Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites,

    O ar condicionado residente avariou (compressor) e já tinha 13 anos (marca Airwell), logo estou comprador de um seu substituto. Tenho pré-instalação para a sala e, para um dos quartos, que é o pretendido.

    Procurei pelas marcas que são mais "badaladas" e, sem entender mesmo nada disto, tenho estado inclinado para a daikin, mas sem nada que o sustente, que não apenas o que oiço sobre a marca, a par de outras como mitsubishi, etc. Algumas soluções de marca branca ou espanhola, não sei porquê, mas pus para já de lado (corrijam-me se estiver errado, por não ser entendido na matéria).

    Tenho só algumas condicionantes a tentar contornar (ou não):

    O aparelho antigo a substituir tem (tinha) ainda o gás R22, que obrigará a uma cuidada limpeza antes da colocação do novo, presumo (sou completamente leigo na matéria, baseio-me do que oiço daqui e dali, através de amigos, etc.).
    A intenção seria alterar dos 12000BTU que tinha na unidade da sala, para os 18000BTU, por insuficiência daquela existente (a sala tem pouco mais de 35 metros quadrados, mas depois tem uma arcada em que abre para a cozinha, o que perfaz uma maior área a considerar), mas há o receio que, o diâmetro da tubagem existente seja insuficiente para a alteração/upgrade para os 18000BTU. Pelo que me foi dito, somente o facto do aparelho ter tido o R22, poderá significar ter maior diâmetro de tubagem, o que será essa a minha esperança.
    Tenho a dúvida entre manter a unidade exterior do tipo "multi", para alimentar as 2 unidades interiores ou alterar para dois monos exteriores independentes entre si, cada um correspondendo à sua unidade interior (sala e quarto, como referi). Desta dúvida reside alguns prós e contras que vos ponho aqui também para vossa opinião entre qual considerar mais importante(s):

    Colocação de monos 2 independentes:
    Prós: "Caso avarie um deles, facilita o processo de arranjo e substituição do mesmo e, não interfere no normal funcionamento da outra unidade".
    Contras: "Ao colocar duas unidades exteriores do tipo mono, aquando estiverem as duas em funcionamento (sala e quarto), a ação mecânica e eletrica será mais e maior, terá um maior desgaste e consumo". "Com um multi de dois, esta ação será maior e melhor rentabilizada nesses processos".

    Em qual relevar mais então, pergunto eu? Pelos preços, nem é por aí, pois as diferenças são poucas, era só mesmo para optar pela melhor solução e, depois não me arrepender de não ter escolhido a outra.

    Algumas opções que me apresentaram e, estou inclinado são:

    DAIKIN:
    1 - Opção multi exterior modelo 3MXS68G + as 2 unidades internas (sala-FTXS50K e quarto-FTXS25K ambas da série "Premium");
    2 - Opção 2 mono exteriores (sala-RXS50L e quarto-RXS25L) + as mesmas 2 unidades internas (sala-FTXS50K e quarto-FTXS25K ambas da série "Premium");

    SAMSUNG:
    1 - Opção que me deram somente o modelo da unidade exterior (AJ052FCJ3EN), do tipo "MULTI", que alimentará as duas unidades interiores (sala 18000BTU e quarto 9000BTU), em que só me disseram ser do último modelo da samsung (e estou a aguardar que me enviem a sua referencia).

    MITSUBISHI:
    1 - Opção que me deram somente o modelo da unidade exterior (SCM60ZJ), do tipo "MULTI", que alimentará as duas unidades interiores (sala 18000BTU e quarto 9000BTU, e estou a aguardar que me enviem a sua referencia).

    Todos estas soluções, andam à volta de 2000 e tal euros, não diferem muito entre si.

    Para além destas dúvidas que gostaria que me ajudassem a perceber e a optar em consciência, há mais alguma coisa que deva ter em conta, antes de optar?

    Obrigado por toda a ajuda que me possam disponibilizar.

    Cumps.
  2.  # 2

    Alguém que possa fornecer alguma ajuda?

