Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Como é de conhecimento de alguns, na minha casa tenho um recuperador de calor Chami C60 Plus, e este surpreendeu-me capacidade de emissão de calor que tem.

    Na sala com + de 40m2 consigo passar de uma temperatura ambiente de 16º para 22 a 24º em pouco tempo, sendo que se tiver as portas das outras divisões desse piso abertas consigo facilmente nessas chegar a temperaturas de 19/20º.
    No piso superior, embora demore mais a passar de uma temperatura de 16º para 18º também se consegue.

    A minha questão é a seguinte, de modo a otimizar a distribuição da temperatura estive a pensar e acho que seria relativamente fácil fazer uma ligação, através de condutas próprias, desde a hotte do recuperador até por exemplo ao escritório e à cozinha. Todo este piso tem tetos em pladur o que penso que facilita e muito esta "passagem".

    Para o piso de cima estava a pensar em colocar pladur na parede das escadas e que corresponde ao hall dos quartos. Esta parede faz um ângulo de 90º com o tecto em pladur da sala. Assim a conduta vinha através da hotte, curvava do tecto da sala para a parte exterior da parede do hall dos quartos e abria uma grelha nesse hall.

    Resumindo acho que assim conseguiria uma distribuição de calor uniforme pela casa.

    Era algo que poderia ter feito ainda em obra, assim seria escusado abrir o pladur do tecto e furar paredes para as grelhas, agora que está tudo direitinho, mas pronto são daquelas coisas que só se dá por ela quando se vive em casa.

    Agora as minhas perguntas são:

    Acham viável?

    Em termos de custos, acham que seria um trabalho para que valores?

    Em termos de condutas?

    que tipo de condutas se deveria usar?

    Estas condutas caberão no espaço entre tecto e o pladur?
  2.  # 2

    FAle com um serralheiro com a possibilidade de criar uma caixa externa ao recuperador de modo a concentar o calor para as outras divisões. Apenas puxar da hotte, não sei se teria uma melhoria excepcional de rendimento. E usar então um insuflador para forçar esse ar para as divisões. Não creio ser uma bricolage muito complicada.
  3.  # 3

    Colocado por: treker666FAle com um serralheiro com a possibilidade de criar uma caixa externa ao recuperador de modo a concentar o calor para as outras divisões. Apenas puxar da hotte, não sei se teria uma melhoria excepcional de rendimento. E usar então um insuflador para forçar esse ar para as divisões. Não creio ser uma bricolage muito complicada.


    Será necessário um insuflador? O motor do recuperador tem 2 velocidades e aquilo expulsa muito ar cá para fora

    Já agora como funciona e o que é uma caixa externa?
  4.  # 4

    Colocado por: Rodri12Será necessário um insuflador? O motor do recuperador tem 2 velocidades e aquilo expulsa muito ar cá para fora

    Não faço ideia. Tentativa e erro até atingir o resulatdo obtido. Mas não acredito que o motor existente consiga grandes resultados para empurrar a cubicagem de ar que existiria nas tunagens.
    Uma instalação que gosto bastante e pode servir de inspiração para o Rodri12
    https://forumdacasa.com/discussion/27455/instalacao-de-extrator-de-ar-no-recuperador-de-calor/



    Colocado por: Rodri12Já agora como funciona e o que é uma caixa externa?

    Seria apenas uma forra a encolver uma parte da caixa de modo a concentar o calor a ser enviado pela tubagem. Ou se esse já tem, eventualmente fazer apenas duas aberturas onde encaixar as tubagens. Só vendo a "traseira" dos aparelhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  5.  # 5

    Colocado por: Rodri12que tipo de condutas se deveria usar?

    Na minha opinião, condutas spiro, bem isoladas pelo exterior com MLV.



    Colocado por: Rodri12Será necessário um insuflador? O motor do recuperador tem 2 velocidades e aquilo expulsa muito ar cá para fora

    Acho que sim, que é necessário.
    Expulsa muito ar mas tem o caminho todo aberto.

    Fazer passar o ar por condutas envolve perda de carga substancial.


    Suponho que o recuperador tenha cárter. Se não tiver era de prover um, até para facilitar a acoplagem das condutas de saía de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  6.  # 6

    Tem VMC em sua casa?
    Se não, até seria uma boa oportunidade para fazer 2 em 1.
  7.  # 7

    Colocado por: JoseBlinoTem VMC em sua casa?
    Se não, até seria uma boa oportunidade para fazer 2 em 1.


    Pois não tenho. O que seria necessário para fazer esse upgrade?
  8.  # 8

    Rodri, Também tinha pensado em fazer isso para a minha futura moradia. Vou seguir este tópico com atenção .!

    Obrigado

    Cumps
    Concordam com este comentário: Rodri12
  9.  # 9

    Colocado por: Rodri12
    Pois não tenho. O que seria necessário para fazer esse upgrade?

