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  1.  # 1

    O mesmo por aqui.
  2.  # 2

    nesses valores é quando a resistencia só liga a X horas ?
    ou seja só podem tomar banho aquelas horas senão não há agua quente?
  3.  # 3

    Colocado por: eu
    Continuo a achar muito estranho esse valor.

    Aqui em casa, temos um sistema solar de 300 litros. Nos meses em que praticamente não há sol, gasto no máximo dos máximos 40 euros em eletricidade de apoio (medido com um contador).
    Concordam com este comentário:callinas


    Está a comparar alhos com bugalhos. Um termofisão mesmo num dia nublado de chuva consegue ir buscar qualquer coisa aos parcos raios de Sol. O meu não tem painel, 100% da energia provém da resistência elétrica.

    Se o seu depósito tem 300 litros, se a temperatura da água a frio for 15 graus e você o aquecer até 55 graus, significa que você vai gastar:

    1,17 x 300 x (55 - 15) = 10530 Watts

    Mesmo num dia super nublado, mais de metade destes watts proveem do sol
  4.  # 4

    Colocado por: Flaviano742
    Boas, 4.6kw.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sabrina

    A potência contratada é 4,6 kVA, em kW dá menos.
  5.  # 5

    Colocado por: marcoaraujo

    Está a comparar alhos com bugalhos. Um termofisão mesmo num dia nublado de chuva consegue ir buscar qualquer coisa aos parcos raios de Sol. O meu não tem painel, 100% da energia provém da resistência elétrica.

    Se o seu depósito tem 300 litros, se a temperatura da água a frio for 15 graus e você o aquecer até 55 graus, significa que você vai gastar:

    1,17 x 300 x (55 - 15) = 10530 Watts

    Mesmo num dia super nublado, mais de metade destes watts proveem do sol


    É tudo muito relativo.

    1º, A agua dentro do termossifão, ou termoacumulador praticamente nunca estão nos 15º, primeiro pq a agua que estava a 15º permutou com a agua que estava a temperatura um pouco superior.

    2º Nunca se aquece a totalidade dos 300 litros aos 55º, só se fosse maluco. desperdício de tempo e dinheiro, o ideal é que quando a agua esteja quente para o banho a mesma já pode ser desligada, no meu caso é perceptível o aumento de pressão na agua devido o aumento de temperatura), tudo o que for acima disso é dinheiro jogado fora.

    3º Como se trata de um circuito fechado e este estando sujeito a um aumento de pressão devido ao aumento de temperatura, neste caso o tempo até chegar a temperatura de setpoint final é menor, pois como todos sabem sob pressão a agua aquece mais rapidamente..

    Relativamente sobre os 4.6 Kw, tem toda a razão., São 4.6Kva. obrigado.
    Concordam com este comentário: eu, callinas
    • eu
    • 9 fevereiro 2016 editado

     # 6

    Colocado por: marcoaraujoUm termofisão mesmo num dia nublado de chuva consegue ir buscar qualquer coisa aos parcos raios de Sol

    O meu sistema solar não é desses milagrosos que aquecem água até com chuva... eu consulto as estatísticas, e nos piores meses de inverno, por vezes o sistema solar nem 20 horas por mês funciona...

    Colocado por: marcoaraujoSe o seu depósito tem 300 litros, se a temperatura da água a frio for 15 graus e você o aquecer até 55 graus, significa que você vai gastar

    A resistência elétrica não aquece os 300 litros de água, e a água que é aquecida não está a 15 graus, mas sim a temperaturas bem mais elevadas. Se os banhos do dia anterior forem rápidos, a temperatura da água na zona da resistência pode ser ainda superior a 45 graus.

    Não se esqueça que 4 duches normais não gastam 300 litros de água!

    A sua matemática está correta, os pressupostos é que estão errados.
  6.  # 7

    Não vale a pena bater no ceguinho, houve alguns malucos que ainda se dao ao trabalho de colocar um contador de energia na resistência e partilharam consumos. Afinal a teoria vale mais que a prática, ainda que uma teoria que não entra com todas as permissas.
  7.  # 8

    Boa noite,

    Sou novo no forum.

