Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a construir uma vivenda e vou colocar paineis solares. Como devo fazer a compensação quando a água não tem temperatura suficiente? A gás ou a electicidade? Qual será melhor em termos de custos e qualidade? Disseram-me que a gás é melhor porque apenas aqueca a agua quando esta vai ser utilizada, enquanto que a solução electrica está sempre a aquecer o deposito ou então tenho que esperar duas ou três horas que aqueca. Se optar pelo gás vou ter que fazer a instalação apenas pera isto porque porque não vou usar gás em mais nada.
  2.  # 2

    Estou com a mesma duvida.

    Estou a pensar instalar o kit da vulcano de circulação forçada (promoção do socrates!!). O depósito do kit é o sk300 s-1 de dupla serpentina. Quer isto dizer que o apoio a gás vai servir para manter a água a uma temperatura x no depósito. é para isso que serve a dupla serpentina!

    Não é mais económico aquecer a água que é utilizada se esta não estiver à temperatura ideal!!?
  3.  # 3

    Caro "rui_e90",já que vai optar como disse pela promoção do socrates,qual é a opcão de compra que vai utilizar.Desculpe a pergunta mas as duvidas são muitas.
    Obrigado.
  4.  # 4

    estava a pensar no Vulcano. conheço uma pessoa que tem um orçamento Vulcano sem promoção 4200 iva incluído. Pela "promoção socrates" fica por 3320 com manutenção 6 anos incluída.

    Acho que a promoção compensa.

    A minha grande dúvida é o aquecimento das águas.

    Nao me parece ser uma boa opção manter a água quente dentro reservatório.

    Acho que a opção termosifão com um esquentador directo que só aquece a água se for necessário.
    • eu
    • 21 março 2009

     # 5

    Também tive essa dúvida e optei por um sistema termosifão apoiado por um esquentador a gás natural. Assim, tenho sempre água quente e só gasto gás quando é mesmo necessário.
  5.  # 6

    Eu tambem quando fizer casa, vai ser a opcçaõ que vou escolher, painel solar e esquentador "solar", que detecta a temperatura da agua e só liga quando é preciso, e mesmo quando liga, ele regula a chama consoate a temp. da água. Mas acho que há umas peças que fazem isso num esquentador normal, essas peças metem-se antes dos esquentadores.
    Só tenho medo é das leggionellas, como a temperatuar da água acumulada vai variar por causa do sol, vai haver alturas em que a água descerá abaixo dos 40º e ai já se torna propício ao aparecimento da leggionella.
  6.  # 7

    Colocado por: rui_e90
    Estou a pensar instalar o kit da vulcano de circulação forçada (promoção do socrates!!).


    Eu também quero esse sistema.
    No entanto, ninguém garante que seja o sistema da Vulcano, pois depende dos stocks. Tanto nos pode calhar material Vulcano, como Aosol.
  7.  # 8


    Eu também quero esse sistema.
    No entanto, ninguém garante que seja o sistema da Vulcano, pois depende dos stocks. Tanto nos pode calhar material Vulcano, como Aosol.


    Sabes se dá para colocar o esquentador a aquecer só a água necessário neste esquema?
  8.  # 9

    Sim dá.
    A água que sai do acumulador, passa imediatamente a seguir pelo esquentador.
    Aí, se a água necessitar de aquecimento extra, o esquentador reporá a temperatura.

    É um sistema relativamente simples.
    • kami
    • 22 março 2009

     # 10

    Boas

    Pelo que vejo anda por aí alguma confusão que convém esclarecer.
    A forma mais economica e melhor na minha opinião é um painel solar com apoio de esquentador solar (chama variável/modelável).

    A melhor forma de instalar é a seguinte: torneira termostatica à saída do acumulador em que só passa para o esquentador caso a temperatura seja inferior p. ex. a 40º.
    Exemplo: a água está a 45º no acumulador... passa pela torneira termostática que está regulada para 40º e envia directamente ao consumo a 40º sem passar no esquentador. Caso a água esteja a 35º... a torneira termostatica envia a água para o esquentador solar que apenas vai trabalhar para aquecer a água dos 35º aos 40º consumindo pouco gás.

    Não se deve enviar a água a passar sempre pelo esquentador porque isso vai provacar um desgaste prematuro das tubagens do mesmo. E também porque limita o caudal de água. Da forma descrita atrás a água só passa pelo esquentador quando precisa de ser aquecida, aumantando a vida útil do mesmo!!!

    Esta forma de apoio ao aquecimento não é só a mais barata como a mais cómoda e eficiente! Imagine que são 5 pessoas a tomar banho lá em casa e todas querem tomar banho de seguida! Só consegue isso com um esquentador... pois com outra forma de aquecimento após os 2/3 primeiros banhos a água já não está aquecida e precisa de a aquecer imediatamente. Se for por exemplo um sistema eléctrico... as pessoas que faltam tomar banho teriam de esperar cerca de 1 hora para terem água quente novamente!

    Espero ter esclarecido!

    Cumps
    • ng
    • 22 março 2009

     # 11

    Kami, consegue-se ente funcionamento com outra solução que não esquentador a gás (por exemplo bomba de calor ar/água)?

    Obrigado
    Cumprimentos,
    ng
  9.  # 12

    Boas kami, nao sabia dessa torneira termostatica, pensei que só servisse para regular a temperatura da água, e nunca imaginei que direcionasse a água consoante a temperatura. Sendo assim ainda melhor... então mas convem meter um "regulador da temperatura" à saida do acumulador, porque imagina no verão a água a sair a 70º/90º do acumulador.... e mete-lo antes dessa torneira...
  10.  # 13

    Kami,

    É mesmo isso que pretendo. Será que compensa dar -+1100 a mais para o sistema de circulação forçada!!!! esse dinheiro vai demorar muito tempo a ser amortizado, já percebi que o funcionamento do esquentador de apoio pode ser idêntico nos 2 sistemas (ligar só quando necessário).

    Parece-me que é mais económico aderir à "promoção Socrates", no entanto o sistema é de dupla serpentina (uma para o liquido do sistema solar, outra para o sistema de apoio) que tem como principio manter a água a uma temperatura X durante todo o tempo (parece-me que é um sistema pouco económico).

    Segunda vou ao banco saber pormenores (provavelmente ninguém me sabe dizer nada).

    Sabem qual o tempo de espera!!! se for idêntica à do Magalhães é melhor pedir o sistema de circulação forçada antes de entregar o projecto na câmara.
  11.  # 14

    Boa tarde a todos,
    tenho tambem uma duvida quanto ao tipo de aquecimento, a qual se puderem, gostaria que me esclarecessem.
    Possuo uma caldeira da vulcano, e tenho pré- instalaçao de aquecimento central na casa, e gostaria de saber qual o melhor sistema a nivel economico e de eficiencia para apenas o aquecimento de aguas sanitarias e o melhor sistema para aquecimento de agua sanitarias conjuntamente com o aquecimento central.
  12.  # 15

    MAs a solução do aquecimento a gas tem uma desvantagem que é se alguem abrir a agua enquanto uma pessoa toma banho a temperatura da agua muda mt tipo de quente passa para fria e depois volta a quente novamente quando a outra pessoa voltar a fechar a torneira.
    • 69x
    • 24 março 2009

     # 16

    Ola a todos
    Tb tou a construir a minha casa e vou colocar os paineis solares. Nao percebo nada destas coisas, uns dizem que uns são melhores outros dizem que não..O meu pai disse pra colocar painel solar com termo acumulador que funciona como um cilindro (pelo menos foi o que eu percebi). Não terei nada a funcionar a gás dai esta opção. Irei fazer a pre instalação de ar condicionado. Agora a casa tem dois andares com cerca de 130m2 cada piso, tem sol todo o dia, e tem 3 WC's mais uma cozinha.
    Queria saber que tipo de instalação me aconselham..

    Obrigada
    • ns03
    • 25 março 2009

     # 17

    Colocado por: CariCunhaOla a todos
    Tb tou a construir a minha casa e vou colocar os paineis solares. Nao percebo nada destas coisas, uns dizem que uns são melhores outros dizem que não..O meu pai disse pra colocar painel solar com termo acumulador que funciona como um cilindro (pelo menos foi o que eu percebi). Não terei nada a funcionar a gás dai esta opção. Irei fazer a pre instalação de ar condicionado. Agora a casa tem dois andares com cerca de 130m2 cada piso, tem sol todo o dia, e tem 3 WC's mais uma cozinha.
    Queria saber que tipo de instalação me aconselham..

    Obrigada


    A minha situação é semelhante!
    Devo escolher o painel mais caro, porque sinceramente não gosto de ver o termosifão no cimo do telhado, e depois vou complementar com um termoacumulador porque não somos adeptos do gás lá em casa!

    http://new-life-inn.blogspot.com
  13.  # 18

    Eu também não queria colocar gás, no entanto a factura no final do mês sai maois barata sendo a compensação feita a gás do que a electicidade.
    E também existe a desvantagem de estar limitado a uma determinada quantidade de agua quente (deposito) enquanto que a gás não existe essa limitação.
  14.  # 19

    Eu irei habitar a casa com o sistema de circulação forçada instalado com apoio eléctrico.
    No futuro se houver necessidade, colocarei apoio a gás (vai ficar assim instalado).
  15.  # 20

    Existe alguma novidade na "promoção Socrates"!!!

    Foi hoje ao BPI e não me sabem dizer nada. Não sabem quem instala nem quanto tempo demora.

    cheira-me que pedimos no banco e lá para o Natal é instalado na casa (tipo Magalhães).Vou colocar as betonilhas dentro de 1 mês e não me dá jeito nenhum andar a passar tubos depois.
 
0.0233 seg. NEW