Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 2 setembro 2016

# 941

Colocado por: turnip
    O investimento ficará pago ao final de menos de 5 anos

Se for assim, de facto vale a pena investir...
  1.  # 942

Sim vale sempre a pena, a não ser que se tenha o azar de algum painel avariar.
  2.  # 943

Têm garantia de pelo menos 10 anos.
    Pelo menos os que conheço.
  3.  # 944

Contra chuva, granizo e vento?
  4.  # 945

Para fenómenos atmosféricos, fiz seguro.
  5.  # 946

Quanto lhe fica o seguro?
  6.  # 947

Mais 20€ no seguro da casa.
    •  
      TomP
    • 14 setembro 2016

# 948

Colocado por: turnipNeste momento já amortizei praticamente 100€ ao investimento ao final de 6 meses.

Estou com um geração liquida na ordem dos 15€/mês, no entanto com o aproximar do Outono/Inverno julgo que a média baixara para valores de 13€/mês, o que dá uma poupança aproximada de 156€/anuais.

O investimento ficará pago ao final de menos de 5 anos. De notar que tenho o sistema optimizado pelo que 98% da geração diária é consumida pela habitação (incluíndo os picos de produção de 400w - 450w)
    Concordam com este comentário:alexp
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

E quanto estas a pagar agora na factura da luz???
  7.  # 949

Colocado por: TomP

E quanto estas a pagar agora na factura da luz???

Sinceramente tenho um bocado de dificuldade em fazer esse exercício. Porquê? Porque nos últimos 80 anos nunca houve tanto calor...logo os AC's bombam mais!

Mas mesmo com esse facto, verifico que a conta mensal (sem estimativa) não aumentou e ate diminuiu um bocado.
    Pago entre 110€-160€ por mês
    •  
      TomP
    • 18 setembro 2016 editado

# 950

Já alguém teve algum problema na caixa que leva o Cartão GSM que se mete ao pé do contador da luz???

Esta ficou assim.

Agora a empresa que montou o sistema quer 400euros para arranjar. e a EDP deixou de receber dados e diz que a culpa não e deles.
      14389797_1745758828773810_1317052809_n.jpg
      12380253_1745758788773814_1130802592_n.jpg
    •  
      TomP
    • 2 outubro 2016

# 951

Preciso da vossa ajuda, alguém sabe onde encontro esta peça :
      14569857_1759874950695531_1842735734_n.jpg
  8.  # 952

Que dados deveria a EDP receber?
    •  
      TomP
    • 2 outubro 2016

# 953

Colocado por: callinasQue dados deveria a EDP receber?

O que estou a injectar na rede
  9.  # 954

Colocado por: master_chiefA ENAT, empresa que instalou, diz que a SMA (quem produziu o inversor) é que me deve ajudar a configurar os equipamentos
    actuação tipica da ENAT, para vender são os maiores deste mundo e arredores, para configurar e optimizar é com os fabricantes, e não é só no auto consumo.
    Concordam com este comentário: Filipe1983
  10.  # 955

Colocado por: TomPPreciso da vossa ajuda, alguém sabe onde encontro esta peça :
      14569857_1759874950695531_1842735734_n.jpg

Va ao site novaenergia eles tem la uma seccao so a falar de venda a rede.
  11.  # 956

Colocado por: jorgealvesactuação tipica da ENAT, para vender são os maiores deste mundo e arredores, para configurar e optimizar é com os fabricantes, e não é só no auto consumo.

Pois... mais valia ter comprado logo com a SMA LOLOLOLOL

Ainda ontem estive eu com os meus parcos e poucos conhecimentos a tentar reconectar o inversor à rede wifi... umas 2 a 3h em cima do telhado com o portatil a fazer tentativas e a ver os passarinhos a voar xD
    é a vida
  12.  # 957

Para a malta curiosa ou que nem quer saber nada disto pro cacete ficam ai umas estatisticas minhas oh cambada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
      Oct. 15 21.26.jpg
  13.  # 958

Deixo mais uma cena e tal pra voces malta porreira

as facturas cá do nabo :P

se nao fosse os pequenos stress's que tem existido com o inversor que por vezes nao me deixa acompanhar diariamente se está a produzir ou não dassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril, tozepalma
      Oct. 15 22.02.jpg
  14.  # 959

Colocado por: master_chiefDeixo mais uma cena e tal pra voces malta porreira

as facturas cá do nabo :P

se nao fosse os pequenos stress's que tem existido com o inversor que por vezes nao me deixa acompanhar diariamente se está a produzir ou não dassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tozepalma
      Oct. 15 22.02.jpg

Isso não quer dizer nada, cada casa e cada família tem os seus consumos. É importante que consuma a maior parte do que produz...
    Concordam com este comentário: jorgealves, master_chief
    •  
      skypt
    • 19 outubro 2016

# 960

Olá,

Para se ter uma boa ideia dos consumos numa habitação, recomendo o aparelho de leitura de consumos da Cloogy ( http://www.cloogy.com/pt/apresentação/ ).

Regra geral, qq painel solar, dará menos 1/6 face a potência anunciada, mesmo em condições ideais.

Para quem tiver (muito) jeito para a bricolage, existem muitos projetos válidos, para fazer "seguidores solares" para os painéis, a preços muito interessantes.

Geradores eólicos (http://autoconsumoportugal.pt/index.php?id_category=21&controller=category ), ainda estão muito caros...

@Maste_Chef
    Os cabos de entrada do seu seu quadro eléctrico trifásico, devem estar muito provavelmente, no lado esquerdo do quadro (o tal, estranhamente, selado).

Até já...

0.2517 seg. NEW