    Vivo numa moradia onde já existia uma caldeira a gasóleo que fazia AQS (com amuluador) e Aquecimento Central por radiadores.

    Há 2 anos coloquei um ar condicionado multisplit com 4 cassetes, e resolvi a questão aquecimento e arrefecimento. No Inverno o sistema ligado 14/dia na sala/cozinha e algumas horas nos quartos gasta aprox. € 180/mês. No verão muito pouco, talvez menos de € 50.

    Uma vez que a caldeira já só era usada para AQS, e somos 4 pessoas (2 adultos e 2 bebes) com perspetivas de sermos 6 ou 7, estou agora a pensar desistir da caldeira a gasóleo pois dentro de 2 meses terei que reabastecer e serão mais de € 1.000.

    Após muita pesquisa, estou indeciso entre:

    1) painel solar, aparentemente o mais comum são 300 litros, com esquentador a gás de apoio (tenho gás natural na moradia).

    2) bomba de calor com depósito 300 litros.

    Em principio estou mais inclinado para a bomba de calor, pois aparentemente para elevados consumos parece-me que compensará mais. Contudo tenho dificuldade em decidir pois para painel solar não encontro na internet relatos de utilização em familias numerosas. Para além disso, sendo os consumos elevados, tenho receio que o sistema de apoio (esquentador gás) venha a ter muito uso, deixando de compensar relativamente à bomba de calor com COP médio talvez de 3,5.

    Também presuponho que com a bomba de calor o uso de agua quente não reduza tanto o caudal na rede como no caso do esquentador.

    Em termos de bombas de calor, vi da ROCA e ARISTON. Alguém tem sugestões?

    Por ultimo, também recebi proposta para painel solar (através do protocolo DECO), aprox. €2.300 para 1kW. Contudo, sendo prevista a amortização a 8-10 anos, estou inclinado para aguardar pois talvez daqui a 5 anos os paineis sejam mais económicos e mais eficientes.

    Agradeço a ajuda que todos possam prestar, relativamente aos painéis solares para AQS, nomeadamente os conumos no Inverno e quantas pessoas usam os sistemas de 300litros.

    Cumprimentos,
    •  
      TomP
    • 20 fevereiro 2016

     # 9

    Já alguém tentou ligar a resistência electrica a energia solar ou eólica ????
  8.  # 10

    Colocado por: TomPJá alguém tentou ligar a resistência electrica a energia solar ou eólica ????

    Directo não deve dar... mas se tiver uma bateria de acumuladores com capacidade suficiente e o inversor... não deve haver problemas ;)
  9.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    Directo não deve dar... mas se tiver uma bateria de acumuladores com capacidade suficiente e o inversor... não deve haver problemas ;)


    Não percebo um rabo de electricidade, mas se o sistema fotovoltaico conseguir suportar a resistência de 1.5 kW, não vejo porque não, não é obrigatório ter baterias, pode ser autoconsumo instantâneo e nesse caso até fica com um funcionamento similar ao solar térmico tradicional: há sol, o fotovoltaico fornece energia à resistência e aquece a água. Parece-me é que para isto funcionar fica mais cara a instalação que num solar térmico normal em termossifão.
  10.  # 12

    Colocado por: TomPJá alguém tentou ligar a resistência electrica a energia solar ou eólica ????


    Boas...

    TomP, vou tentar explicar a tua questão...

    Desde já peço desculpa por não ter lido o tópico desde principio, mas acabei por chegar aqui a este tema na pesquisa de outro tema ( limpar fungos bolor)

    Mas vamos ao verdadeiro tema.

    TomP, quanto a situação de ligar uma resistência a uma Eólica ou a painéis fotovoltaicos é possível, mas depende de que resistência estás a falar.. Para qual a sua finalidade!?!?!?

    Mas adivinhando um pouco, se for para ligar a resistência de aquecimento de aguas logo estamos a falar numa resistência de 1000W a 2500W ou 3000W, o que quer dizer que é preciso ter igual ou superior em potencia de painéis fotovoltaicos ou gerador eólico.

