Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: jorgealves
    esta deveria ser a temperatura a que deveria ligar o circulador e não a temperatura de corte.

As bombas circuladoras estão programadas a ligar aos 57ºC e a desligar aos 63ºC, isto porque o meu instalador disse que não valia a pena ter temperatura mais elevada, devido ao facto de os radiadores só conseguirem dissipar temperaturas da água até 72ºC, e como o controlador proporciona uma temperatura da água na caldeira estável sem grandes oscilações programou-se para os 63ºC por ser um temperatura ideal, embora dê para programar até aos 80ºC

Aquilo que de vez a quando se nota é excesso de condensação no T da chaminé, não sei se será por causa dos 63ºC da água na caldeira ou se será por causa da lenha de oliveira ainda nao estar bem seca, pois só ainda tem 1 ano de secagem.
  2.  # 102

Colocado por: jorgealvesok, agora fui eu que apressadamente não li tudo, sendo esta a temperatura de corte do ventilador também não é assim a mais favorável,

todos os equipamentos de bio-massa têm mais rendimento e eficiencia com temperaturasestaveisa rondar os 80ºC, daqui a razão porque mutos fabricantes aconselham válvula ou circulador com válvula anti-condensação e deposito de inercia.

Sr. Jorge caso se aumemte a temperatura da água da caldeira para os 80º C será que não aumemtamos em demasia o consumo de lenha?
    Bem se calhar o consumo deve ser identico devido ao facto de ter o termóstato ambiente faz com que a temperatura interior não seja ser muito elevada, e assi
  3.  # 103

Colocado por: C. Lobocaso se aumemte a temperatura da água da caldeira para os 80º C será que não aumemtamos em demasia o consumo de lenha?

exactamente o oposto, com o aumento da temperatura da combustão vai diminuir o consumo de combustível e aumentar a produção térmica com uma queima mais limpa e completa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  4.  # 104

Colocado por: jorgealves
    exactamente o oposto, com o aumento da temperatura da combustão vai diminuir o consumo de combustível e aumentar a produção térmica com uma queima mais limpa e completa.

Vou experimentar e analisar depois digo como correu.
  5.  # 105

O Outono está a chegar, à que começar a preparar a caldeira para quando for preciso por a trabalhar nada falhar!
    Verifiquei no passado inverno um excesso de pressão no circuito de aquecimento da caldeira de lenha como se pode ver na foto, a pressão do manómetro está quase no limite d válvula de pressão abrir (3bar)
    A que se deve isto? o fabricante recomenda o funcionamento da caldeira a lenha a 1,5bar.
      Screenshot_2015-09-04-20-52-59.png
  6.  # 106

Pode ter que regular a pressao do vaso d expançao ou ate pd estar furado! Assim á primeira vista pd ser isso
  7.  # 107

A pressão a frio é inferior a 1 bar, regulada na válvula de enchimento automático
      Screenshot_2015-09-04-20-56-04.png
  8.  # 108

Temperatura à pressão de 2,9 bar
      Screenshot_2015-09-04-20-54-27.png
  9.  # 109

Colocado por: Sergio RodriguesPode ter que regular a pressao do vaso d expançao ou ate pd estar furado! Assim á primeira vista pd ser isso

Bem, furado não está, a pressão no balão é de 2,5 bar.
  10.  # 110

É problema no vaso!
  11.  # 111

Colocado por: C. Lobo
    Bem, furado não está, a pressão no balão é de 2,5 bar.
    e sai agua ou ar?
  12.  # 112

Tb pd ser k o vaso seja pequeno!
  13.  # 113

Esta é a chapa técnica da maquina, pressão de funcionamento 1, 5bar .
    Se tivesse uma válvula de segurança de 1, 5 bar instalada assim que ganha-se pressão lá estava ela a abrir e a meter água fora.
      Screenshot_2015-09-04-20-55-31.png
  14.  # 114

Ja lhe disse o problema ai é o vaso!
  15.  # 115

Colocado por: Sergio RodriguesTb pd ser k o vaso seja pequeno!

Só sai ar Sérgio se não esgava furada...
    O tamanho do vaso é de 25 litros
  16.  # 116

A instalação tem 80 radiadores.
    Outra questão que me tem andado aqui a fazer comichão, foi ouvir que o funcionamento correcto de um válvula de enchimento automático assim que atinge a pressão regulada da válvula, a torneira de segurança deve ser fechada, será??? A minha está sempre aberta.
      Screenshot_2015-09-04-21-18-33.png
  17.  # 117

Colocado por: Sergio RodriguesJa lhe disse o problema ai é o vaso!

Então qual é a solução que me recomenda fazer?
    Trocar o vaso de expansão por um maior ou diminuir/aumentar a pressão no vaso.
  18.  # 118

Colocado por: C. Lobo
    Então qual é a solução que me recomenda fazer?
    Trocar o vaso de expansão por um maior ou diminuir/aumentar a pressão no vaso.
    1º regular a pressão do vaso, para isso tem que esvaziar a agua do circuito de aquecimento em primeiro lugar pois a pressão so pode ser metida correctamente sem que exista pressão na tubagem, depois com a tubagem vazia e aberta atençao que tem tambem que estar aberta pois ao repor a pressão no vaso vai expulsar a restante agua!! nessa altura regula a pressão consoante a instalação que tem e volta a repor a agua no circuito, no fim disso é voltar a funcionar com a caldeira a ver se o problema fica resolvido!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  19.  # 119

Colocado por: C. LoboOutra questão que me tem andado aqui a fazer comichão, foi ouvir que o funcionamento correcto de um válvula de enchimento automático assim que atinge a pressão regulada da válvula, a torneira de segurança deve ser fechada, será??? A minha está sempre aberta.
    se a valvula não estiver avariada pode manter isso sempre aberto sem problema!
  20.  # 120

Colocado por: Sergio Rodrigues1º regular a pressão do vaso, para isso tem que esvaziar a agua do circuito de aquecimento em primeiro lugar pois a pressão so pode ser metida correctamente sem que exista pressão na tubagem, depois com a tubagem vazia e aberta atençao que tem tambem que estar aberta pois ao repor a pressão no vaso vai expulsar a restante agua!! nessa altura regula a pressão consoante a instalação que tem e volta a repor a agua no circuito, no fim disso é voltar a funcionar com a caldeira a ver se o problema fica resolvido!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:C. Lobo

Desde já obrigado pela ajuda :-) entendi todos os procedimentos a
    executar, só não sei qual é a pressão correta do vaso para a minha instalação.

0.0322 seg. NEW