Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Aqui vão fotos do meu tecto em madeira pintado com cal e cola branca .8partes de cal e uma parte de cola branca para madeira.
      tecto caiado 001.jpg
  2.  # 22

    mais uma foto do mesmo tecto
      tecto caiado 002.jpg
  3.  # 23

    A cola branca funcina com fixador para a cal.mas atenção,vai sempre dexar uma marca de cal quando se toca.Mas a cal é asim mesmo.Em contrapartida fica com uma bonito branco acetinado.
    Com os anos fica um pouco deslavado,como as calças de ganga.Aí é que está o charme.É preciso gostar...
  4.  # 24

    Pois... eu também tenho uma prima que tem a mania de armar em arquitecta (para decoradora de "interiores" ela até tem muito jeito) que quis que as paredes exteriores de uma casa em Sintra ficassem pintadas de «rosa velho», com um ar deslavado, antigo, pintadas com pouca tinta...
    No ano seguinte as paredes estavam verdes ! :-))
  5.  # 25

    Na realidade,e para desespero dos vendedores de tinta,esta tecnica tem 500anos...basta ir á andaluzia,ou mais perto,ao nosso alentejo...duvido que estejam verdes as casinhas regionais alentejanas.
    A minha,as paredes exteriores foram pintadas ás 6 anos e ainda nao enverdeceram.
    Por isso estou a usar a mesma tecnica no interior.
  6.  # 26

    casa com pedras caiadas
      da Libanea 032.jpg
  7.  # 27

    caro francisco bernardo,
    Eu não sou vendedor de tintas. Ao contrário. Sou dos que desespera com as facturas que me aparecem das (quantidades de) tintas que compro todos os anos :-)

    Um tipo está sempre a aprender!! Não fazia ideia que já existia cola branca para madeira há 500 anos. (deve ser por isso que as caravelas portuguesas eram mais resistentes que os barcos dos outros países. Nas caravelas portuguesas, os mastros eram colados ao convés com cola de contacto!) ;-)

    No nosso Alentejo, as casas caiadas não têm um aspecto deslavado, não. Têm um aspecto radioso, em que quase se sente a espessura de "tinta" aplicada.

    Acho muito engraçado quando um tipo todo vestido de preto se encosta a um muro caiado e sai de lá que nem uma zebra. :-)

    Por outro lado, toda a gente sabe que essas casas caiadas precisam uma "manutençãozinha" anual (se eu tivesse de pintar o meu prédio - que tem quase 70m de altura - todos os anos, preferia ir viver para o Ritz). Ou isso também deixou de se fazer há 500 anos, e eu não dei por ela? ;-)

    Muito provavelmente a sua casa ainda não ficou verde porque não é em Sintra nem nada que se pareça. (Sintra é aquela terra simpática em que, se você deixar à noite no lava-louça uma chávena com um bocadinho de café, na manhã seguinte tem lá um montão de bolor). :-)
  8.  # 28

    Amigo Luis,é verdade que estamos sempre a aprender!
    Por acaso até ja existia cola branca ou cola de madeira,(que nao seria branca ,mas de tons claros) á 500anos ou mais.Era feita com resinas naturais,a saber ,resina de cerejeira ou de amendoeira.A cola branca actual é feita de resinas sintecticas ,mas com a mesma finalidade e aplicada do mesmo modo.
    Mas vamos aos factos:
    A cal tradicional antiga é feita com sabão,cola de madeira,ou cola antiga e cal .
    Se substituirmos a cola tradicional pela cola sintectica apenas aumentamos a qualidade na aderencia.
    Quanto aos barcos que o senhor pretende que sejam colados com cola de contacto,nao vejo a relação...Mas mesmo aí não teria razão porque as antigas caravelas tambem levavam cola á base de pez,para calafetar,na jução das madeiras.
    Para acabar deixe-me so dixzer-lhe que lamento que nao possa pintar o seu predio de 70 metros.
    A minha casa ja esta caiada á 6 anos e ainda nao a voltei a pintar,mas tenho a certeza que isso me tratrá alguma realização pessoal quando o fizer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  9.  # 29

    Amigo F.Bernardo
    Obrigado pelas explicações.
    Colocado por: francisco bernardoantigas caravelas tambem levavam cola á base de pez,para calafetar,na jução das madeiras.
    A isso não se chama «cola», mas sim «flitecôte» (que, como todos sabemos, quer dizer «casaco da frota») :-)

    Colocado por: francisco bernardo...lamento que nao possa pintar o seu predio de 70 metros.
    Eu não tenho vertigens. O prédio é que está todo revestido a mosaico! :-)
 
0.0090 seg. NEW