Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Sou proprietário de um imóvel com isenção de IMI durante 8 anos.
    Ainda tenho 2 anos de isenção mas gostaria agora de trocar de casa e arrendar o imóvel.

    A minha pergunta é relativa ao IMI... o que acontece ao mudar a morada fiscal?
    Perco direito aos 2 anos restantes de isenção no imóvel anterior? Terei que pagar o IMI dos 6 anos anteriores?

    Agradeço o vosso esclarecimento.
    Cumprimentos,
    Ricardo Ferreira
  2.  # 2

    Colocado por: jfkptA minha pergunta é relativa ao IMI... o que acontece ao mudar a morada fiscal?
    Perde o benefício fiscal ( isençao de IMI).

    Colocado por: jfkptPerco direito aos 2 anos restantes de isenção no imóvel anterior?
    Sim!

    Colocado por: jfkptTerei que pagar o IMI dos 6 anos anteriores?
    Não!

    Cada sujeito passivo ou agregado familiar apenas pode beneficiar desta isenção por duas vezes em situações temporais diferentes. Ou seja, a partir da 2ª mudança de casa de uma família, inclusive, esta isenção já não será concedida.
    O período de isenção a conceder depende do valor patrimonial do prédio, conforme a tabela do n.º 5 do art. 46.º do EBF (ver abaixo).

    Valor patrimonial (em euros)
    Até 157 500 6 anos
    Mais de 157 500 até 236 250 3 anos
  3.  # 3

    Colocado por: A. MadeiraValor patrimonial (em euros)
    Até 157 500 6 anos
    Mais de 157 500 até 236 250 3 anos

    Já foi assim, mas agora já não é. A isenção de imi é de 3 anos para casas com vpt inferior a 125000€.
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaJá foi assim, mas agora já não é. A isenção de imi é de 3 anos para casas com vpt inferior a 125000€.
    Tem toda a razão e, já em tempos me corrigiu. Obrigado!
  5.  # 5

    Colocado por: PicaretaA isenção de imi é de 3 anos para casas com vpt inferior a 125000€.

    E de valor superior, tem isenção?
  6.  # 6

    Colocado por: bel99
    E de valor superior, tem isenção?


    Se nas finanças for avaliada em 125001€ a isenção já era....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bel99
 
0.0109 seg. NEW