Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Remodelação de apartamento - 2 divisões transformadas apenas em uma.

    Iluminação: LED

    Estive à procura dos ângulos certos de abertura.

    Sendo que na imagem, apesar de ser um 3D simulado, não foge muito à realidade do espaço em questão.

    No tecto à entrada usar lâmpada LED com um máximo de 45º de ângulo de abertura.

    Na parede do fundo usar o mesmo ângulo, com potência mais fraca devido ao facto dessa parede ser a parede para projectar imagens do Projector que ficará ao centro do vão, colocado no tecto.

    Fica o Croqui arcaico:

    ____________
    I º º I º I
    I
    I º º º I SALA A
    I I
    I º º º I
    -- ----
    I º º I
    I I
    I º º O I SALA B
    I I
    I º º I
    ---------------------

    Conforme croqui e imagem pode ver-se a dimensão da sala (17 m2)

    SALA A

    Entrada - LED 45º - apenas como Luz de presença (Potência...?)
    LEDS fundo - Angulo de 50º - Potência....?
    Restantes: Iluminação LED com ângulo de 60 ou 120º? Potência? Côr?

    Sala B

    LEds de fundo Angulo de 50º - Potência....? ( Estas paredes servirão de "tela" para Projector que ficará no tecto falso ao meio do vão entre as duas antigas divisões.
    O "O" será um lustre com várias lâmpadas por detrás de uma placa de MDF com aberturas.
    Restantes Leds - ângulo de 60 ou 120º? Potência? Côr?



    Tenciono também usar tomadas conjuntas. Ou como queiram - Consolas.

    Numa delas pretendo usar e para reunir o máximo de aparelhos possível:

    3 tomadas Luz + 2 USB + 2 HDMI + 1 Ethernet + 1 Cabo

    Geralmente vemos isto nas mesas de reuniões. Neste caso, quero usar o mesmo local para receptor AV (Para ligação ao projector), Box NOS, Router e Telefone
      01_FC-Sala_062.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: Ivan RodriguesSendo que na imagem, apesar de ser um 3D simulado, não foge muito à realidade do espaço em questão.


    Será que quer mesmo uma "matriz" de luminárias no teto? Hoje em dia é mais adoptado um conceito minimalista, colocando luminárias apenas em posições em que a luz destaca um elemento (quadro, aparador, secretária, mesa) ou que ilumine apenas o suficiente nas zonas de passagem...

    cumps
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, tostex, fernandoR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivan Rodrigues
  3.  # 3

    Será que quer mesmo uma "matriz" de luminárias no teto? Hoje em dia é mais adoptado um conceito minimalista, colocando luminárias apenas em posições em que a luz destaca um elemento (quadro, aparador, secretária, mesa) ou que ilumine apenas o suficiente nas zonas de passagem...


    Concordo. Porém este espaço todo terá o mínimo de móveis e decoração possível - Quero o mais amplo possível. Uma mesa, um sofá e está feito. Haverá sim, um apontamento na parede que fica em frente à porta de entrada e será o único. De resto é quase o que se vê como está.
  4.  # 4

    essa disposição de luminárias no tecto... Para uma habitação não é o mais adequado está demasiado uniforme e tem excesso de pontos de luz, naquele espacinho conto 16 unidades!!? Fica uma iluminação sem alma, muit ocrua, uniforme.
    Isso com 4 pontos de luz simples aos cantos e/ou 4 pontos duplos orientáveis. com um sistema de 2 circuitos... ficava muito melhor. Uns leds SMD de 5W bastava.

    Veja aqui estes exemplos... ( Na sala de estar, com 40m2, ficou com 4 spots duplos e um ponto de luz para um candeeiro suspenso sobre a zona de refeições)
    Concordam com este comentário: fernandoR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Obras em casa, Ivan Rodrigues
      262_001.jpg
      262_20140917_027.jpg
      262_20140917_033_1.jpg
      262_20140930_073_1.jpg
  5.  # 5

    Hum...Todas elas direccionáveis? Pelas focos parece-me que iluminam pouco as divisões. E o sistema de luzes no canto, sinceramente, à minha visão não me enche.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  6.  # 6

    Nem as demais que estão no projecto (e que serviram apenas para o 'desenho'), nem as de menos que o Pedro apresenta....
  7.  # 7

    Colocado por: Obras em casaNem as demais que estão no projecto (e que serviram apenas para o 'desenho'), nem as de menos que o Pedro apresenta....


    Lolol...
  8.  # 8

    A minha sala tem + de 40m2 e tenho 11 focos led de 5w com 3400 lumen e de cor 3200k, chegam e sobram ;)

    P.S.: Chegam para quem gosta de uma iluminação mais "acolhedora"
  9.  # 9

    Rodri12, temos seguido a sua obra, parabéns e felicidades! Já agora, qual o ângulo de abertura das luzes que tem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  10.  # 10

    Colocado por: Obras em casaRodri12, temos seguido a sua obra, parabéns e felicidades! Já agora, qual o ângulo de abertura das luzes que tem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rodri12


    Primeiro vou corrigir a informação que dei anteriormente e que está errada.

    Os meus focos são de 5w 375lumen e cor 4100k
    Quanto ao ângulo é de 120

    P.S.: são placas deles e não lâmpada led
  11.  # 11

    P.S.: são placas deles e não lâmpada led


    Deles quem?

    Tem regulador de intensidade? E/Ou acha que justifica?
  12.  # 12

    O problema dos dimmers é que uma pessoa usa sempre aquilo no máximo. :P
  13.  # 13

    Colocado por: Ivan Rodrigues

    Deles quem?

    Tem regulador de intensidade? E/Ou acha que justifica?

    Em vez de "deles" devia estar escrito "LEDs" lol

    Não tem regulador de intensidade, se isso é ou não útil depende do utilizador. Tanto na casa do meu pai como na casa da minha irmã tem regulador de intensidade e nunca foi usado, como tal...
  14.  # 14

    Boas.
    Também não agrada-me iluminação do tipo céu estrelado, mais vale espalhar pela casa uma dezena de casquilhos E27 com lâmpadas esféricas, sempre fica mais barato, e o resultado será muito semelhante, entretanto, pode funcionar, caso esteja a pensar em utilizar ao menos 6 canais (circuitos).
    Qual o critério utilizado para escolher os ângulos de abertura das lâmpada?
    Levou em conta o pé direito, disposição do mobiliário e decoração?
    Uma boa iluminação precisa ser versátil e pratica, portanto, a pensar no básico é preciso reunir ao menos três características, que ao meu ver são as indispensáveis.
    Luz ambiente, pontual, e funcional.

    Pode disponibilizar mais informações?
    Cumps. =)
 
0.0171 seg. NEW