a Camara nao deve autorizar!
    • size
    • 9 janeiro 2015 editado

     # 11

    Pois, há que ter em consideração vários aspectos...

    O dito terraço é ou não uma parte comum do condominio, embora de uso exclusivo da fração em causa ? Se o é, o terraço não é totalmente propriedade desse condómino.

    Independentemente, de se poder considerar uma inovação, o facto relevante é de saber se será lícito a esse condómino aumentar a área coberta da sua fração, sobre o referido terraço, sem que, consequentemente, se deva alterar o TCPH.

    Pois...a Câmara Municipal não irá licenciar o aumento da área coberta, com o suposto anexo.
  11.  # 12

    A obra desde que cumpra todos os regulamentos é licenciável, resta saber se o vizinho está disposto a licencia-la.
    A questão da segurança é sempre muito relativo, eu se colocar grades nas minhas janelas e uma porta XPTO também estou a deixar mais vulneráveis os apartamentos dos vizinhos.
  12.  # 13

    Eu entendo o que o seu vizinho pretende fazer.
    Eu próprio sou proprietário de um apartamento com terraço, e não foram poucas as vezes que eu me questionei se não deveria fazer uma construção para tirar melhor proveito do espaço.
    Acabo por ter 40m² de estendal, com muito pouco uso no Inverno e algum uso no verão.
    No entanto eu nunca fecharia a totalidade do terraço, pelo menos no meu caso. Fazia um misto de área coberta e descoberta, com zona verde, zona de mesa de refeições e a zona de estendal.

    Eu duvido que a Câmara pudesse aprovar uma construção no terraço. Para mais, essa é uma área comum de usufruto exclusivo. Não é uma área do apartamento. Obrigaria a um acerto de áreas no prédio, aumento na área do apartamento e diminuição de área comum, correspondente acerto de permilagens, e acerto da propriedade horizontal.
    Logo por aí levanta questões. Pode haver consenso entre condominos, mas isso não quer dizer que seja legal. E se entrar na câmara, todas essas questões são vistas.
    A questão de humidades, se a coisa não for feita à bruta, não terá problemas.
    A questão da segurança, é óbvio, que ele ao fechar facilita o acesso ao seu apartamento. Mas podem chegar a um consenso. Por exemplo, ele afastar cerca de 2m da fachada do prédio e só ter o corredor de acesso com ligação à casa. Minimizaria o acesso à sua casa.
    Se quiser juntar o útil ao agradável, pode propor criar um terraço para si. Entra com uma parte dos custos e ganha uma área para si.

    Para acabar, as lajes dos terraços são normalmente calculadas para um peso específico. Ao se construir em cima, essa questão tem de ser ponderada.
  13.  # 14

    Lol Sr Luis Pereira !
    Ao menos ainda dou aos ladrões algum trabalho a carregar a escada!.Com o anexo é uma via aberta! Depois enquanto para os vizinhos de baixo a casa é de férias e portanto modestamente equipada. A mim o rombo seria maior! E mesmo que fosse decorada a low-cost ainda assim seria o meu dinheiro suado!
    E sim a minha primeira questão é mesmo a segurança! E Quanto a humidade e infiltrações eu vivo no segundo andar e ao que parece ,pelo menos pelo que andei a sondar, com os vizinhos e o construtor, sou a unica a ter estes problemas com infiltrações , nem acima , nem abaixo de mim , estranho hein? ( a não ser que me estejam a mentir) Por isso nem mais uma racha ou martelada posso suportar para vir acrescer ao que eu já tenho que resolver com o condominio/construtor( que por sinal é também um dos amigos e que vai chefiar a tal empreitada) Quer mais motivos?
  14.  # 15

    Em vez de ir contra as intenções do seu vizinho, concorde com tudo DESDE que seja feito licenciamento camarário, alteraçao do tcph como referido acima e consequente alteração das quotas de condomínio a pagar por cada mediante a área, etc etc. Não esquecendo de falar como lhe disse antes com os vizinhos de cima. Normalmente são todos a favor das coisas enquanto a porcaria não lhes chega aos pés.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mmgreg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mrs T
  15.  # 16

    Ah antes que haja rasgos de ironia por aí , a humidade verifica-se apenas nas paredes externas , istoé, que fazem parte das fachadas do edifico. ( mas enfim devo ser eu que tenho azar!):)
    • size
    • 9 janeiro 2015

     # 17

    Colocado por: Mrs T
    E desculpem dizer-vos mas obviamente que tenho que zelar pela minha segurança . A insegurança de ter um 1º bandar com terraço o vizinho comprou-a quando adquiriu o apartamento e, eu não!




    Artigo 1422.° - Limitações ao exercício dos direitos

    1- Os condóminos, nas relações entre si, estão sujeitos, de um modo geral, quanto às fracções que exclusivamente lhes pertencem e quanto às partes comuns, às limitações impostas aos proprietários e aos comproprietários de coisas imóveis.



    2- É especialmente vedado aos condóminos:

    a) Prejudicar, quer com obras novas, quer por falta de reparação, a segurança, a linha arquitectónica ou o arranjo estético do edifício;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mrs T
 
0.0206 seg. NEW