Colocado por: tostexisso representaria um decréscimo superior a 10% (assumindo os tais 1296 que são superiores à compra a pronto). Ou seja, não é expectável que diminua nessa ordem de grandeza.
Colocado por: eu
Pronto, esqueça a palavra "deflação". Mas entendeu a questão? A diminuição do custo do sistema ser superior à poupança anual que se conseguiria?Concordam com este comentário:electrao
Quanto é que custava um sistemas destes no ano passado?
Colocado por: argoJá se arranja a 380~450 € kits de 250W o que há um ano era a 500~600 os preços mais baixos. Quanto se poupa, por ano em condições optimas, por painel de 250W?
Colocado por: master_chiefmas que me levanta logo outra... quando queremos comprar algum equipamento, algum gadget, smarthpone, computador.... vamos sempre adiando?
Colocado por: argoJá se arranja a 380~450 € kits de 250W o que há um ano era a 500~600 os preços mais baixos. Quanto se poupa, por ano em condições optimas, por painel de 250W?
Cá está o que disse!
Obviamente que as reduções de preços vão abrandar e até mesmo parar, mas enquanto essas reduções de preço forem superiores à energia produzida, mais vale ficarmos quietos.
Colocado por: jpvngO contador é unidirecional, não pode ler/contar em dois sentidos. Isto foi-me dito quer pela Servitis, quer pela EDP.
Não são questões comparáveis porque:
- no caso de um gadget, você precisa dele para fazer qualquer coisa
-no caso de um sistema fotovoltaico (a menos que não esteja ligado à rede) você não precisa dele para nada. A sua única função é reduzir a fatura da eletricidade...
Repito este exemplo hipotético:
A -Se instalar hoje, gasto 1300 euros e produzo 140 euros durante o próximo ano;
B -Se instalar daqui a um ano, gasto 1000 euros;
Qual é a melhor opção?
Colocado por: marcoaraujoBem, isto deu-me uma trabalheira, mas acho que está bem feito.
Fiz com base nos meus consumos e a meu ver aproxima-se bastante da realidade.
A bomba de calor para AQS considerei uma split 3.8 kW da Vulcano (ou Junkers) com COP 4.3 e depósito de 200 litros em detrimento do meu actual termoacumulador. Os paineis de autoconsumo são 4 paineis de 250W cada (total de 1kW).
Os paineis têm um retorno superior ao desejável (o ideal era que fosse abaixo dos 7 anos), mas mesmo assim vou investir neles.
Cliquem na imagem para a ver em tamanho maior.
Colocado por: marcoaraujoBem, isto deu-me uma trabalheira, mas acho que está bem feito.
Colocado por: callinasComo consegue uma poupança de 900 euros anuais em energia?
Se pagar anualmente 2000euros em energia, que não será o caso, quer dizer que poupa 50% da energia gasta, que parece ser bastante optimista.
Colocado por: ktm333
Se puder, deixe aqui o ficheiro editável para quem quiser fazer essas contas não ter a mesma trabalheira.. ;) Parece-me estar bem feito!
Colocado por: marcoaraujoEu actualmente só para aquecer água gasto 800 euros por ano