Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

verdade. o meu so tem botoes xD nada de digital
  2.  # 822

Isto é os dados que consigo obter.
    Ainda nao encontrei se isto mostra a % que é absorvida no meu consumo Versus a que tenho que comprar à EDP durante o dia

PS: dia de ****... nublado........... NUVENS SACANAS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casadepalha
      Jun. 10 22.15.jpg
  3.  # 823

master_chief tem algum sistema de baterias para guardar o excedente ou tudo o que consome a mais mete na rede?
  4.  # 824

eu gosto de pagar ao mexia o ordenado
    LOL
  5.  # 825

É amigo tou a ver :p
    Nunca ponderou colocar um sistema de baterias?
    Com esses 1000W era um mimo!
  6.  # 826

acabei de instalar isto esta semana...
    ainda nem pensei bem nessa parte confesso
    Hoje, apontei os valores do contador da EDP de manha (já depois de começar a ser produzida energia) e apontei no final do dia (quando ainda era injectada uns meros Watts) e confesso que até fiquei satisfeito.
    Gastei durante o dia da EDP 2 kWh... repito 2!!!
    Se vos elaborar uma listagem de equipamentos ligados... voces vao dizer se valeu a pena sff
    . 6 frigorificos
    . 1 arca frigorifica
    . 3 maquinas de lavar roupa efectuadas (programas de 1h)
    . esquentador inteligente que arranca com ajuda da luz até a agua quente do painel chegar
    . depois temos aqueles equipamentos de 24h dia: 1 router, 1 telefone fixo, 1 repeater, 1 access point, 1 computador secretaria ligado algumas horas hoje
    . 2h de ferro caldeira a funcionar
    . consumos baixos de sensores de movimento (nao consigo saber os reais consumos, acho que iria precisar de uma pinça para ver isso?)
    . 7 tv's em que o stand by sei que esteve ligado... algumas a funcionarem

Pronto... 2kW :P
  7.  # 827

2 kW???!!! muito bom!

6 frigoríficos!!??? Puxa...
    Concordam com este comentário: turnip, rjmpires
  8.  # 828

Mas tem algum café nas traseiras de sua casa? 6frigorificos dá pra muita mini fresca :D

Renováveis na minha opinião é sempre boa escolha! Ainda para mais com um consumo como o seu, esses compressores todos a "mamar" ainda deve ser qqr coisinha.
  9.  # 829

Colocado por: rjmpiresMas tem algum café nas traseiras de sua casa? 6frigorificos dá pra muita mini fresca :D

Renováveis na minha opinião é sempre boa escolha! Ainda para mais com um consumo como o seu, esses compressores todos a "mamar" ainda deve ser qqr coisinha.

Alojamento Local
    provavelmente umas baterias iriam ser uma opçao, mas o preço das mesmas iria implicar mais paineis para as carregar durante o dia penso eu...
    de momento é esperar mais uns meses e ver a conta da EDP
    Concordam com este comentário: rjmpires
  10.  # 830

Em caso de excesso pode direccionar o excesso de produção para algum circuito, por exemplo resistência elétrica de dó reservatório, ventilação, etc
  11.  # 831

Colocado por: callinasEm caso de excesso pode direccionar o excesso de produção para algum circuito, por exemplo resistência elétrica de dó reservatório, ventilação, etc

não tenho nada assim a jeito para redireccionar a energia

Outro dado curioso para mim (pelo menos)
    estive com a tomada inteligente na maquina de lavar com ela desligada
    2h, ela marcou 0.002 kWh

24h deverá dar 0.024kWh
    1 mês tem umas 720h ??? deve dar 17.28 kWh
    17,28kWh * 20 centimos = 3.45€ só no stand by de uma maquina de lavar?!

Isto têm alguma logica o que acabei de escrever?!
  12.  # 832

Pode ser, ou então o consumo residual medido pela tomada, não ser lá muito reall por pequeno que é.
  13.  # 833

Vai ver o erro de leitura da ficha em questão! por vezes pode ter uma leitura de qqr coisa que não seja real, ou que seja superior ao que aparece.
  14.  # 834

Ora aqui está um grafico de um dia perfeito sem nuvens! Curva bonita!
      Jun. 11 22.07.jpg
  15.  # 835

Quase parece um gráfico feito no excel :p eheh.
    Aqui perto do sítio onde moro há uns 3 daqueles com "seguidor", não sei o nome daquilo.. o teu é fixo?
  16.  # 836

infelizmente, nao por decisao minha... é fixo no telhado ya... acessivel apenas por escada ahah :( vai ser sempre uma luta ter que ir buscar a escada para ir limpar os paineis (estou a pensar fazer isto mensalmente)

Se fosse eu o ultimo a decidir, tinha sido no quinta... mas o velhote quer o quintal para semear algumas coisas.

Obviamente, que quem tiver possibilidade EU acho que um seguidor solar VALE todos os euros extra.
    Eu agora olhando para O MEU grafico, e imaginando um seguidor, a curva obvia seria muito mais larga, grossa, cheia. Assim atinge o pico às 14h e vem por ai abaixo
  17.  # 837

Colocado por: master_chiefEU acho que um seguidor solar VALE todos os euros extra.

Sem dúvida. Em vez de arredondado ficava mais quadrado. Aproveita o sol logo de manhã até ao fim da tarde. E quando ás vezes o sol se esconde nas melhores horas ...
    • eu
    • 12 junho 2016

# 838

Colocado por: master_chiefacho que um seguidor solar VALE todos os euros extra

Mas fica uma estrutura desenquadrada e feia e é um investimento grande.

Se calhar, pelo custo do seguidor solar, é melhor comprar mais alguns painéis.
    Concordam com este comentário: coisascasa
  18.  # 839

Colocado por: eu

É outra opção, painéis com várias orientações, mas desaproveita sempre os painéis quando não estão na melhor orientação.

http://copsolar.pt/seguidor-solar/seguidor-solar-1-eixo-detail
  19.  # 840

Colocado por: eu

Concordam com este comentário:coisascasa

Tem tudo a ver com o retorno. Para mim em sistemas de autoconsumo seguidores não fazem grande sentido (nem falo da questão estetica, porque são muito feios), já que se for preciso mais energia a tarde basta adicionar mais paineis com outra orientação.

No caso do Mater_chief, basta adicionar mais 2 paineis com outra orientação para aproveitar melhor o sol da parte da tarde, simples mais bonito e aposto que fica ate mais barato.
    Concordam com este comentário: eu, master_chief, rjmpires

0.2360 seg. NEW