Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, já tenho uma maquete da casa que irei fazer, no entanto fiquei um pouco surpresa com algumas coisas, a minha arquiteta disse-nos que no piso inferior, a casa vai ter r/c e 1º andar, tinha de se fazer um quareto e um wc preparado para deficiente!! Nunca tal ouvi dizer... Também disse que agora são obrigatórios os paineis solares! Alguém me pode elucidar?? Já agora, estava a pensar arranjar um cantinho para por uma despensa, há normas para isso tb? Obrigado
  2.  # 2

    Claro que sim

    Acessibilidades - Dec-Lei 163/2003
    http://acessibilidade-portugal.blogspot.com

    Faça uma pesquisa no forum com os assuntos que referiu, vai encontrar muito que ler
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus80
  3.  # 3

    Já agora diga á sua arquitecta que esse quarto e a casa de banho não é para deficientes mas sim para pessoas com mobilidade reduzida.
    Essas pessoas podem ser voçê qd amanhã tiver o azar de partir uma perna e tiver que ficar a dormir na sala se a sua casa não estiver preparada para isso.

    Não se assuste que não é nada do outro mundo, apenas uma ligeiras correções (para melhor) ao que estvamos habituados a ter em casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus80
  4.  # 4

    Ela realmente disse que era para mobilidade reduzida, mas, como todas as pessoas costumam fazer, pensei logo em deficiente!
    Alguém me sabe dizer quais as medidas minimas do dito quarto e do wc? Obrigado
  5.  # 5

    o dito quarto só é obrigatório se a casa for "constituida" por 3 ou mais divisões ( sem contar com a sala e cozinha como é evidente) mais conhecida por T3.
    O dito wc a sua arquitecta saberá concerteza interpretar as normas mas desde já lhe digo que terá que inscrever um circulo com 1.5 metros de diametro sem osbtáculos no seu interior e a porta terá que ser de correr ou abrir para fora e terá, ainda que meta um poliban, ter espaço para sustituir por banheira eventualmente.
    Assim este wc será sempre um pouco maior que o habitual.
    os paineis solares são obrigatórios para o aquecimento de águas e em relação a despensa não há propriamente norma nenhuma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus80
  6.  # 6

    Os paineis não são sempre obrigatórios...é estudar as excepções que estão na legislação.
    Mas, mesmo assim, se no seu caso não fôr obrigatório.. é vantajoso a sua instalação, se as condições de exposição solar o permitirem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus80
  7.  # 7

    Colocado por: PaulossClaro que sim

    Acessibilidades - Dec-Lei 163/2003
    http://acessibilidade-portugal.blogspot.com

    Faça uma pesquisa no forum com os assuntos que referiu, vai encontrar muito que ler
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anajesus80



    Claro que... não!

    Leiam o DL com atenção e na totalidade. è ridícula a quantidade de técnicos que ainda não leram o DL com atenção.
    Partir do principio que haver um quarto e wc para deficientes motores (ou pessoas com mibilidade reduzida; para quem acha que lhes tem mais respeito que eu por falar assim) é errado.
    De facto a lei tem as suas excepções e alternativas, mas para isso é preciso ler a lei.
 
0.0125 seg. NEW