Iniciar sessão ou registar-se
    • jcab
    • 18 janeiro 2015

     # 1

    Boas,

    Comprei uma moradia antiga de 1965. Esta ainda está no seu estado original. É em Olivais Sul, em Lisboa.
    Não tem nenhum problema de humidade na parede.

    Ora, vou remodelar completamente esta moradia e não queria que tivesse problemas futuros de humidade nas paredes.
    O que tenho de ter em conta na remodelação?

    O tecto vai sofrer um isolamento térmico e eventualmente vou reaproveitar o sotão.
    Vão ser colocadas janelas novas com corte térmico.

    Deduzo que as paredes exteriores não tenham isolamento térmico, devido à idade do imóvel (também não sei se é possível verificar a existência de isolamento térmico numa parede).
    Portanto estas paredes também terão que sofrer uma espécie de isolamento térmico. Mas não sei de que espécie.
    Já ouvi falar do ETICS, mas acho caro, para além de achar frágil e de ter cuidados específicos.
    Não percebo nada do assunto, mas quando se remodelam as paredes exteriores, há outros tipos de isolamentos térmicos que se possa fazer às paredes exteriores?
    E o mais importante: isso evita com que os problemas de humidade apareçam?

    Sim, sei que temos de manter a temperatura interior o mais contante possível, através de um sistema de aquecimento (não sei ainda qual será, mas eventualmente será ar condicionado).
    E o isolamento térmico das paredes exteriores vai fazer com que haja um diferencial de temperatura menor em relação ao exterior.

    Sim, sei que a casa terá que estar arejada, mas queria evitar isto o mais possível.
    Aliás, não me faz nenhum sentido estar no inverno com temperaturas exteriores baixissimas e ter que abrir janelas...

    Já estive algum tempo na Alemanha e na Alemanha não se abre janelas para arrejar e não há nenhum problema de humidade nas paredes.
    O que têm as moradias na Alemanha diferente das nossas?

    Que tipo de remodelação então terei de fazer, que terei de ter em conta para evitar humidades?

    Qualquer dica/comentário é bemvindo.

    Muito obrigado antecipadamente!
    • jcab
    • 18 janeiro 2015 editado

     # 2

    Obrigado pela resposta.

    Se está a referir-se a problemas de condensações no interior derivados da falta de isolamento térmico, sim resolve definitivamente.

    Não há problemas de infiltrações.
    Estou a referir-me mesmo à condensação de interior. Em que não tenciono abrir janelas para arrejar. Daí ter mencionado o exemplo da Alemanha.

    Eu mencionei o ETICS como exemplo de isolamento térmico. Isolamento este que é feito pelo exterior.
    A resposta relativamente ao custo/benefício/resistência do ETICS tem de ser uma opinião imparcial. Claro está que quem tem o nome "Etics", esteja mais virado a falar únicamente bem do ETICS :)

    Claro está que também a solução de isolamento interior é uma opção. Não estou nada familiarizado com estas coisas.
    Que tipos de isolamentos térmicos interiores há?
    Quais os custos?
    Não é simplesmente descascar um pouco a parede da parte interior, e colocar um material extra, de maneira a tornar a parede mais grossa?

    Irei contactar uma empresa de remodelação de moradias do tipo "chave na mão" e estou a tentar ver que escolhas há no mercado.
  1.  # 3

    Jcab,

    Se não tenciona abrir janelas para ventilar os espaços interiores, seria boa ideia colocar um sistema de Ventilação Mecânica com recuperação de calor (bastante usado no norte da Europa).

    Como sistema de isolamento num caso de recuperação preferia sem dúvidas um Etics por eliminar com maior eficácia as pontes térmicas existentes.

    Boas obras
 
0.0086 seg. NEW