Iniciar sessão ou registar-se
    • RN 6
    • 13 janeiro 2015

# 1

Estou com um problema em relação a um advogado que contrarei.
    Quando começou a dar inicio ao processo este pediu antecipadamente os seus honorários pra entrar com uma contestação e agora após várias divergências que tivemos em relação ao desenrolar do processo, este anuncia-me de que irá pedir escusa do processo, sem nunca ter passado um recibo dos valores que auferiu!!!
    Terei alguma forma de reeembolsar o dinheiro que lhe paguei ou agora a moda "pega" e sujeito-me a ir ter com outro advogado que me faça o mesmo???
  1.  # 2

Tem que contratar um advogado para lhe resolver o problema que tem com esse advogado...não pague é nada adiantado.
  2.  # 3

Faça uma participação na OA.
    Concordam com este comentário: Picareta, RN 6
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RN 6
    • RN 6
    • 13 janeiro 2015

# 4

Terá de ser, pois o meu problema não é a escusa do advogado em si, mas os pagamentos que entretanto lhe tinha efetuado e tenho provas através de transferencias bancarias que efetuei.
  3.  # 5

Colocado por: goliverFaça uma participação na OA.

Dificilmente terá a resposta que lhe interessa, junto da Ordem dos Advogados. Experimente escrever-lhe uma carta registada, com entrega em mão (aí o carteiro tem de fazer a entrega pessoalmente e recolhe uma assinatura) a solicitar os recibos do pagamento dos honorários. Deve constar na carta o valor que lhe entregou. Não espere receber a resposta de volta; ainda vai ter de fazer nova(s) tentativa(s). Enquanto isso, se contratar outro advogado ele entrará em contacto com o colega para receber dele o vosso processo e, talvez, os recibos dos honorários pagos por si. Quem sabe?!
    Há muitos anos fizemos participação à OA, com cópia das cartas e outro elementos, nas quais pedíamos os recibos dos honorários e o processo que havíamos iniciado com advogada. Foi demoradíssimo e só depois de termos novo advogado, que nos elaborou a segunda carta à Ordem, é que obtivemos resposta e, aí, sim levou repreensão e enviou recibo, mas nunca respondeu às nossas solicitações.
    Concordam com este comentário: tostex
    • RN 6
    • 13 janeiro 2015

# 6

Ok agradeço o seu comentário, mas o que de facto estou interessado não é em receber somente os recibos dos honorários, mas sim ter o meu dinheiro de volta ou por o menos a maior parte, pois pelos vistos fui burlado.
  4.  # 7

Colocado por: RN 6 (...) estou interessado não é em receber somente os recibos dos honorários, mas sim ter o meu dinheiro de volta (...)

Não acredite muito nisso; não se esqueça que ele tem uma procuração assinada por si. E, talvez reze assim, entre outras coisa: " lhe confere todos os poderes forenses, em direito permitidos" . Ou até, por exemplo: "plenos poderes, em direito permitidos". Estou a escrever de cor, mas, regra geral, salvo algumas excepções, as procurações andam à volta disto. Servem para nos representar ou substituir. E, aí, embora seja obrigatório e de acordo com o que está estabelecido, não quer dizer que não estejam a salvaguardar os interesses deles próprios, no caso de algo correr mal e o constituinte não querer ou não ter dinheiro para lhes pagar. Não lhes é difícil alegar que fizeram despesas com a abertura do processo e outros. Tivemos um advogado que nos discriminou, ao pormenor, o rol das despesas. Até o selo dos CTT que colou no sobrescrito, onde mandou a conta, nos factorou, sem falar nos telefonemas(?) que terá efectuado por conta do processo. Este foi mais um que tivemos de mandar às urtigas! E há ainda aquelas procurações com "plenos poderes", com as quais até podem vender os nossos bens, sem que nós saibamos; andam por aí alguns "vale e azevedo". É preciso ter sorte!
  5.  # 8

OA é para defender advogados e não os clientes dos advogados.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  6.  # 9

Colocado por: RN 6... e agora após várias divergências que tivemos em relação ao desenrolar do processo, este anuncia-me de que irá pedir escusa do processo, sem nunca ter passado um recibo dos valores que auferiu!!!

