Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Colocado por: 21papaleguasdo que produzir a mais vai injectar na rede e vão pagar lhe uma bagatela.

A minha intenção não é vender.
  2.  # 422

Se calhar ainda não o vou instalar este verão, porque tenho outras prioridades. Mas uma instalação fotovoltaica vou ter e um carro/mota eléctrica também, quando colkmatar as minhas prioridades...
  3.  # 423

Colocado por: 21papaleguasSe vai colocar Paineis para autoconsumo por causa dos aparelhos em standby dou-lhe um conselho, desista, nunca vai conseguir recuperar o que investiu, além do que produzir a mais vai injectar na rede e vão pagar lhe uma bagatela.
    Uma altura vi um estudo feito para medir os consumos de aparelhos em standby e o consumo médio por família é de 30€ ano.
    Faça bem as contas.

O que o nandogonca referia era o consumo constante dos equipamentos sempre ligados como arca ou frigo, incluindo algum stand by de equipamentos nesse estado, como TV, box, router etc
  4.  # 424

Ando de volta deste assunto e cada vez estou mais convencido.

Para perceber o quanto se consome lá em casa e em que períodos estou a controlar o contador de manhã e à noite.

Normalmente gasto 2kW no período diário sem ter ninguém em casa. Aparelhos em stand bye, relógios, frigorífico, etc...
    No fim de semana podemos chegar aos 5kW.. máquinas, possível climatização, etc.

Ora 2kw (por baixo) X 0,16€ X 30 dias dá cerca de 9€.
    Com isso deixo de ter o bi-horário, deixo de pagar a respectiva taxa... 5 ou 6€, certo?
    Contas redondas...no mínimo 180€/ano consigo poupar.

Tendo em conta que estes painéis hoje em dia podem custar 600/ 700€ (500w), retorno de 4 anos no máximo...
  5.  # 425

Desiste do bi-horario porquê? Quem tem painéis auto-consumo faz todo o sentido ter tarifa bi-horária.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  6.  # 426

Colocado por: coisascasaDesiste do bi-horario porquê? Quem tem painéis auto-consumo faz todo o sentido ter tarifa bi-horária.

Não concordo, é difícil rentabilizar o bi-horário com painéis de auto-consumo, a não ser que tenha, por exemplo uma bomba de calor sempre a trabalhar.
    Para rentabilizar os tais 5 ou 6€ só da taxa é preciso um bocado.
    Eu costumo por as "máquinas" (loiça e roupa) nas horas em vazio, assim seriam programadas para altura de produção de energia pelos painéis.

Mas também nada como experimentar e depois decidir...
  7.  # 427

Colocado por: tozepalma

Não concordo, é difícil rentabilizar o bi-horário com painéis de auto-consumo, a não ser que tenha, por exemplo uma bomba de calor sempre a trabalhar.
    Para rentabilizar os tais 5 ou 6€ só da taxa é preciso um bocado.
    Eu costumo por as "máquinas" (loiça e roupa) nas horas em vazio, assim seriam programadas para altura de produção de energia pelos painéis.

Mas também nada como experimentar e depois decidir...

Mas vai instalar 500w ou 5000w, e que com 500w e usando as máquinas com energia painéis não vai poupar nada ainda para mais passando a tarifa simples.
  8.  # 428

Colocado por: coisascasa

Mas vai instalar 500w ou 5000w, e que com 500w e usando as máquinas com energia painéis não vai poupar nada ainda para mais passando a tarifa simples.

Não pode, para não precisar de grandes confusões só pode instalar 1,5kW.

A minha MLL consome 1kW num ciclo de 3h. A MLR devem ser uns 300W por ciclo, uma hora, hora e meia.
    Basta que não trabalhem em simultaneo para conseguir ir buscar a maior parte da energia...
    Depois há tudo o resto, frigorifico, aparelhos em stand bye, etc...

Na minha opinião entre 500W e 750W são suficientes para minimizar o consumo... claro que períodos de ponta vai consumir sempre, mas penso que isso se transforme em consumo residual.
    •  
      larkhe
    • 2 maio 2016 editado

# 429

Não pode, para não precisar de grandes confusões só pode instalar 1,5kW.

A minha MLL consome 1kW num ciclo de 3h. A MLR devem ser uns 300W por ciclo, uma hora, hora e meia.
    Basta que não trabalhem em simultaneo para conseguir ir buscar a maior parte da energia...
    Depois há tudo o resto, frigorifico, aparelhos em stand bye, etc...

Na minha opinião entre 500W e 750W são suficientes para minimizar o consumo... claro que períodos de ponta vai consumir sempre, mas penso que isso se transforme em consumo residual.