      Há aqui no fórum discussões sobre VMC, já com análises aprofundadas.


      Quanto à questão de interligar um recuperador de calor a ar com VMC, eu próprio já andei a pesquisar sobre este assunto. Criei na altura um tópico para debater essa questão.

      Depois, acabei a escolher um recuperador de calor a água e então o projecto ficou adiado.
      Quando tiver oportunidade pretendo instalar um sistema VMC mas se tivesse instalado um recuperador a ar, tinha instalado os sistemas, recuperador + VMC, interligados.
    •  # 10

      Colocado por: Rodri12
      Pois não tenho. O que seria necessário para fazer esse upgrade?

        Como disse no comentário anterior. eu interligaria os sistemas, mas Independentemente de interligar, ou não, o sistema VMC com o recuperador, acho que devia instalar (VMC) agora que anda em obras.

        Porque VMC é essencial numa casa e instalado à posteriori não é a mesma coisa...
      •  # 11

        Colocado por: JoseBlino
        Como disse no comentário anterior. eu interligaria os sistemas, mas Independentemente de interligar, ou não, o sistema VMC com o recuperador, acho que devia instalar (VMC) agora que anda em obras.

        Porque VMC é essencial numa casa e instalado à posteriori não é a mesma coisa...


        Pois mas no meu caso será a posteriori porque as obras já acabaram :-(
      •  # 12

        Pois mas no meu caso será a posteriori porque as obras já acabaram :-(


        Pois isso é que é pena, agora ter de fazer remendos no pladur, também é chato. E também não sabe se eventualmente o calor irá chegar ao primeiro piso.
      •  # 13

        Colocado por: Ricardo Al

        Pois isso é que é pena, agora ter de fazer remendos no pladur, também é chato. E também não sabe se eventualmente o calor irá chegar ao primeiro piso.


        Pois... São daquelas situações em que na hora se tenta poupar uns € e depois de começar a lá morar é que pensamos que se calhar era dinheiro bem gasto.
        Eu acho que chegar o ar quente ao primeiro piso deve chegar, já assim sem nada chega...

        A minha intenção era mesmo uniformizar mais a temperatura por toda a casa.
      •  # 14

        Compreendo perfeitamente rodri. Quando estava a construir pensou em aquecimento central por recuperador com radiadores?
      •  # 15

        Colocado por: Ricardo AlCompreendo perfeitamente rodri. Quando estava a construir pensou em aquecimento central por recuperador com radiadores?


        Pensei mas queríamos as paredes "clean"ou seja sem radiadores nem outros atranquilhos. Até porque com canalha passava a haver em casa muitos spots para ele se queimar. Assim "só" temos o recuperador que emite esse risco e que sempre que está ligado,está também "protegido" por obstáculos
      •  # 16

        Pois, temos de pensar em tudo ;)
        Concordam com este comentário: Rodri12
      •  # 17

        Colocado por: Rodri12
        Pois mas no meu caso será a posteriori porque as obras já acabaram :-(


          Colocado por: Rodri12Era algo que poderia ter feito ainda em obra, assim seria escusado abrir o pladur do tecto e furar paredes para as grelhas, agora que está tudo direitinho, mas pronto são daquelas coisas que só se dá por ela quando se vive em casa.


          Tinha compreendido ao contrário. Certo, assim é chato.


          Mas se está agora a pensar no assunto, a tubagem que eventualmente colocar para distribuir o calor do recuperador pode ser utilizada para a VMC.
          Ou seja, se tiver de partir, aproveite para fazer "tudo" desta vez
          Concordam com este comentário: Rodri12, Ricardo Al
        •  # 18

          Rodri,

          Deixe-me dar-lhe a minha opinião, visto que vou construir breve e vou colocar uma VMC de duplo fluxo com recuperação de calor.

          Basicamente este sistema funciona da seguinte forma : vai retirar o ar saturado das zonas "sujas" (normalmente cozinha e WC's) e vai colocar ar novo em zonas "limpas" (normalmente quartos, salas de estar, salas de jantar, etc...). Ora estes dois fluxos são independentes, mas dentro da VMC acabam por cruzar-se através de um permutador de calor. Neste caso hà transferência de calor do ar que é retirado (ar quente se for uma zona climatizada) e parte desse ar é transferido para o ar novo que serà introduzido na habitação.

          Agora vamos imaginar o seu caso. Utiliza este sistema retirando o ar da sala (que segundo o que diz, encontra-se a uma temperatura de 24°C max) e vai colocar ar novo aquecido no piso de cima.
          Penso que poderà ser uma solução. Claro que nunca terà 24°C, mas se tiver por exemplo 19°C ou 20°C jà é bastante bom...
         
        0.0252 seg. NEW