    Na questão do gerador eólico, até seria o mais viável, mas para isso o gerador tem de trabalhar bem, e para ele trabalhar é preciso muito vento e constante, do tipo 12 m/s (43,2 Km/h) exemplo: para uma resistência de 1500W o ideal seria um gerador de 2000W a 2500W.

    Mas sem alongar mais este tema eólico, devo dizer se for para aquecimento de aguas fica muito mais em conta um sistema AQS mesmo em circuito forçado.

    Na questão dos painéis fotovoltaicos é quase a mesma coisa, para uma resistência de 1500W seriam necessários 6 ou mais painéis mais inversor de corrente para 220V, com agravante de ter o seu potencial durante 3 horas , no caso de serem aplicados num seguidor ai a rentabilidade aumenta, e que também pode ser compensado por um banco de baterias.
    Mas lá está mais uma vez o valor a disparar e volta a compensar o sistema AQS.

    Agora se tens muitos painéis fotovoltaicos e não sabes o que lhe fazer ai sim, há que aproveitar ao máximo o potencial dos fotovoltaicos, mas se vais ter de os comparar para essa finalidade, esquece.

    Atenção falo por experiência própria, tenho um sistema de auto-consumo de 2500W rotativo com um banco de baterias de 1000 amperes, também tenho um sitema AQS forçado, que já funciona a muito tempo se consumir ponta de electricidade, é alimentado por painel industrial AQS Solar térmico e a Biomassa Sólida.

    Podem ver neste link https://youtu.be/sX6RXhJaejE?t=10 o meu sistema fotovoltaico
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, TomP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TomP
    • argo
    • 21 fevereiro 2016

     # 13

    Podes ligar directo sem inversores, a resistência também funciona com corrente contínua.
  11.  # 14

    Quantos kWh consomem os seguidores? Compensam o investimento?
  12.  # 15

    tostex
    Quantos kWh consomem os seguidores? Compensam o investimento?


    Depende do seguidor, o meu foi feito por mim e tem motores a 12V e 24V, no meu caso compensa e muito.
    Os motores só trabalham de X em X tempo e é coisa de segundos.
    • eu
    • 26 fevereiro 2016

     # 16

    Colocado por: Esteves_nagraDepende do seguidor, o meu foi feito por mim e tem motores a 12V e 24V, no meu caso compensa e muito.
    Os motores só trabalham de X em X tempo e é coisa de segundos.

    A estrutura tem que ser robusta para aguentar o vento. Como fez a estrutura? Pode colocar aqui fotos?
    Concordam com este comentário: cerbeira
  13.  # 17

    Colocado por: eu
    A estrutura tem que ser robusta para aguentar o vento. Como fez a estrutura? Pode colocar aqui fotos?
    Concordam com este comentário:cerbeira


    Sim a estrutura é robusta, já passaram 2 Invernos e um deles bem ventosos e portou-se bem.

    Foi feito por mim de raiz, tem 2 eixos, tem seguidor solar, tem anemometro, que é o mais importante, a função do anemometro é fazer com que os painéis fiquem na horizontal em dia de muito vento, está calibrado para se proteger aos 50 Km hora.

    Mas vou tentar deixar aqui umas fotos da montagem e onde ser vê o anemometro e o seguidor solar.

    Mas neste video dá quase para ver tudo https://youtu.be/sX6RXhJaejE?t=16

    Mas ficam algumas fotos.

    Seguidor00





    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, treker666, thekillerpt
      DSC_0539.jpg
    • eu
    • 4 março 2016

     # 18

    Muito bom!
  14.  # 19

    espetacular!
  15.  # 20

    Bem hoje descobri que a EDP trocou o meu contador. Só posso assumir que o fizeram por eu ter feito a mera comunicação prévia. Antes tinha dos contadores que contava o excedente como consumo. Agora instalaram um sagemcom cx 1000-6S. E só soube que o tinham trocado porque deixaram na caixa do correio um panfleto com a informação da inovgrid EDP box (guia de utilização). Este contador faz a leitura remotamente e permite tambem, remotamente alterações de potência, tarifário.

    Bem agora só falta os € para instalar os painéis que reduza a 0 os meus consumos em casa que andam na casa dos 200w constantes.
 
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