Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há uns anos tinha uns problemas de condensação dentro de um roupeiro embutido, roupeiro esse cujas costas confinam com uma parede exterior.

Esse roupeiro ganhava muitos bolores (e ainda não está resolvido, continuam a aparecer cheiros). Eu colocava no seu interior daqueles pacotes de desumidificação tipo "Humidry" e aquilo saturava rapidamente. Se passasse os dedos nas paredes interiores do roupeiro até tinha uma sensação pegajosa de tal humidade.

Decidi sacar o roupeiro fora e dar-lhe tratamento. O roupeiro é de aglomerado revestido a melamina. Dei-lhe boa limpeza com lixívia por dentro e por fora. Em todas as zonas em que havia aglomerado exposto (cortes) cobri com esmalte sintético para o bicho não lhe pegar.

Para colocar o roupeiro no sítio, pedi a um carpinteiro para fazer o serviço, e disse-lhe que queria que colocasse isolamento para evitar estes bolores, com o que ele concordou.

Fiquei parvo com o isolamento: uma lâmina de esponja densa (aí uns 3 ou 4 mm de espessura) fixada na parte superior do roupeiro e que desce pelas costas deste livremente, isto é, sem qualquer fixação (fica "ao pendurão"). Apesar de achar a solução estranhíssima, a verdade é que na momento não tinha argumentos.

Pergunta: isto é mesmo assim ou fui comido por parvo?
  2.  # 2

Melhora .. mas não vai fazer milagres. Pode ser o suficiente ou não. ( normalmente não é suficiente)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasMelhora .. mas não vai fazer milagres. Pode ser o suficiente ou não. ( normalmente não é suficiente)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII

Mas é prática corrente?

Na minha humilde opinião deveria ter sido revestido a toda a volta, caso contrário não isola coisa nenhuma. Correcto?
  4.  # 4

Colocado por: ClioII

Mas é prática corrente?

Na minha humilde opinião deveria ter sido revestido a toda a volta, caso contrário não isola coisa nenhuma. Correcto?

Normalmente cola-se placas de esferovite (EPS) com 10mm, à volta do roupeiro todo e preenche-se as uniões das placas com espuma. Por fim, reveste-se todo o esferovite com barreira pára-vapor (aluminio ou outra tela qualquer), juntando as juntas da barreira com fita-cola própria para vapor.
    Certamente que há outras formas de o fazer, mas na minha opinião esta é das melhores.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  5.  # 5

É roupeiro embutido?

O meu é e apesar de nenhum fazer costas com parede exterior, 2 deles fazem costas com uma WC, todos levar EPS nas costas, fundo, topo e laterais e só depois o aglomerado.
    Não sei se é um bom exemplo mas é como aplicaram nos meus
  6.  # 6

Colocado por: marcoaraujo

Normalmente cola-se placas de esferovite (EPS) com 10mm, à volta do roupeiro todo e preenche-se as uniões das placas com espuma. Por fim, reveste-se todo o esferovite com barreira pára-vapor (aluminio ou outra tela qualquer), juntando as juntas da barreira com fita-cola própria para vapor.
    Certamente que há outras formas de o fazer, mas na minha opinião esta é das melhores.
    Concordam com este comentário:Rodri12

No meu só colocaram as placas e preencheram as uniões com espuma.
  7.  # 7

Colocado por: Rodri12
    No meu só colocaram as placas e preencheram as uniões com espuma.

O EPS tem alguma permeabilidade ao vapor. É certo que não é tão mau neste campo como a lã mineral (que deixa passar tudo e mais alguma coisa) mas ainda assim se for pouco vapor funciona bem. Se o roupeiro estiver virado para uma parede de um WC com duche, aí não vai ter hipótese que o vapor vai passar as placas.

Por mais 1€/m2 tinha colocado a barreira pára-vapor e ficava melhor servido.
  8.  # 8

O EPS tem alguma permeabilidade ao vapor. É certo que não é tão mau neste campo como a lã mineral (que deixa passar tudo e mais alguma coisa) mas ainda assim se for pouco vapor funciona bem. Se o roupeiro estiver virado para uma parede de um WC com duche, aí não vai ter hipótese que o vapor vai passar as placas.

Por mais 1€/m2 tinha colocado a barreira pára-vapor e ficava melhor servido.

Nesse WC só tenho banheira, um dos quartos tem faz parede com a torneira da banheira, mas não me parece nada de grave, a banheira é usada para os banhos do miúdo, mas também tem extrator na casa de banho pelo que penso que não deve passar muito vapor.
    No apartamento onde morava só um WC é que tinha chuveiro/banheira, 3 banhos por dia e o roupeiro não tinha qualquer isolamento e nunca tivemos problema. Espero que aqui também não tenha.
  9.  # 9

Colocado por: Rodri12

Nesse WC só tenho banheira, um dos quartos tem faz parede com a torneira da banheira, mas não me parece nada de grave, a banheira é usada para os banhos do miúdo, mas também tem extrator na casa de banho pelo que penso que não deve passar muito vapor.
    No apartamento onde morava só um WC é que tinha chuveiro/banheira, 3 banhos por dia e o roupeiro não tinha qualquer isolamento e nunca tivemos problema. Espero que aqui também não tenha.

Acredito que não venha a ter problemas. A questão é que só custava mais 1€/m2 meter a barreira pára-vapor.
    A culpa não é sua obviamente. Você é apenas quem paga.

A minha experiência diz-me que apenas 1 em mil profissionais do isolamento e do gesso cartonado recomendam colocar a dita barreira. Nunca percebi o porquê. É barato e mal não faz (pelo contrário, faz muito bem)
  10.  # 10

Acredito que não venha a ter problemas. A questão é que só custava mais 1€/m2 meter a barreira pára-vapor.
    A culpa não é sua obviamente. Você é apenas quem paga.

A minha experiência diz-me que apenas 1 em mil profissionais do isolamento e do gesso cartonado recomendam colocar a dita barreira. Nunca percebi o porquê. É barato e mal não faz (pelo contrário, faz muito bem)

Pois nem sabia que isso existia até no meu tópico se ter falado nisso ;)

0.0145 seg. NEW