Ou refere-se a algo tipo: caldeira de chama invertida versus recuperador de calor a água?
Colocado por: JCaldeira a chama invertida, nem pense duas vezes, isto se tiver disponibilidade de €€€
Exatamente isso. Ou uma coisa ou a outra.
Colocado por: JancidoEu tenho os dois e em 2 anos de uso só liguei o recuperador 3 vezes, sendo 2 delas nos Natais.
Colocado por: JancidoCaldeira a chama invertida, nem pense duas vezes, isto se tiver disponibilidade de €€€
Colocado por: leiriaA caldeira que tenho é uma Solius Ecomax 25Kw, na altura paguei á volta de 2600€ já com IVA, leva cerca de 30 Kg de lenha, o rendimento de catálogo anda entre os 86% e 91%, em minha casa uma carga dura cerca de 10 a 12h, mas em regime máximo de catálogo anda por volta de 4,5h.
Boa tarde Jacido.
Qual a marca da sua caldeira de chama invertida? Qual o valor do investimento? quantos kgs. de lenha leva? qual o rendimento? para quantas horas dá cada vez que enche a caldeira?
Desculpa tanta pergunta.
Obrigado
Colocado por: JMais uma pergunta,Não conheço caldeiras a lenha que acendam sozinhas, já vi na net, mas á venda em Portugal que eu saiba... o que eu uso para acender a minha é um bocado de estilha ou lenha miúda e um soprador de ar quente, são 2 minutos e tenho a caldeira pronta a funcionar.
Acende sozinha, ou é preciso acender manualmente, tipo com acendalhas..... É que disseram-me numa loja da especialidade que era preciso acender com acendalhas ou algo do género.
Colocado por: JoseBlinoPor uma questão de comodidade e de rendimento, eu compreendo que haja quem goste de estar a ver a chama no recuperador e pôr lenha, mas quando vai dormir quem põe a lenha, depois tem a parte da limpeza e normalmente as caldeiras não estão na sala mas numa casa das máquinas, alem de que não sobreaquece a zona onde está o recuperador em detrimento das outras zonas, pois a potência do recuperador uma grande parte vai para a zona onde está instalado, sempre que liguei o recuperador tive que abrir janelas de modo a arrefecer a divisão pois sobreaqueceu...
Porque é que recomenda, sem hesitar, a caldeira de chama invertida?
Colocado por: JancidoPor uma questão de comodidade e de rendimento, eu compreendo que haja quem goste de estar a ver a chama no recuperador e pôr lenha, mas quando vai dormir quem põe a lenha, depois tem a parte da limpeza e normalmente as caldeiras não estão na sala mas numa casa das máquinas, alem de que não sobreaquece a zona onde está o recuperador em detrimento das outras zonas, pois a potência do recuperador uma grande parte vai para a zona onde está instalado, sempre que liguei o recuperador tive que abrir janelas de modo a arrefecer a divisão pois sobreaqueceu...
É a minha opinião.
Colocado por: JÉ que a mim disseram-me numa loja, que com depósito de inercia, a caldeira teria de estar 24/24 horas a trabalhar, porque ao acender todos os dias, demora ainda um bocado a aquecer o depósito e depois o sistema de radiadores.
Colocado por: JObrigado Jacindo pela partilha da sua experiência.Eu na minha instalação não tenho depósito de inércia, e digo que não me faz falta nenhuma, pois já disse e torno a dizer, prefiro ter lenha por queimar na caldeira do que queimar a lenha toda e depois aproveitar a água quente do depósito durante algum tempo, isto devido aos rendimentos e perdas associados. No meu caso tenho piso radiante e uma válvula misturado eléctrica que mantém a água do piso sempre á mesma temperatura independentemente de ter 70 ou 90ºC na caldeira. No seu caso especifico também poderá colocar uma válvula misturadora que mistura a água que vem da caldeira com a que retorna dos radiadores, de modo a ter sempre uma temperatura constante. No meu caso para acender a caldeira e aquecer 200lts de AQS a 55ºC demora aproximadamente 45 a 60 minutos, se colocar um depósito de inércia vai demorar muito mais...
Nunca trabalhei com nenhuma, nem conheço ninguem que tenha uma, por isso obter informações de pessoas que já têm e conhecem o funcionamento é para mim o mais importante.
As questões que coloca a favor da caldeira em detrimento do Recuperador, também concordo com elas, mas no meu caso, como tenho a instalação feita com pex, tenho que instalar um depósito de inercia. No seu caso tem depósito de inércia?
Qunado acende a caldeira, presumo que ao final do dia, quanto tempo leva a aquecer os radiadores? É que a mim disseram-me numa loja, que com depósito de inercia, a caldeira teria de estar 24/24 horas a trabalhar, porque ao acender todos os dias, demora ainda um bocado a aquecer o depósito e depois o sistema de radiadores.