Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

2/3 da pressão de serviço a frio!!
  2.  # 122

Colocado por: Sergio Rodrigues2/3 da pressão de serviço a frio!!

A pressão de serviço que consta na chapa da máquina é a frio ou a quente? se for a frio (1,5bar) a válvula de enchimento automático deve ser regulada para 1,5bar, (1,5bar é o valor correcto para a pressão de funcionamento a frio?)
    Se a pressão correcta em frio for 1,5bar o vaso deve ser regulado para os tais 2/3 ou seja 0,5bar é isso?
    O dimensionamento do vaso de expansão requer algum cálculo perante a instalação?
  3.  # 123

Colocado por: C. Lobo(1,5bar é o valor correcto para a pressão de funcionamento a frio?)
    depende de caso para caso mas normalmente é assim!!

Colocado por: C. LoboSe a pressão correcta em frio for 1,5bar o vaso deve ser regulado para os tais 2/3 ou seja 0,5bar é isso?
    não, se a pressão de serviço for de 1.5bar entao o vaso tem que ser regulado a 1bar, 2 terços da pressão de serviço

Colocado por: C. LoboO dimensionamento do vaso de expansão requer algum cálculo perante a instalação?
    normalmente o dimensionamento é atraves do volume de agua da instalação e pressão de serviço!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  4.  # 124

Ò Sérgio parece que tenho um gafe na instalação do vaso de expansão mas corrige se assim for.
    A foto abaixo indica o retorno
    O tubo de inox que está ligado antes da bomba circuladora liga no vaso de expansão, não deveria o tubo de inox estar depois da bomba?
      20150907_115026.jpg
  5.  # 125

O tubo está correcto,
    A pressão de serviço da instalação depende da diferença de cotas da mesma nunca inferior a 1bar quando não exista mais de 1 único piso.
  6.  # 126

Colocado por: C. LoboÒ Sérgio parece que tenho um gafe na instalação do vaso de expansão mas corrige se assim for.
    A foto abaixo indica o retorno
    O tubo de inox que está ligado antes da bomba circuladora liga no vaso de expansão, não deveria o tubo de inox estar depois da bomba?
      20150907_115026.jpg
    ta respondido!
  7.  # 127

Obrigado Jorge Alves, pensei que o tubo do vaso de expansão tivesse de ficar depois da bomba circuladora e antes da caldeira.
    Liguei a bomba circuladora a frio e reparei que o manómetro baixou a pressão, de 1bar passou a 0, 65bar, conforme se vê na foto.
    Hoje fiz o que o Sérgio me disse, regulei o vaso de expansão para 1bar como ele me disse mas ainda não meti fogo na câmara de combustão.
      20150907_111123.jpg
  8.  # 128

E antes d regular tirou a pressao toda do circuito d aquecimento?
  9.  # 129

Como é k regulou? Seguiu-se por esse manometro da foto?
  10.  # 130

Ainda não meti a caldeira a trabalhar, mas fiz como o Sérgio disse, sem água no circuito, e torneira de escoamento aberta regulei a pressão do vaso de expansão para 1 bar
      20150918_212339.jpg
  11.  # 131

Regulação da pressão do vaso de expansão de 2, 5bar para 1bar
      20150918_212543.jpg
  12.  # 132

Regulação da válvula de enchimento automático para 1, 5bar
      20150918_213537.jpg
  13.  # 133

Após alguns minutos depois de abrir a torneira de enchimento da caldeira, a pressão situou-se nos 1, 3 bar sensivelmente
      20150918_213640.jpg
  14.  # 134

ou seja ficou bom?
    •  
      omega
    • 19 setembro 2015 editado

# 135

Ando na luta da escolha das caldeiras
    pretendo caldeira policombustível
    para mim, a lenha está fora de questão, não tenho vida para isso, o armazenamento é demasiado grande, apanhar lenha nessas quantidades está fora de questão, compra-la ainda menos.
    as autonomias não me satisfazem minimamente.

Podia optar por pellets, mas não quero ficar refém de um combustível só, o que pretendo maioritariamente queimar é casca de amêndoa e caroço de azeitona

Já me fartei de ver caldeiras na net, e não tomei decisão.
    Preciso, de máximo 25Kw, quero que tenha acendimento automatico
    as que conheço:
    Domusa Bioclass NG
    Ecoforest Cantina Nova
    Zantia Tokio Plus

Depois vi outras como as pereko, mas acho que não tem acendimento automatico.
    Também gostei da Solius Thermo Pellets Auto, mas acho que é só a pellets.

Não percebo porque é que as caldeiras a pellets, não queimam todas caroço de azeitona, o calibre do combustivel não é assim tão diferente, ou mesmo a casca de amêndoa bem triturada.

Estou inclinado para a caldeira da zantia, o que acham??
  15.  # 136

acho que ainda tem a solzaima, queima o que voce quer...
  16.  # 137

Colocado por: ins.Brunoacho que ainda tem a solzaima, queima o que voce quer...

Qual o modelo?
  17.  # 138

Esta aqui é poli combustível, andei louco para a comprar, mas os € falaram mais alto, e agenda não se concretizou
      MAGNUM2.jpg
    •  
      omega
    • 19 setembro 2015

# 139

Quanto custa a de 25?
    onde se compra?
    tem acendimendo automatico?

a da ecoforest tem os componentes em inox, parece-me bem, ela é fiavel?
  18.  # 140

0.0335 seg. NEW