Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    existe uma obra de construção de uma moradia em que o existem trabalhos de subempreitada, houve nomeação do coordenador de segurança por parte do dono de obra, o autor do projeto não fez qualquer tipo de acompanhamento da obra, e quando questionado com o preenchimento do livro de obra ao qual respondeu que não vi-a qualquer inconivente em ser preenchido.

    Mas não mostrando vontade (obrigação no meu ponto de vista) de preenche-lo e sim o DTO (pertencente ao quadro da empresa do empreiteiro).

    Por sua vez o empreiteiro, para andar à "vontade" na obra também não fez questão que o DTO (pertencente ao quadro da empresa) fosse à obra.

    Sendo a questão a seguinte, o DTO pode escrever no livro de obra de modo a responsabilizar o empreiteiro por ter assumido e assegurado a execução da obra?
    Uma vez que foi a pessoa que acompanhou a evolução da obra. Não esquecendo o DO.

    Agradeço antecipadamente os vossos esclarecimentos.
  2.  # 2

    O autor do projeto não tem que acompanhar a obra, tem que prestar esclarecimentos se solicitado.
    O DTO tem obrigação de a acompanhar ou então escrever no livro o motivo porque não o fez.
    O DF se existe tem a obrigação de acompanhar a obra e registar no livro de obra a ausência de registos por parte do DTO
    O CS tem a obrigação de acompanhar a obra e registar no livro de obra a ausência de registos por parte do DTO e do DF
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Ou seja o empreiteiro escapa sempre as suas responsabilidades?? Quando ele próprio oculta informação sobre o decorrer dos trabalhos, por exemplo dizer que os trabalhos estão parados quando eles prosseguem na mesma.
  4.  # 4

    O responsável pela obra é o DTO, este é que tem que provar o motivo porque não a acompanhou, sendo do quadro da empresa a coisa torna-se mais difícil.
    O DF e o CS podem tb ser responsabilizados mas a coisa não é tão fácil.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • 1255
    • 13 janeiro 2015

     # 5

    Que grande confusão.
    Tanta gente e ninguém acompanha a obra?
    Isto parece o que acontecia na maior parte das obras há 10 ou 15 anos atrás.
    Porque é que o DTO não acompanhou a obra? Tem obrigações a cumprir assim que assina um termo de responsabilidade.
    E o DF não diz nada?
    É porque está tudo a correr bem.
  5.  # 6

    Ora.. não é assim tão invulgar.. Tenho uma obra (na qualidade de projectista) nesta situação...
    EU fui à obra algumas vezes prestar esclarecimentos no âmbito de assistência técnica e nalguns momentos, até mais além... O DTO!!!? pois é nunca lá pôs os pés... (várias vezes que inquiri a EE e o DO acerca disso)
    Não houve DFO, e/ou CSO ( não contrataram).

    Agora querem que alguém preencha o Livro de obra, efectue o Termos de encerramento, etc, Telas finais... e depois a FTH.

    Depois ainda ficam surpreendidos porque eu estou "chateado" com situação...
    Concordam com este comentário: marco1, zedasilva
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    Depois ainda ficam surpreendidos porque eu estou "chateado" com situação...


    Não precisam, pedem vistoria e assumem as consequências.
    Há uns anos atrás não havia técnicos nas obras, mas no final tb ninguém lhes exigia que fossem responsáveis pelas cag… dos outros.
    Hoje continua-se a não os querer lá porque são uns chatos que estão sempre a implicar, mas no final “Aqui del Rei” que são uns gatunos comedores que nem a porcaria de um papel que demora 5 minutos a fazer são capazes de desenrascar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, j cardoso
  7.  # 8

    Colocado por: zedasilvamas no final “Aqui del Rei” que são uns gatunos comedores que nem a porcaria de um papel que demora 5 minutos a fazer são capazes de desenrascar.


    Lololl...
  8.  # 9

    Hoje continua-se a não os querer lá porque são uns chatos que estão sempre a implicar

    Não se admire, se até aqui no FDC houve quem fizesse um escarcéu só porque apontaram algmas falhas nos trabalhos que mostraram ...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva, Picareta
  9.  # 10

    Colocado por: j cardoso
    Não se admire, se até aqui no FDC houve quem fizesse um escarcéu só porque apontaram algmas falhas nos trabalhos que mostraram ...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,zedasilva,Picareta

    A questão é que é o próprio do empreiteiro que não "faz questão" DTO và à obra. Sendo ele próprio a supervisionar os trabalhos executados.
  10.  # 11

    Colocado por: PatifariasA questão é que é o próprio do empreiteiro que não "faz questão" DTO và à obra. Sendo ele próprio a supervisionar os trabalhos executados.

    Não é você que paga a esse empreiteiro?
    • r.v
    • 14 janeiro 2015

     # 12

    pois. assim é mais facil ocultar alguns promenores sendo o empreiteiro. mas até pode nao ser
 
0.0180 seg. NEW