Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 901

Colocado por: coisascasa

Além do quadro geral, tenho um quadro na cozinha, outro na garagem e outro no exterior para a bomba do furo.

A entrada de corrente é no quadro da fotografia,nao ha dúvida.
    Para saber quais os fios desligue todos os disjuntores nesse quadro menos o limitador de potência da Edp e com um busca polos veja onde há tensão.

Onde houver tensão serão nesses fios que liga os sensores.

Atenção que quando ligar os sensores deverá desligar o limitador de potência da Edp para sua segurança
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisascasa
  2.  # 902

Colocado por: turnipA entrada de corrente é no quadro da fotografia

Parece-me que a derivação das 3 fases para os vários disjuntores vem do diferencial, "limitador de potência" como lhe está a chamar.
    Nessa situação é mais difícil fazer essa ligação sem alterar a instalação eléctrica toda.
    • eu
    • 1 julho 2016

# 903

Colocado por: pedromdfAumenta o rendimento da instalação mas não altera a eficiência do painel.

Mas o seguidor também tem um custo...

Não será mais viável, em vez de montar um seguidor, instalar mais painéis ?
  3.  # 904

Colocado por: euNão será mais viável, em vez de montar um seguidor, instalar mais painéis ?

Sem fazer contas eu diria que sim, até porque dessa forma podia-se alterar a orientação e ter produção de energia de forma constante durante mais tempo.
  4.  # 905

Antes de investirem no autoconsumo solar deverão conhecer o consumo da habitação nas horas de sol (8h - 19h).

A simples leitura da factura não serve.

Idealmente a aquisição de um aparelho de leitura de consumos de ligação ao quadro é o ideal, no entanto se tirarem leituras do contador por períodos também é uma boa aproximação, por exemplo:

Leituras as
    8h
    11h
    16h
    19h

Os painéis tem produção máxima no período 11h - 16h, mais ou menos 90% do indicado nos painéis, e nos outros períodos 60%

Depois com umas continhas rapidamente chegamos aos consumos constantes e a rentabilidade do investimento.

Esta é a experiência que tenho.
    Concordam com este comentário: eu, master_chief, HelderR, tozepalma
  5.  # 906

Colocado por: coisascasaNada feito, aquele disjuntor é só para a cozinha.

Estive a ver bem a foto que colocou e se desligar todos os disjuntores à excepção do limitador de potência (selado pela Edp) vai ficar com tensão nos três parafusos onde escreveu ENTRADA.

Será nesses fios que ligará os sensores. Quais são as cores desses fios? (Preto, castanho e cinza?)
  6.  # 907

Colocado por: turnipSerá nesses fios que ligará os sensores.

A intenção é medir os consumos em funcionamento, certo?

Assim sendo é possível que tenha circuitos paralelos agarrados a essas fases.
    Ao ligar nesse ponto só vai medir o que esse disjuntor corta... a cozinha!
  7.  # 908

Colocado por: tozepalma

A intenção é medir os consumos em funcionamento, certo?

Assim sendo é possível que tenha circuitos paralelos agarrados a essas fases.
    Ao ligar nesse ponto só vai medir o que esse disjuntor corta... a cozinha!

Nao me parece que seja como diz.
    A parte debaixo dos disjuntores esta ligada com um pente e as saídas sao por cima.

Assim sendo o disjuntor trifasico corta a energia ao quadro da cozinha e os outros as restantes tomadas e pontos de luz.

Se se desligarem todos os disjuntores à excepção do limitador de potência vai haver tensao em todos os parafusos da parte debaixo
  8.  # 909

Colocado por: turnipA parte debaixo dos disjuntores esta ligada com um pente e as saídas sao por cima.

Eu vejo um pente "de neutro" em cima e um de terra em baixo. Vejo os 3 fios para o disjuntor da cozinha, com secção diferente, que vem do lado esquerdo. O resto dos fios das fases não consigo perceber de onde vêm... o dono que tente ver isso...

Também concordo que as entradas serão por baixo e sai por cima...
    Concordam com este comentário: turnip
  9.  # 910

Estou a ver que as instalações trifasicas são muito mais complicadas que as monofasicas. Desde já muito obrigado pelo vosso tempo e ajuda, amanhã já vou testar melhor.
  10.  # 911

Colocado por: callinasÀ hora de almoço , altura de máxima produção, ponho um motor de 1kw a funcionar. O motor vai arrancar com 1kw da rede ou pega nos 500kw e vai buscar o resto a rede de distribuição?

Segundo a "teoria" da eletricidade, que a eletricidade percorre o caminho mais rápido, é mais rápido dos painéis ao motor, logo vai buscar o que houver aos painéis e o resto a rede..
  11.  # 912

Colocado por: turnip

Estive a ver bem a foto que colocou e se desligar todos os disjuntores à excepção do limitador de potência (selado pela Edp) vai ficar com tensão nos três parafusos onde escreveu ENTRADA.

Será nesses fios que ligará os sensores. Quais são as cores desses fios? (Preto, castanho e cinza?)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:coisascasa

São 2 fios castanhos e 1 preto. Estes 3 fios são muito mais largos que os outros.
  12.  # 913

Colocado por: coisascasa

São 2 fios castanhos e 1 preto. Estes 3 fios são muito mais largos que os outros.

Já fez mais testes? Chegou a alguma conclusão?
  13.  # 914

Estou a pensar ampliar o meu sistema de autoconsumo solar de 500w, já que 98% da produção solar está a ser consumida (durante as horas de sol).

Alguém conhece um local onde possa comprar um anemometro que faça registo da velocidade média, máxima e mínima e que seja de fluxo horizontal? (até aos 50€)

Pretendo estudar a velocidade do vento na minha zona para perceber se o investimento numa mini eólica (500w) será rentável. Outra hipótese será alugar o equipamento durante pelo menos 1 mes
  14.  # 915

E como andam as produções com este Sol fantástico?
  15.  # 916

O calor não ajuda à produção.
    Concordam com este comentário: pedromdf
  16.  # 917

O calor diminui o rendimento dos painéis solares.
    Para terem uma ideia da influência do calor no rendimento
      12.png
  17.  # 918

Relativamente à geração solar, os meus 500w em painéis estão a gerar uma média de 3,22 kWh no mês de Julho, dos quais 4% são injectados na rede.

De 1 a 21 Julho produzi 67,56 kWh e injectei na rede 2,85 kWh.
      22.png
  18.  # 919

Nestes meses poupa 30€ limpinhos...
  19.  # 920

Pelas minhas contas ronda os 20€/mês.

Totais desde 15 Fevereiro a Junho 2016:
      32.png

0.2280 seg. NEW