Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites,

    O ar condicionado residente avariou (compressor) e já tinha 13 anos (marca Airwell), logo estou comprador de um seu substituto. Tenho pré-instalação para a sala e, para um dos quartos, que é o pretendido.

    Procurei pelas marcas que são mais "badaladas" e, sem entender mesmo nada disto, tenho estado inclinado para a daikin, mas sem nada que o sustente, que não apenas o que oiço sobre a marca, a par de outras como mitsubishi, etc. Algumas soluções de marca branca ou espanhola, não sei porquê, mas pus para já de lado (corrijam-me se estiver errado, por não ser entendido na matéria).

    Tenho só algumas condicionantes a tentar contornar (ou não):

    O aparelho antigo a substituir tem (tinha) ainda o gás R22, que obrigará a uma cuidada limpeza antes da colocação do novo, presumo (sou completamente leigo na matéria, baseio-me do que oiço daqui e dali, através de amigos, etc.).
    A intenção seria alterar dos 12000BTU que tinha na unidade da sala, para os 18000BTU, por insuficiência daquela existente (a sala tem pouco mais de 35 metros quadrados, mas depois tem uma arcada em que abre para a cozinha, o que perfaz uma maior área a considerar), mas há o receio que, o diâmetro da tubagem existente seja insuficiente para a alteração/upgrade para os 18000BTU. Pelo que me foi dito, somente o facto do aparelho ter tido o R22, poderá significar ter maior diâmetro de tubagem, o que será essa a minha esperança.
    Tenho a dúvida entre manter a unidade exterior do tipo "multi", para alimentar as 2 unidades interiores ou alterar para dois monos exteriores independentes entre si, cada um correspondendo à sua unidade interior (sala e quarto, como referi). Desta dúvida reside alguns prós e contras que vos ponho aqui também para vossa opinião entre qual considerar mais importante(s):

    Colocação de monos 2 independentes: