Colocado por: Pedro BarradasMelhora .. mas não vai fazer milagres. Pode ser o suficiente ou não. ( normalmente não é suficiente)Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII
Colocado por: ClioII
Mas é prática corrente?
Na minha humilde opinião deveria ter sido revestido a toda a volta, caso contrário não isola coisa nenhuma. Correcto?
Colocado por: marcoaraujo
Normalmente cola-se placas de esferovite (EPS) com 10mm, à volta do roupeiro todo e preenche-se as uniões das placas com espuma. Por fim, reveste-se todo o esferovite com barreira pára-vapor (aluminio ou outra tela qualquer), juntando as juntas da barreira com fita-cola própria para vapor.
Certamente que há outras formas de o fazer, mas na minha opinião esta é das melhores.Concordam com este comentário:Rodri12
Colocado por: Rodri12
No meu só colocaram as placas e preencheram as uniões com espuma.
O EPS tem alguma permeabilidade ao vapor. É certo que não é tão mau neste campo como a lã mineral (que deixa passar tudo e mais alguma coisa) mas ainda assim se for pouco vapor funciona bem. Se o roupeiro estiver virado para uma parede de um WC com duche, aí não vai ter hipótese que o vapor vai passar as placas.
Por mais 1€/m2 tinha colocado a barreira pára-vapor e ficava melhor servido.
Colocado por: Rodri12
Nesse WC só tenho banheira, um dos quartos tem faz parede com a torneira da banheira, mas não me parece nada de grave, a banheira é usada para os banhos do miúdo, mas também tem extrator na casa de banho pelo que penso que não deve passar muito vapor.
No apartamento onde morava só um WC é que tinha chuveiro/banheira, 3 banhos por dia e o roupeiro não tinha qualquer isolamento e nunca tivemos problema. Espero que aqui também não tenha.
Acredito que não venha a ter problemas. A questão é que só custava mais 1€/m2 meter a barreira pára-vapor.
A culpa não é sua obviamente. Você é apenas quem paga.
A minha experiência diz-me que apenas 1 em mil profissionais do isolamento e do gesso cartonado recomendam colocar a dita barreira. Nunca percebi o porquê. É barato e mal não faz (pelo contrário, faz muito bem)