Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 1 julho 2015

# 321

Colocado por: tostexisso representaria um decréscimo superior a 10% (assumindo os tais 1296 que são superiores à compra a pronto). Ou seja, não é expectável que diminua nessa ordem de grandeza.

Quanto é que custava um sistemas destes no ano passado?
  1.  # 322

Colocado por: eu
    Pronto, esqueça a palavra "deflação". Mas entendeu a questão? A diminuição do custo do sistema ser superior à poupança anual que se conseguiria?
    Concordam com este comentário:electrao

Entendi o que querias dizer, mas da mesma forma que também gosto de ser corrigido (para aprender) acerca de temas que não domino, também não me importo de corrigir.

Não me parece que a diminuição de preços acompanhe a poupança.

Quanto é que custava um sistemas destes no ano passado?

Não existia, que eu saiba, nesta modalidade tipo leasing/renting. É que não nos podemos esquecer que isto influencia o preço.

Quanto a sistemas para comprar one shot, duvido que em 2015 custem menos 10% que no ano anterior. Mas é empírico, e não baseado propriamente numa estatística.
  2.  # 323

pois
    questao real e interessante
    mas que me levanta logo outra... quando queremos comprar algum equipamento, algum gadget, smarthpone, computador.... vamos sempre adiando? É que estes equipamentos tambem vao baixando o preço ou surgindo equipamentos melhores
  3.  # 324

Já se arranja a 380~450 € kits de 250W o que há um ano era a 500~600 os preços mais baixos. Quanto se poupa, por ano em condições optimas, por painel de 250W?
  4.  # 325

Colocado por: argoJá se arranja a 380~450 € kits de 250W o que há um ano era a 500~600 os preços mais baixos. Quanto se poupa, por ano em condições optimas, por painel de 250W?

Depende do consumo, do perfil do consumo, da exposição solar, etc etc.

Resumindo: depende.
    • eu
    • 1 julho 2015

# 326

Colocado por: master_chiefmas que me levanta logo outra... quando queremos comprar algum equipamento, algum gadget, smarthpone, computador.... vamos sempre adiando?

Não são questões comparáveis porque:

- no caso de um gadget, você precisa dele para fazer qualquer coisa

-no caso de um sistema fotovoltaico (a menos que não esteja ligado à rede) você não precisa dele para nada. A sua única função é reduzir a fatura da eletricidade...

Repito este exemplo hipotético:

A -Se instalar hoje, gasto 1300 euros e produzo 140 euros durante o próximo ano;
    B -Se instalar daqui a um ano, gasto 1000 euros;

Qual é a melhor opção?
    • eu
    • 1 julho 2015

# 327

Colocado por: argoJá se arranja a 380~450 € kits de 250W o que há um ano era a 500~600 os preços mais baixos. Quanto se poupa, por ano em condições optimas, por painel de 250W?

Cá está o que disse!

Obviamente que as reduções de preços vão abrandar e até mesmo parar, mas enquanto essas reduções de preço forem superiores à energia produzida, mais vale ficarmos quietos.
  5.  # 328

Cá está o que disse!

Obviamente que as reduções de preços vão abrandar e até mesmo parar, mas enquanto essas reduções de preço forem superiores à energia produzida, mais vale ficarmos quietos.

Isso não é uma comparação ceteris paribus. Não sei se estão a falar da mesma marca, mesmo inversor, mesmo local de instalação, mesmo vendedor...etc.

No limite, posso encontrar preços mais baixos em 2014 do que em 2015...
  6.  # 329

7.  # 330

Alguém já tem auto consumo instalado? Recomendam alguma empresa?
    Concordam com este comentário: cerbeira
  8.  # 331

Colocado por: jpvngO contador é unidirecional, não pode ler/contar em dois sentidos. Isto foi-me dito quer pela Servitis, quer pela EDP.

A este respeito e depois do mail que enviei ...a EDP já me foi la mudar o contador...agora é dos novos, daqueles que nem é preciso dar contagem...há cerca de um mês ou dois telefonei a protestar porque é que não me tinham respondido e o apoio do cliente disse-me que já estava tudo agendado mas as equipas que la foram disseram que não estava ninguém em casa...enfim.
  9.  # 332

Não são questões comparáveis porque:

- no caso de um gadget, você precisa dele para fazer qualquer coisa

-no caso de um sistema fotovoltaico (a menos que não esteja ligado à rede) você não precisa dele para nada. A sua única função é reduzir a fatura da eletricidade...

