Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Na minha habitação tenho um painel Baxiroca STS300 apoiado por um esquentador Vulcano próprio para sistemas solares. Até aqui tudo bem. O meu problema é que a casa tem cerca de 40m de comprimento e o quarto onde costumo tomar banho é no extremo oposto da casa da localização do painel. Ora, isto implica em cada banho um desperdício de cerca de 16 litros de água e o tempo de espera. 16 litros x 2 banhos x 30 dias dá qualquer coisa como 1 metro cúbico para o lixo.
    Já ponderei instalar um esquentador eléctrico mas teria de passar fio de 4mm e isso é praticamente impossível ou simplesmente não viável.
    A minha ideia e é essa a minha questão, poderei instalar um termoacumulador de digamos 15litros na casa de banho para que enquanto os 16 litros não correm usar a água quente do termoacumulador?
    A ideia era ligar a chegada de água quente proveniente do esquemator/painel à entrada de água fria do termoacumulador e a saída deste à canalização existente no WC.
    Quão estúpida é a ideia?
  2.  # 2

e que tal usar isto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zebster
  3.  # 3

a ideia é simples e parece-me eficaz mas não resolve o tempo de espera pela água quente e dar 300€ por um dispositivo que permite poupar 1€ por mês só para malucos...
  4.  # 4

Afinal não sou o único com Baxiroca lol
  5.  # 5

Qualquer solução que pense em colocar, vai sempre ser mais cara do que a poupança de água que pretende. ( aquisição de equipamento + consumos de lectricidade extra)
    Se apenas for por questões de comodidade, aí o preço do investimento pode já não interessar e o equipamento sugerido pelo jorgealves fará sentido.

Foi pena, em sede de Projecto, não terem previsto logo o TS e esquentador de apoio numa zona mais central face os pontos de consumo, ainda para mais se a extensão em planimetria é relevante.
  6.  # 6

Colocado por: Rodri12Afinal não sou o único com Baxiroca lol

É assim tão mau?

Colocado por: Pedro BarradasQualquer solução que pense em colocar, vai sempre ser mais cara do que a poupança de água que pretende. ( aquisição de equipamento + consumos de lectricidade extra)
    Se apenas for por questões de comodidade, aí o preço do investimento pode já não interessar e o equipamento sugerido pelo jorgealves fará sentido.

Foi pena, em sede de Projecto, não terem previsto logo o TS e esquentador de apoio numa zona mais central face os pontos de consumo, ainda para mais se a extensão em planimetria é relevante.

A casa é térrea daí este "problema", não tem muita lógica colocar um esquentador no meio da casa entre os quartos e a sala por ex., percebo a conceção mas são 40 mts de tubo entre o esquentador e a casa de banho.
    A solução que falei do termoacumulador não é viável? É que fica-me em menos de 100€ e fico com água quente sempre disponível.
  7.  # 7

É viável, mas acho que 15l é pouco.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zebster
  8.  # 8

E vai continuar a gastar electricidade, mais uma vez para reaquecer a agua que está lá à espera no TA.
  9.  # 9

Colocado por: CrOhNÉ viável, mas acho que 15l é pouco.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Hum, mesmo tendo em conta que após esvaziar os 15litros chega a água quente do esquentador/painel? Não queria colocar um monstro na casa de banho...
  10.  # 10

Tens que contar que enquanto gastas os 15l do cilindro, estão a entrar os 15l frios da tubagem e do esquentador. Esses 15l frios vão acabar por te chegar ao chuveiro. Tinha que ser um maior para te garantir que não levasses com água fria.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves
  11.  # 11

Baxiroca ts250 presente;-) ..
  12.  # 12

Colocado por: Flaviano742Baxiroca ts250 presente;-) ..

!!? e então...
  13.  # 13

É o sistema que tenho, pois não andam sós neste mundo ;-) .. abraço..

0.0174 seg. NEW