Não percebo é como é que não o despediu antes da escusa ...
  7.  # 10

A, OA!se estiver a espera deles para isso, pode estar sentado que nunca vao fazer nada, tive um problema identico com um advogado, telefonei ha OA, sabe o que me sucedeu, desligaram-me o telefone ha cara, Esta? sim sim estou, entao o Sr quer fazer queixa contra o seu advogado? SIM quero, entao e porque? expliquei-lhe, ha isso nao tem fundamento lol, mas para me rapar 8.000 euros sem fazer praticamente nada e sem reçibos, ele teve fundamento! cambada de !
  8.  # 11

Uma Ordem é criada para proteger os seus associados! É a mesma coisa que ir ter com o seu patrão queixar-se que a contabilidade lhe pagou menos.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  9.  # 12

Colocado por: RN 6tivemos em relação ao desenrolar do processo

Tem que desenvolver... Pagou adiantado como deve ser... o Advogado meteu o processo...ou seja fez o trabalho dele...as coisas azedaram entre vocês os dois...e agora tem que arranjar outro advogado...

Nada de estranho... A única coisa que tem efectivamente razão concerne aos recibos de quitação das quantias que despendeu... mas olhe que nem tudo o que entrega ao advogado é para o advogado...há custas elevadíssimas p. ex....

Colocado por: maria rodriguesE há ainda aquelas procurações com "plenos poderes", com as quais até podem vender os nossos bens

Oh cara Maria Rodrigues...para dizer um disparate destes mais valia não dizer nada...
  10.  # 13

Colocado por: Erga Omnes

Tem que desenvolver... Pagou adiantado como deve ser... o Advogado meteu o processo...ou seja fez o trabalho dele...as coisas azedaram entre vocês os dois...e agora tem que arranjar outro advogado...

Nada de estranho... A única coisa que tem efectivamente razão concerne aos recibos de quitação das quantias que despendeu... mas olhe que nem tudo o que entrega ao advogado é para o advogado...há custas elevadíssimas p. ex....

Oh cara Maria Rodrigues...para dizer um disparate destes mais valia não dizer nada...

Tem de haver recibo para tudo, para os honorarios e para tudo o resto!
  11.  # 14

Colocado por: pedromdfUma Ordem é criada para proteger os seus associados!

A Ordem dos Advogados não é um sindicato... é uma associação de direito público...que conjuga os interesses da advocacia com os interesses da justiça.

Todos os meses há advogados que sofrem sanções disciplinares da ordem...advogados que ficam suspensos, etc. Tem é que se apurar o que aconteceu e OUVIR OS DOIS LADOS... Aqui no fórum há muito o hábito de julgar sem contraditório...acreditem que a estória nunca é tal e qual como a contam... aliás aqui nem dizem nada do que aconteceu...(porque será?)...
  12.  # 15

Colocado por: LuisPereiraTem de haver recibo para tudo, para os honorarios e para tudo o resto!

Não tem de haver um recibo de tudo...tem de haver um recibo referente aos honorários e um comprovativo das despesas com o processo...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 16

Não tem de haver um recibo de tudo...tem de haver um recibo referente aos honorários e um comprovativo das despesas com o processo...

Porque não?
  14.  # 17

Colocado por: LuisPereiraPorque não?

Porque se você recebe € 1.000,00 do cliente para meter uma acção e se vai pagar € 512,00 de custas ao tribunal não pode passar um recibo de € 1.000,00 e pagar impostos como se tivesse recebido € 1.000,00 quando recebeu € 488,00... Passa o recibo dos € 488,00 e mostra ao cliente o pagamento dos € 512,00 ao tribunal... Eu, para evitar confusões, só recebo o dinheiro dos meus honorários e dou a ref. MB ao cliente para ele pagar as custas... assim não há confusões.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 18

Porque se você recebe € 1.000,00 do cliente para meter uma acção e se vai pagar € 512,00 de custas ao tribunal não pode passar um recibo de € 1.000,00 e pagar impostos como se tivesse recebido € 1.000,00 quando recebeu € 488,00... Passa o recibo dos € 488,00 e mostra ao cliente o pagamento dos € 512,00 ao tribunal... Eu, para evitar confusões, só recebo o dinheiro dos meus honorários e dou a ref. MB ao cliente para ele pagar as custas... assim não há confusões.

O que eu disse é que tem de apresentar recibos de tudo.

Recibos dos honorarios, recibos das fotocopias no quiosque da esquina, recibos dos CTT, recibos do tribunal, etc.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  16.  # 19

Colocado por: maria rodrigues
    E há ainda aquelas procurações com "plenos poderes", com as quais até podem vender os nossos bens, sem que nós saibamos; andam por aí alguns "vale e azevedo". É preciso ter sorte!

Isso não existe. Os poderes têm de estar detalhados.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, Erga Omnes
  17.  # 20

Tivemos um advogado que nos discriminou, ao pormenor, o rol das despesas. Até o selo dos CTT que colou no sobrescrito, onde mandou a conta, nos factorou, sem falar nos telefonemas(?) que terá efectuado por conta do processo.

Todos os advogados que conheço trabalham assim: as despesas com o processo são, naturalmente, da responsabilidade da parte.

0.0162 seg. NEW