Repito este exemplo hipotético:

A -Se instalar hoje, gasto 1300 euros e produzo 140 euros durante o próximo ano;
    B -Se instalar daqui a um ano, gasto 1000 euros;

Qual é a melhor opção?

No caso do Gadget precisa dele para o "estilo" pois há sempre opções mais económicas a fazer o mesmo, ou então pode muito bem esperar mais 5 meses pois não precisa de imediato dele.
    Por isso, no Gadget estás a gastar dinheiro que não vais recuperar e quase sempre é discutível a sua necessidade imediata. No caso do Autoconsumo, investes para poupar à longo prazo.
  10.  # 333

Será assim tão difícil verificar se o contador conta o auto consumo?
    Num dia de sol. Deliga-se o Autoconsumo. Desliga-se tudo em casa, pelos disjuntores ou tomadas.
    Poe-se o Autoconsumo à funcionar e vê-se que da. Simples ou não?

A questao da EDP é simples, enquanto se tem o Autoconsumo a funcionar e o contador a contar, ganha a EDP a dobrar, além de que deve ter alguns enbrogluis para resolver nas instalações contratadas à EDP, só depois irá resolver o problema dos outros.
  11.  # 334

Bem, isto deu-me uma trabalheira, mas acho que está bem feito.
    Fiz com base nos meus consumos e a meu ver aproxima-se bastante da realidade.
    A bomba de calor para AQS considerei uma split 3.8 kW da Vulcano (ou Junkers) com COP 4.3 e depósito de 200 litros em detrimento do meu actual termoacumulador. Os paineis de autoconsumo são 4 paineis de 250W cada (total de 1kW).

Os paineis têm um retorno superior ao desejável (o ideal era que fosse abaixo dos 7 anos), mas mesmo assim vou investir neles.

Cliquem na imagem para a ver em tamanho maior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ktm333, luis_guilherme
      Consumo.png
  12.  # 335

Colocado por: marcoaraujoBem, isto deu-me uma trabalheira, mas acho que está bem feito.
    Fiz com base nos meus consumos e a meu ver aproxima-se bastante da realidade.
    A bomba de calor para AQS considerei uma split 3.8 kW da Vulcano (ou Junkers) com COP 4.3 e depósito de 200 litros em detrimento do meu actual termoacumulador. Os paineis de autoconsumo são 4 paineis de 250W cada (total de 1kW).

Os paineis têm um retorno superior ao desejável (o ideal era que fosse abaixo dos 7 anos), mas mesmo assim vou investir neles.

Cliquem na imagem para a ver em tamanho maior.
      Consumo.png

Obrigado MarcoAraujo.

Tenho atualmente Bomba de Calor e Paineis de AQS+Radiante e estou na duvida se invisto nos paineis de autoconsumo.

Pelas contas que fiz por alto á uns tempos fiquei com ideia de que não compensava... mas também não fui rigoroso.

Dá para publicar o excel com as contas?

Quantas horas de produção estão a ser contabilizadas por dia nos paineis de autoconsumo? em quantos dias?
  13.  # 336

Como consegue uma poupança de 900 euros anuais em energia?
    Se pagar anualmente 2000euros em energia, que não será o caso, quer dizer que poupa 50% da energia gasta, que parece ser bastante optimista.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  14.  # 337

Colocado por: marcoaraujoBem, isto deu-me uma trabalheira, mas acho que está bem feito.

Se puder, deixe aqui o ficheiro editável para quem quiser fazer essas contas não ter a mesma trabalheira.. ;) Parece-me estar bem feito!
  15.  # 338

Colocado por: callinasComo consegue uma poupança de 900 euros anuais em energia?
    Se pagar anualmente 2000euros em energia, que não será o caso, quer dizer que poupa 50% da energia gasta, que parece ser bastante optimista.

Actualmente pago à volta disso (2000 euros/ano) à EDP. Espero baixar para 1100 a 1200 com os painéis e bomba. Os painéis garantem uma poupança de 300 euros e a bomba de 600 euros por ano.

Eu actualmente só para aquecer água gasto 800 euros por ano
  16.  # 339

Colocado por: ktm333
    Se puder, deixe aqui o ficheiro editável para quem quiser fazer essas contas não ter a mesma trabalheira.. ;) Parece-me estar bem feito!

Vou tentar por hoje ou amanhã.
  17.  # 340

Colocado por: marcoaraujoEu actualmente só para aquecer água gasto 800 euros por ano

Dass, tem uma piscina aquecida em casa?

0.0247 seg. NEW