Iniciar sessão ou registar-se
    • hugnet
    • 20 março 2009 editado

     # 1

    O meu caso é o seguinte:

    Há cerca de 7 anos atrás comprei um apartamento T2 por 120m€ com recurso a crédito hipotecário.
    Por motivos de aumento da família, actualmente estou a equacionar vender este T2 e comprar uma moradia tipo vivenda, também com recurso a crédito hipotecário.

    Após negociação com o construtor de uma moradia nova que me interessa bastante e tendo em conta as possíveis dificuldades na venda do meu actual T2 (a curto prazo), cheguei a um possível acordo com o mesmo.

    O construtor pretende vender-me a moradia por 320m€ e aceita realizar uma permuta na qual fica com o meu T2 (120m€) mediante o meu pagamento adicional de 200m€.

    Visto que actualmente o meu T2 tem ainda 105m€ em divida do crédito hipotecário (praticamente tive 7 anos a pagar juros), solicito que me informem se é legitimo que o banco possibilite as seguintes operações (embora provavelmente não lhes convenha):
    1º - Manter as condições deste meu actual empréstimo, através da simples transferência da hipoteca do T2 para a nova moradia.
    2º Contratar um reforço de crédito de 200m€ com hipoteca também na nova moradia.

    Desta forma não seria prejudicado pelas comissões e outros encargos por antecipação da liquidação total do empréstimo do T2 (105m€), visto que continuaria a pagar as actuais prestações desse crédito (embora a hipoteca tenha mudado para a moradia), mais as novas prestações do crédito de 200m€.


    Após contacto com o banco foi-me explicado que não aceitariam mudar a hipoteca correspondente ao T2 (divida em falta de 105m€) para a moradia, pelo que serei sempre obrigado a liquidar o valor do T2 (por venda) e a recorrer a novo empréstimo no valor de 320m€.

    Agradecia a ajuda possível no esclarecimento desta situação.

    Muito obrigado
 
0.0065 seg. NEW