Por um lado tem razao, mas na MLR chega a haver picos de 2000w durante alguns minutos e nessa altura como faz....

uma coisa é o consumo por ciclo outra coisa é a potencia instantanea
    Concordam com este comentário: papacurvas
  9.  # 430

Colocado por: larkhe

Por um lado tem razao, mas na MLR chega a haver picos de 2000w durante alguns minutos e nessa altura como faz....

uma coisa é o consumo por ciclo outra coisa é a potencia instantanea

Nesses picos gasta o que produz e paga o resto. Mas fazendo a conta a um ciclo em vez de gastar os 300w por ciclo se calhar paga 50 (no máximo)?
    Na MLR os picos são o aquecimento da água, lavando a 40º no máximo, a coisa não é muito grave.
    Na MLL igual, e os ciclos eco já fazem o consumo baixo ao longo do tempo...
  10.  # 431

Assim mais vale é deixar como está, tarifa bi-horaria e usar os electrodomésticos no vazio quando possível.

Se for usar estes electrodomésticos durante a o dia e com tarifa simples vai gastar dinheiro nos painéis solares e o mais provável é não poupar nada ao final do mês.

Tarifa simples e painéis solares não combina...

Painéis autoconsumo e para equipamentos de consumo continuo, router, aparelhos standby, frigoríficos, arcas, filtro e termostatos aquário, etc.

A quantidade de painéis /watts e pensada para esses aparelhos, acima disso começam a ser € oferecidos a EDP. E usar sempre tarifa bi-horaria para recuperar os € o mais rápido possível.
  11.  # 432

Colocado por: coisascasaAssim mais vale é deixar como está, tarifa bi-horaria e usar os electrodomésticos no vazio quando possível.

Se for usar estes electrodomésticos durante a o dia e com tarifa simples vai gastar dinheiro nos painéis solares e o mais provável é não poupar nada ao final do mês.

Tarifa simples e painéis solares não combina...

A minha casa em stand bye, só frigorífico, gasta 2 kw por dia. Dividindo pelo numero de horas dá entre 100 e 200w que seriam poupados...
    De resto é aproveitar para ir ligando o resto.
  12.  # 433

A minha casa em stand bye, só frigorífico, gasta 2 kw por dia. Dividindo pelo numero de horas dá entre 100 e 200w que seriam poupados...
    De resto é aproveitar para ir ligando o resto.

E o que é que isso tem a ver com mudar para tarifa simples, quando só fica a perder?
  13.  # 434

Bi-horário paga uma taxa para ter electricidade mais barata das 22-07h ou outro ciclo identico.
    Consegue amortizar essa taxa? Ao fim de quantos kw consumidos em vazio? Repito, para mim isso compensa para quem tem equipamentos sempre ligado, como bomba de calor para aquecimento, termoacumulador, etc...
  14.  # 435

Falam em mll e mlr, que tal usar aqs para elas proveniente do solar térmico?
    Concordam com este comentário: RogerioBarros, tozepalma
  15.  # 436

Colocado por: callinasFalam em mll e mlr, que tal usar aqs para elas proveniente do solar térmico?
    Concordam com este comentário:tozepalma

Pode acontecer... Mas na casa que gostaria de fazer para o ano. Por acaso na casa velhinha onde moro penso nos paines de autoconsumo pela facilidade de instalação...
  16.  # 437

Nesses picos gasta o que produz e paga o resto. Mas fazendo a conta a um ciclo em vez de gastar os 300w por ciclo se calhar paga 50 (no máximo)?
    Na MLR os picos são o aquecimento da água, lavando a 40º no máximo, a coisa não é muito grave.
    Na MLL igual, e os ciclos eco já fazem o consumo baixo ao longo do tempo...

Acho que esta a ser mt optimista. Passar dos 15º para 40º no meu entender é fazer disparar uma resistência de 2000, 3000w. E isto aplica se ao termoacumulador, MLL, MLR, etc e no frigo/arca tb não é um consumo constante.

Continuo a achar que o auto consumo justifica se apenas para os consumos constantes e deixar tudo o que envolva "picos" de potencia para o bi-horario.
    Concordam com este comentário: coisascasa
  17.  # 438

Colocar equipamentos a funcionar à tarde só porque sim, porque supostamente há produção de energia em auto consumo , é capaz de não ser boa ideia se se tiver bihorario. O que se poupa pode ser rapidamente gasto se por exemplo à auto produção não for suficiente e se for necessário ir buscar energia à rede a preço mais caro.
    Será correcto?
    Concordam com este comentário: papacurvas, coisascasa
  18.  # 439

Colocado por: callinasFalam em mll e mlr, que tal usar aqs para elas proveniente do solar térmico?
    Concordam com este comentário:RogerioBarros,tozepalma

nem todas as maquinas dão....
    Concordam com este comentário: tozepalma
  19.  # 440

Atenção com o bi-horário. Cada caso é um caso, assim como cada casa tem as suas necessidades energéticas. Dito isto:

Preços actuais na EDP,
    com bi-horário 0,24€/kw periodo normal (quando poderia haver produção para auto-consumo)
    0,12€/kW em vazio (económico como eles agora chamam)

com tarifa simples 0,18€/kW

Atenção que as horas em vazio são só das 22-8H ou, das 24-07H + domingos

Não sei porque mas acho que continuo a gostar da opção produzir 500W ou 750W e pagar o resto a 0,18€...
    Concordam com este comentário: Jpires76, rjmpires

0.0916 seg. NEW