Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Comprei uma casa, no qual a luz estava constantemente a ir a baixo,vindo a verificar que a estalação não tem fio
    terra,de nada fui alertado, tanto pela imobiliaria como pelo antigo propietario...
    Na entrega dos documentos falta a planta e projecto de construção...
    O que me aconcelham a fazer?

    andmeira
  2.  # 2

    A casa tem quantos anos?
  3.  # 3

    Se a luz vai abaixo, certamente não será por falta do fio de terra.
    Se me dissesse que apanhava choques em determinados electrodomésticos (frigorífico, MLR MLL), até percebia que seria a falta do fio de terra.

    Se a casa tiver uns 40 ou 50 anos, é possível não ter o fio de terra a passar pelo quadro eléctrico, mas por norma esse problema era contornado (antigamente), com a ligação de um fio a uma torneira que por sua vez estava ligada á canalização (galvanizado), e esta como estava enterrada no exterior da casa ligada á rede, fazia esse serviço.

    O problema é que com a mudança das canalizações (na rua) de ferro para polietileno (plástico), essa terra deixa de funcionar, e com a mudança das canalizações nos interiores das habitações para PPR; Multipex; Pex etc. deixa de ser viável ligar aí a terra, sendo o proprietário obrigado a colocar um eléctrodo de terra e fazer a respectiva ligação ao quadro eléctrico, e a sua consequente alteração.
    Isto porque casas com 50 anos e instalação eléctrica antiga, os fios das tomadas eram de 1.5 (hoje é obrigatório 2.5) a iluminação era 1 (hoje é 1.5), etc.

    Quanto á obrigação de quem vendeu de ter de colocar terra ou não, acho que não se põe, porque ele vendeu-lhe um imóvel que você préviamente viu, se desconhecia esse facto, o vendedor não é obrigado a falar-lhe dele a menos que você lhe pergunte, e muito menos era obrigado a colocar a terra, quanto mais se você tivesse perguntado e exigido a casa com a terra, o vendedor ou colocava para lhe vender a casa, ou então não colocava e você só comprava se quisesse.

    Cumps
  4.  # 4

    A casa tem 5 anos de construção , mas o problema é mesmo a falta da planta e projecto .
    Sera que eu é que tenho que arcar com os custos
    Comprei à 9 meses...



    Andmeira
  5.  # 5

    Caro/a Andmeira
    desculpe a pergunta, a casa não têm projecto e planta de quê ???
  6.  # 6

    A casa tem licença de habitação ??? pagou com credito ou a pronto ???? desculpe as perguntas, mas como fez a escritura sem as respectivas licenças ??'
  7.  # 7

    A sua «casa» é uma moradia ou um apartamento?
    Se for uma moradia, mesmo que perfeitamente legal, o mais certo é não haver projecto de electricidade, mas apenas uma ficha electrotécnica.

    A casa tem Licença de Utilização? É que quem lhe fez essa instalação sem fio de terra, era um verdadeiro artista. E os técnicos da entidade certificadora deviam estar muito di$traído$...

    Se o seu problema é o projecto de CONSTRUÇÃO (embora pouco tenha a ver com a ELECTRICIDADE), porque é que não vai à Câmara (fazer o que devia ter feito ANTES de comprar a casa) requerer uma cópia de todo o processo de licenciamento da obra?
  8.  # 8

    O quadro eléctrico dispara em que circunstâncias?
    que potência tem instalada?
  9.  # 9

    Não tem projecto nem planta de construção...
    Desculpem a minha ignorancia..

    ANDMEIRA
  10.  # 10

    Então està ilegal !!!!
  11.  # 11

    E se está ilegal, quem vai agora têr de legalizar, ou seja se conseguir, ou seja têr de arcar com as despesas, é você!!
  12.  # 12

    Cara Andmeira,

    Diga por favor como conseguiu escriturar a casa?
    Como tem a certeza que nao tem fio de terra e/ou que o problema não está na potência contratada?
    Cumprimentos,
  13.  # 13

    Vamos por partes....

    1ª é uma moradia ou apartaemnto?
    se for moradia é normal que nºao tenho projecto electrico mas tem de ter uma ficha electrotecnica e as plantas da casa, se for aaprtamento tem que ter projecto, vá à Câmara da sua residencia e tire copias do projecto aprovado.

    2º queixe-se a quem a vendeu!

    3º Tem os certificados da Certiel, referente à aprovação da instalação electrica porque sem eles não poderia pedir o contador para o apartamento/moraida, a não ser que esteja ainda com contador de obras

    4ª Lincença de habitabilidade passado pela câmara?
  14.  # 14

    Colocado por: kleversontroco a fiaçao toda com bom preço se for na zona de lisboa a verdade vai ser uma so vc vai andar a tras do responsavel por isso e nao vai mais encontrar porisso troque os fios todos da casa se quiser faça por partes nao fica tao caro e sua casa mais segura 918215549
    Este senhor é fã do Saramago? :-)
 
0.0171 seg. NEW