Iniciar sessão ou registar-se
    • flares
    • 20 março 2009 editado

     # 1

    Boas tarde,

    A minha dúvida é a seguinte:
    Tenho um orçamento de um empreiteiro para a construção da minha moradia que data de Novembro, na altura disse logo ao empreiteiro que a obra só devia iniciar para Março/Abril. ainda não assinamos contrato nenhum.

    Visto que estou a pensar levantar agora a licença, gostava de saber a opinião de quem sabe de preços de construção se o preço dos materiais desceu ao ponto de eu pedir uma revisão do orçamento?

    Muito obrigado desde já pelos vosso comentários
  1.  # 2

    preços de material a descer? onde? onde? sobem é como uma flecha
  2.  # 3

    kostta,
    Desde o Verão-2008 há uma série de preços que baixaram.
    Ferro (e inox), alumínio, e materiais cujo preço está intimamente ligado ao custo do transporte (granito, etc.) têm vindo a baixar a olhos vistos.
    O custo com a mão de obra, embora pouco, também baixou (taxas de segurança social - 1% para pessoal efectivo(?), -3% para os maiores de 45anos, ...)
  3.  # 4

    por experiência própria sei que não é bem assim em tudo. por exemplo, nos cerâmicos margrés, pediram-me cerca de 35euros/m2 no final de 2008. não encomendei logo e agora o preço de tabela (2009) já é cerca de 39euros/m2, para o mesmo material. Com as torneiras informaram-me que é a mesma coisa.
    Cumps
  4.  # 5

    Tirando alguns casos pontuais, os preços de materiais continuam a subir ou estão as tabelas de 2008 mantêm-se em vigor em 2009. Tenho já diversos casos de tabelas novas para serem actualizadas.

    O que pode descer é o valor do "serviço", porque a percepção da crise está fortíssima o que ajuda a baixar margens. Mas não aconselhava porque o empreiteiro já têm essa obras como firme e irá aumentar o orçamento em 3 ou 4%.
    • eu
    • 21 março 2009

     # 6

    Penso que pelo menos o Ferro baixou significativamente. Quanto aos outros materiais, mesmo que as tabelas tenham subido, o preço real pode descer, em virtude da muita oferta e pouca procura.
 
0.0107 seg. NEW