Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

Colocado por: turnip

Watts dos painéis

Podias dizer o modelo dos teus paineis?
  2.  # 642

Colocado por: coisascasa

Mas 3000W de 5000W é 60%, enquanto que no outro post estava a dizer que em 250w fazia 120w, que nem chega a 50% ;)

Pronto dá 10% a mais uma fortuna!
  3.  # 643

Colocado por: alexp

Pronto dá 10% a mais uma fortuna!

E veja lá se o maximo fica perto da potência dos painéis.
  4.  # 644

Colocado por: turnip

Quase todos os electrodomésticos tem standby de 10w-30w, se adicionar alarme, ups, cctv, router, box, frigorífico e arca facilmente atinge os 250w constantes
    Concordam com este comentário:master_chief

Falam sempre do frigorífico/arca mas estes têm um consumo inconstante.

Mas não vou desviar do tópico, acho melhor criar um tópico sobre eficiência energética em casa para troca de ideias de como poupar energia antes de pensar em colocar painéis.
    Concordam com este comentário: Sabrina
  5.  # 645

Crie lá, estamos ansiosos
  6.  # 646

Colocado por: coisascasa

Podias dizer o modelo dos teus paineis?

2x 250w - REC TwinPeak BLK
    1x Inversor Involar MAC500
  7.  # 647

Cá estou eu... chegou hoje.. tirar da caixa e por no terraço!
    So falta a tomada para ver que produção dá isto
      13239124_10207766032566922_1030462509783589122_n.jpg
  8.  # 648

Instale isso em condições e depois faça um toma ao mexia!
  9.  # 649

E painéis da LG ninguém tem? Pelo que tenho lido são dos melhores que existem, mas Secalhar não compensam os € extras.
  10.  # 650

Um sistema de seguimento solar é "quase" obrigatório para explorar correctamente o painel, chega a ser uma diferença de 66% relativamente a um sistema fixo. Não deixe de avaliar esta hipótese no sentido de aproveitar melhor a potência instalada.

Aliás, na posição em que está basta que faça umas medições durante o dia com ele fixo e verá a variação da potência disponível.
  11.  # 651

Colocado por: pedromdfUm sistema de seguimento solar é "quase" obrigatório para explorar correctamente o painel, chega a ser uma diferença de 66% relativamente a um sistema fixo. Não deixe de avaliar esta hipótese no sentido de aproveitar melhor a potência instalada.

Aliás, na posição em que está basta que faça umas medições durante o dia com ele fixo e verá a variação da potência disponível.

Mas isso é caro não? Só vejo esses sistemas rotativos em sistemas de +5000w.
  12.  # 652

O seguidor solar tipo girassol ainda é caro, mas há o seguidor solar tipo horizontal e esse não é muito caro, tipo 600 euros.
  13.  # 653

Colocado por: callinasO seguidor solar tipo girassol ainda é caro, mas há o seguidor solar tipo horizontal e esse não é muito caro, tipo 600 euros.
    Mostra?
  14.  # 654

15.  # 655

16.  # 656

O problema dos seguidores e a manutenção, além do preço de aquisição.
    Há também o problema dos mal instalados, como por exemplo o do meu vizinho, que não tem sistema de segurança horizontal para duas de vento forte.
  17.  # 657

Colocado por: pedromdfhttp://copsolar.pt/seguidor-solar/seguidor-solar-1-eixo-detail

http://www.copsolar.pt/seguidor-solar/seguidor-solar-1-eixo-8m2-detail
    Concordam com este comentário:callinas
    Agradeceram este comentário:master_chief

Pois, bem me parecia que era algo que nunca compensaria em sistemas pequenos de 1500w
  18.  # 658

Sim mas é em sistemas pequenos é que é muito importante o maior desempenho possível. Doutra forma desaparece todo o interesse económico.
    Concordam com este comentário: master_chief
  19.  # 659

Colocado por: pedromdfSim mas é em sistemas pequenos é que é muito importante o maior desempenho possível. Doutra forma desaparece todo o interesse económico.

E nos sistemas grandes não é importante o desempenho?
    Concordam com este comentário: master_chief, HelderR
  20.  # 660

txiii nao entremos por esse tipo de discussao pequenos grandes... é capaz de termos opinioes diferentes ahahahah
    Eu vou mais para o ser importante rentabilizar a produção de acordo com a carteira de cada um!

PS: hoje (e ainda nao tenho uma tomada "inteligente" para ver quando produzi) tirei ali uns valores do contador às 12h e às 19h e o gajo consumiu 1kWh. Nao dá para perceber muito acho eu... mas das outras semanas que tinha tirado a produção tinha tido uns 2/3kWh...
    sinceramente se este painel tiver produzir 1kWh durante este periodo acho demasiado bom. Em todo o caso durante este periodo estiveram ligados à grande EDP:
    - 3 frigorificos
    - 1 arca
    - 4 tv's
    - 1 torre PC

Amanhã logo vejo outra vez como isto vai ehehe Ainda tenho que ver onde vou por isto no telhado hahaha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HelderR, coisascasa

0.0341 seg. NEW