    Agradecia imenso, pois não sendo muito participativo, tenho seguido com interesse alguns dos tópicos que vão sendo criados por aqui e, são sempre muito instrutivos. Vim por isso junto de vós, de quem sabe disto, pois eu pouco sei. Desculpem qualquer incómodo.
  3.  # 3

    Podem fechar o tópico, desculpem lá por qualquer coisinha.
    • eu
    • 17 janeiro 2015

     # 4

    Eu acho melhor um multi-split, pois é menos um mono cá fora, e de uma forma geral pode ser mais eficiente. Não se preocupe com as avarias: estas marcas conceituadas são muito fiáveis.

    Se os preços que consegue são semelhantes, eu optaria por Daikin: dá mais garantias de longevidade e eficiência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lcarpediem
  4.  # 5

    Colocado por: euEu acho melhor um multi-split, pois é menos um mono cá fora, e de uma forma geral pode ser mais eficiente. Não se preocupe com as avarias: estas marcas conceituadas são muito fiáveis.

    Se os preços que consegue são semelhantes, eu optaria por Daikin: dá mais garantias de longevidade e eficiência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lcarpediem


    Obrigado pela sua ajuda. Essa e uma das duvidas maiores que tenho (entre sistema por monos ou multi), irei decerto seguir por essa opção multi, pois quase todos os que me tem dado feedback tem aconselhado o mesmo.

    Uma vez mais, obrigado pelo seu espirito de ajuda.
    • eu
    • 17 janeiro 2015

     # 6

    Colocado por: lcarpediem
    Uma vez mais, obrigado pelo seu espirito de ajuda.

    Da nada, mas a minha ajuda é de "cliente leigo".

    Mas andam por este fórum excelente técnicos, que certamente o ajudarão mais, assim que virem o tópico. Espere mais algum tempo, eles nem sempre vêm ao fórum...
  5.  # 7

    eu sei que há, pois sou leitor e admirador deste espaço há muito tempo por isso mesmo, mas talvez eu tenha exagerado na quantidade das perguntas, ainda para mais sendo mesmo uma area em que sou extra-extra-leigo, lol. Possivelmente devo ter sido um pouco assertivo demais ao fazer muitas e, dai depois ter dito para me desculparem e poderem fechar caso vejam algo menos devido. Mas foi apenas na boa intenção de tentar deixar o quadro mais completo possivel daquilo que eram as (imensas) duvidas que me assolam, pois não percebendo do ramo, não tenho ninguém desta area para me ajudar e devo ter deixado essa impressão de "demasiada sede ao pote".

    Não tem mal, por vezes é dificil deixarmos na escrita, a reprodução daquilo que intencionamos. Todos os males fossem esses.

    De todo o modo, obrigado mesmo caro "eu".
  6.  # 8

    Colocado por: lcarpediemO aparelho antigo a substituir tem (tinha) ainda o gás R22,

    este gás deve ser recolhido para vasilhame adequado e depois enviado para incineração, não é aceitável do ponto de vista etico e legal a sua simples libertação na atmosfera,

    Colocado por: lcarpediemque obrigará a uma cuidada limpeza antes da colocação do novo

    não necessariamente, mas recomendado visto que deve existir acido dentro da tubagem resultante do motor compressor avariado.

    Colocado por: lcarpediemo diâmetro da tubagem existente seja insuficiente para a alteração/upgrade para os 18000BTU. Pelo que me foi dito, somente o facto do aparelho ter tido o R22, poderá significar ter maior diâmetro de tubagem, o que será essa a minha esperança.

    a maquina a R22 usa tubos com 1/2" e 1/4" que é a mesma medida que a maioria das maquinas a R410 usam nos tamanhos entre 5Kw e 6Kw, portanto dará para usar de certeza absoluta,



    Colocado por: lcarpediemDAIKIN:
    1 - Opção multi exterior modelo 3MXS68G + as 2 unidades internas (sala-FTXS50K e quarto-FTXS25K ambas da série "Premium");

    esta opção somente é justificada se precisar de usar os dois interiores em simultâneo e na máxima potencia, em caso contrario a melhor opção para a maquina exterior é a 2MXS50 com as mesmas unidades interiores,

    Colocado por: lcarpediemTodos estas soluções, andam à volta de 2000 e tal euros, não diferem muito entre si.

    A Daikin ou MB tem um bom preço se for já com IVA e instalação, a Samsung consegue por bastante menos que isso.
 
0.0148 seg. NEW