Iniciar sessão ou registar-se
    • J
    • 14 janeiro 2015

# 21

Boa noite !

Mais uma vez obrigado pelos vossos comentários!

Hoje voltei a ir a uma casa da especialidade. Voltaram a dizer-me que tinha de instalar um depósito de inercia e também, um aparelho que agora não recordo o nome, que permite em caso de falta de energia, manter a funcionar as bombas de circulação, para a caldeira não embalar. Acho que é assim que se diz.
    Nesta loja também me disseram que tinha de manter a caldeira sempre a trabalhar, porque se não, não iria tirar grande partido da caldeira, sendo preferível instalar uma caldeira normal, sem ser de chama invertida.

Bem neste momento, já não sei o que pensar. É que não me estou só longo do tempo a ter que ir a casa de propósito para abastecer a caldeira.

Começo a achar que mais vale desistir da lenha. Se continuo a acrescentar componentes à instalação, daqui a pouco 10000€ não chegam.....

Sr. Jacindo, o seu piso radiante é feito com pex, ou cobre?
    Tinha a ideia que o piso radiante trabalhava com temperaturas na ordem dos 45/50 graus. A caldeira mesmo no mínimo, sem depósito de inercia não injecta no circuito uma temperatura mais elevada, mesmo misturando água do retorno. Ou seja, não chega ao ponto em que o retorno fica a uma temperatura tão alta que não entra água da caldeira? E depois para onde vai a água que a caldeira está a aquecer?
  1.  # 22

Colocado por: JSr. Jacindo, o seu piso radiante é feito com pex, ou cobre?

Em princípio é pex.
    Se não estou em erro, a temperatura do piso radiante vai depender de muitas variáveis da instalação, entre as quais, o passo da tubagem no piso. Quanto menor o passo, mais baixa poderá ser a temperatura de impulsão do piso radiante.

Colocado por: JVoltaram a dizer-me que tinha de instalar um depósito de inercia

Costuma-se utilizar pelo que tenho lido.
    Mas como viu no caso do Sr. Jancido não é obrigatória a sua utilização.

Colocado por: JE depois para onde vai a água que a caldeira está a aquecer?

Boa pergunta. Mas pela lógica nessa altura a caldeira desligava-se sozinha. Mas aguardemos a resposta do Sr. Jancindo
  2.  # 23

Um depósito de inércia compensa se a caldeira estiver quase sempre ligada, no meu caso tenho 2 bombas uma para cada circuito separadas por um separador hidráulico, quando o piso radiante ( em pex claro) atinge a temperatura a caldeira também atinge a temperatura e pára, a minha caldeira tem variação de velocidade do ventilador, o que significa que ela ajusta- se a potência necessária da instalação de aquecimento. As caldeiras de chama invertida normalmente vêm equipadas com serpentinas de segurança que em caso de subir a temperatura da caldeira acima de 95°C abre uma válvula termostatica que injeta água fria e dissipa a energia baixando assim a temperatura, este sistema substitui os kits anti embalamento que normalmente são caríssimos.
    Normalmente fala-se nos depósitos de inércia porque sistemas de aquecimento com este elemento são mais simples de instalar, sendo tipo chapa 5. O que não quer dizer que não haja outros sistemas iguais ou melhores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
    • J
    • 15 janeiro 2015

# 24

Boa noite!

Jacindo, pelo que percebi, a forma como fez no seu caso, tb podia funcionar no meu. A diferença é que eu tenho radiadores. Mas como ainda não os apliquei, ainda posso ver a possibilidade de aplicar mais elementos do que o necessário. Isso, penso eu, irá permitir uma maior dissipassão do calor e talvez, trabalhar com uma temperatura nos radiadores talvez dos 50 aos 60, 65 graus.

Em termos de custos, o sistema que montou fica mais económico, do que a aplicação de um depósito de inercia?

Também tem a tal fonte de energia alternativa, no caso de faltar a luz?

Quem lhe instalou? Acha que fará instalações em Viseu?

