Iniciar sessão ou registar-se
    • srma
    • 20 março 2009

     # 1

    Boa noite,

    Estou a considerar a hipótese de comprar uma casa que apesar de não estar em ruinas precisa de obras profundas de remodelação e recuperação (telhado, canalizações, rede eléctrica, pavimentos, revestimento de fachada, caixilharias e arranjos exteriores). A minha dúvida é a seguinte, junto dos bancos neste momento consegue-se obter financiamento para aquisição e recuperação. Caso o credito venha a ser aprovado, como é que tudo se processa? Alguem sabe quais os bancos que estão mais abertos a este tipo de solução? Obrigada
  1.  # 2

    ninguem ajudou aqui srma, eu de bancos não percebo muito, mas de certeza que há bancos abertos a créditos desses, só posso contar do caso de uma cliente que há cerca de meio ano se não estou em erro, recorreu à caixa geral de depósitos e não teve problemas e é para uma recuperação também, exactamente nesses moldes aquisição e recuperação.
    gostava de ajudar mais mas eu de bancos não vou lá :)
    ver se alguem ajuda mais
    •  
      FD
    • 19 junho 2009

     # 3

    Colocado por: srmaCaso o credito venha a ser aprovado, como é que tudo se processa? Alguem sabe quais os bancos que estão mais abertos a este tipo de solução?

    Neste caso, podem existir dois tipos de crédito:
    -> crédito consumo/diversos/multi-opções/multi-funções, etc.
    -> crédito para obras com hipoteca

    Como já expliquei em tempos, os bancos emprestam dinheiro com base numa de avaliação de risco.
    Se for à Cofidis ou algo que o valha desse tipo, pode pedir uma pipa de massa com uma taxa de juro elevada, qualquer coisa entre os 15% e 30%.

    No entanto, se o risco baixar, também baixa a taxa de juro. E como é que este risco pode baixar? Fazendo uma hipoteca, da mesma forma que faz quando compra a casa.
    Ou seja, a melhor solução para um crédito deste tipo é sempre fazer um crédito com hipoteca, seja qual for o nome comercial do mesmo.
    A ideia será conseguir o dinheiro para comprar e para as obras, com a mesma taxa de juro, sendo que no final, a casa deverá ficar a valer o mesmo no mercado.
    Com estes pressupostos, penso que nenhum banco lhe recusará o crédito, considerando como é lógico, que apresenta um perfil pessoal financeiro sem risco.
    • srma
    • 19 junho 2009

     # 4

    Obrigada a ambos pela ajuda, entretanto a minha dúvida na altura que iniciei esta discussão era basicamente perceber se exista algum banco no mercado que neste momento esteja mais orientado (ou não coloque demasiados entraves) para crédito hipotecário de imoveis sujeitos a recuperação (e neste momento porque como se sabe a concessão de crédito está dificultada pelas razões que se sabem)! Sabendo como é que funcionam os normais creditos à construção, não sabia se no caso de recuperação de imóveis o sistema funcionaria da mesma forma (pelos vistos sim). Entretanto já contactei o meu banco e já obtive mais informações sobre o processo de aprovação deste tipo de créditos. Recentemente apaixonei-me por uma casita no Porto (num tipico bairro operario) e sinto-me tentada a comprá-la, mas entre valor de aquisição, projectos, obras e derrapagens (e a casa está mesmo em muito estado) ando a ver se isto é paixão passageira ... pode ser que passe, porque se nao fôr tenho a certeza que me vou meter em trabalhos (e despesas) até ter conseguir atingir o objectivo.
  2.  # 5

    Tenha atenção que os banco vão dar o valor da habitação, sendo este valor avaliado por eles...

    Mas tudo depende sempre da sua taxa de esforço.
 
0.0107 seg. NEW