É que para mim, um sistema como o seu era o ideal, uma vez que não estou mesmo a ver, que eu consiga manter um sistema 24 horas ligado, ainda por cima um que está sempre a precisar de ser abastecido periodicamente.
  3.  # 25

Muita boa exposição.

Houveram algumas coisas que não entendi:

Colocado por: Jancidotenho 2 bombas uma para cada circuito separadas por um separador hidráulico

O que é um separador hidráulico?

Colocado por: Jancidokits anti embalamento

Já atrás o Sr. J falou nesta questão de embalar. Que "fenómeno" é este?
    • J
    • 15 janeiro 2015

# 26

Bom dia!

Embalar - é a caldeira continuar a trabalhar sozinha, quando tudo o resto está parado, ou seja a caldeira continua a aquecer sem que haja dissipação de calor, podendo atingir temperaturas elevadas. Dai existirem mecanismos para evitar que aconteça.

Não sei se é só isto, nem se esta será a melhor explicação, mas acho que está relacionado com este aspecto.
  4.  # 27

Colocado por: JoseBlinoO que é um separador hidráulico?
    Google!! mas basicamente permite a separação de 2 circuitos cada um com a sua bomba, e onde a água é a mesma, ou seja, tem o circuito produtor de energia com a bomba própria e tem o circuito dos radiadores também com a sua bomba, estão separados pelo separador hidráulico que tem a função de juntar estes dois circuitos sem haver interferência no funcionamento das bombas. O fenómeno de embalar é o que o J disse, é um kit que evita que a caldeira "embale" mesmo depois da admissão de ar fechada.
  5.  # 28

Pelo que vi no tio Google, separador hidráulico será uma coisa tipo isto?
      621322996.jpg
    • J
    • 15 janeiro 2015

# 29

Curiosamente, ao pesquisar no ebay por caldeiras, apareceu-me vários modelos destes separadores hidráulicos. Ainda me cheguei a questionar para que serviam, uma vez que o preço anda à volta dos 1000€.

Não sei se é assim, mas em termos de preço quase que mais vale o depósito de inercia. No entanto estes separadores têm a vantagem de permitir ligar a caldeira só ao final do dia, em vez de a ter sempre ligada.

Sr. Jacindo, se não for pedir muito, pode dar nos uma ideia de quanto gastou na parte da caldeira e do circuito, sem o piso hidráulico.

Se não quiser tornar público, pode enviar pm.

Obrigado.
  6.  # 30

Ha separadores hidráulicos de 1" a custar a volta de 100€ , na caldeira foi perto de 2500 + 1000€ na instalação com bomba da caldeira de alta eficiência e a do circuito com variaçao de velocidade. Isto sem mão de obra porque quem me fez a instalação foi um amigo com a minha ajuda..
    • J
    • 15 janeiro 2015

# 31

Boa tarde!

Isso é um orçamento perfeitamente dentro do que eu espero gastar!

O seu amigo não quer vir ganhar dinheiro a Viseu?

Mandou vir a caldeira do estrangeiro, ou comprou cá?

Estou tentado a mandar vir da Polónia, mas tenho algum receio. Por exemplo de não arranjar quem me monte a caldeira por desconhecer o modelo, etc...
  7.  # 32

Colocado por: JBoa tarde!

Isso é um orçamento perfeitamente dentro do que eu espero gastar!

O seu amigo não quer vir ganhar dinheiro a Viseu?

Mandou vir a caldeira do estrangeiro, ou comprou cá?

Estou tentado a mandar vir da Polónia, mas tenho algum receio. Por exemplo de não arranjar quem me monte a caldeira por desconhecer o modelo, etc...
    Não me parece que lhe compense, ele só faz instalações ao fim de semana, durante a semana trabalha por conta de outrem...
    A minha caldeira comprei cá. Na altura custou-me á volta desse valor, agora não sei quanto custa.
    A que comprei é da Eslováquia mas foi por intermédio do revendedor cá. Depois tem que ver os manuais pelo menos em Inglês, e compre uma caldeira com variação de velocidade do ventilador.
    • J
    • 16 janeiro 2015

# 33

Boa noite!

Podiam dar-me a vossa opinião sobre esta máquina.

https://kotly.com.pl/produkt-wood-gasifying-boiler-atmos-dc---25s---with-an-extraction-ventilator-170.html?l=en

Valerá a pena, ou é melhor investir em algo melhor.
  8.  # 34

Essa caldeira já foi aqui falada é uma Atmos com ventilador de extracção, é uma boa compra, mas cdeverá haver quem a venda aqui em PT por um preço se calhar mais em conta, digo eu.
  9.  # 35

Colocado por: Jancidomas cdeverá haver quem a venda aqui em PT por um preço se calhar mais em conta, digo eu.

tenho muitas dúvidas... o preço da máquina que o J referiu já traz isto e isto

J se optar por a marca Atmos veja antes estas:

Colocado por: ArcadeAtmos DC 18
    Atmos GSE DC 25
    Atmos GSE DC 22
    Atmos GSE DC 25
    Atmos GSE DC 30
    Atmos GSE DC 40
    Atmos GSE DC 50
    Atmos GSE GSX 5
    • J
    • 16 janeiro 2015

# 36

Bom dia!

Arcade, podia dizer-me as principais diferenças do modelo que sugere. Ou é mesmo apenas em termos de qualidade?
    Já fiz uma pesquisa, mas só me aparecem sites alemães, ou com idiomas que não domino minimamente. E o tradutor do chrome no meu iPad não anda, demora uma eternidade a traduzir, porque as páginas dos sites são muito complexas.

A opção pela marca atmos, não é fundamentada, ou seja, como este site é o que costumo ver, indiquei esta por achar que se enquadra no que procuro, mas se me puderem indicar outros sites em Inglês, espanhol, ou francês, eu agradecia. Mas sites com venda e onde tenham o preço, porque os sites das marcas não têm os preços.

Neste site https://kotly.com.pl/kategoria-wood-gasifying--boilers-128.html?l=en dividem as caldeiras em duas Categorias:
    1- https://kotly.com.pl/kategoria-with-a-pressure-ventilator-160.html

2- https://kotly.com.pl/kategoria-with-an-extraction-ventilator-161.html

Qual destes dois tipos aconselham? Ou aconselham outro tipo?
    • J
    • 16 janeiro 2015

# 37

Colocado por: J

Arcade, podia dizer-me as principais diferenças do modelo que sugere. Ou é mesmo apenas em termos de qualidade?
    Já fiz uma pesquisa, mas só me aparecem sites alemães, ou com idiomas que não domino minimamente. E o tradutor do chrome no meu iPad não anda, demora uma eternidade a traduzir, porque as páginas dos sites são muito complexas.

UPS! Só agora vi que no site que indiquei tem os dois modelos, com as respectivas descrições.

Então perguntando de outra forma, claro que acha que justifica a diferença no investimento, mas porquê? Sao 1000€ a mais....
    • J
    • 16 janeiro 2015

# 38

Segundo o comparativo do site, parecem iguais em quase tudo, menos no preço

https://kotly.com.pl/produkty-porownanie.html?p=170%7C176&l=en
  10.  # 39

pode ver aqui as diferenças.
    • J
    • 17 janeiro 2015

# 40

Colocado por: JBom dia!

A opção pela marca atmos, não é fundamentada, ou seja, como este site é o que costumo ver, indiquei esta por achar que se enquadra no que procuro, mas se me puderem indicar outros sites em Inglês, espanhol, ou francês, eu agradecia. Mas sites com venda e onde tenham o preço, porque os sites das marcas não têm os preços.

Neste sitehttps://kotly.com.pl/kategoria-wood-gasifying--boilers-128.html?l=endividem as caldeiras em duas Categorias:
    1-https://kotly.com.pl/kategoria-with-a-pressure-ventilator-160.html

2-https://kotly.com.pl/kategoria-with-an-extraction-ventilator-161.html

Qual destes dois tipos aconselham? Ou aconselham outro tipo?

Qual destes dois tipos conselham:

-with-an-pressure-ventilator

-with-an-extraction-ventilator

0.0261 seg. NEW