Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

Colocado por: Dos SantosDepende das máquinas em si, se não for bem calculado a diferença é mínima.
    Falando de discos a 5400rpm é com alguma segurança que a diferença é assinalável (abismal é uma palavra forte), especialmente no arranque do sistema e ao arrancar um programa. Se o processador for fraquinho a diferença é menor pois existe muita coisa que fica limitada pelo processador.

Eu por exemplo tenho um bom portátil que vinha com um WD black de 7200rpm, um dos discos mais rápidos que existe para portáteis (não SSD). O problema é que ao fim de algum tempo, com a fragmentação, a velocidade deteriora-se muito (tinha que estar sempre a desfragmentar). Com o SSD deixei de ter problemas de fragmentação e a velocidade é semelhante quer tenha o disco vazio ou cheio.

No meu caso a diferença não é abismal mas o desempenho agora é constante.
  2.  # 802

Colocado por: Nuno NunesFalando de discos a 5400rpm é com alguma segurança que a diferença é assinalável (abismal é uma palavra forte), especialmente no arranque do sistema e ao arrancar um programa. Se o processador for fraquinho a diferença é menor pois existe muita coisa que fica limitada pelo processador.

Eu por exemplo tenho um bom portátil que vinha com um WD black de 7200rpm, um dos discos mais rápidos que existe para portáteis (não SSD). O problema é que ao fim de algum tempo, com a fragmentação, a velocidade deteriora-se muito (tinha que estar sempre a desfragmentar). Com o SSD deixei de ter problemas de fragmentação e a velocidade é semelhante quer tenha o disco vazio ou cheio.

No meu caso a diferença não é abismal mas o desempenho agora é constante.

Ora aí está eu disse anteriormente que nem em todas as máquinas resulta.

Vinha de origem um 7200rpm isso é uma raridade.

E há ssd e ssd normalmente o pessoal vai ao barato meta um 3k e depois diga alguma coisa.
  3.  # 803

Colocado por: Dos SantosE há ssd e ssd normalmente o pessoal vai ao barato meta um 3k e depois diga alguma coisa.
    Para mim só existem uma marca de SSD e chama-se Samsung. Além de que a garantia é muito boa, 5 anos para os EVO e 10 para os Pro.
  4.  # 804

Colocado por: Nuno NunesPara mim só existem uma marca de SSD e chama-se Samsung. Além de que a garantia é muito boa, 5 anos para os EVO e 10 para os Pro.

Nuno não partilhamos a mesma opinião, já testei vários da Samsung inclusive a maquina de trabalho que tenho actualmente é um ultrabook da Samsung e já trás um ssd PRO (até agora 5 anos e sem stress), atenção não estou a dizer que não presta pois tem qualidade mas acredite há bem melhor.

Quanto a diferença de HDD para SDD como disse a cima nem em todos os casos aprova bem, mesmo um HDD tendo 7200rpm se a sua cache não for favorável não é por ai que vai ter ganho,ao contrario do que muita gente diz e pensa.
    Pois se falamos a mesma linguagem você sabe perfeitamente que a cache é tão ou mais importante que os rpm em certos casos.
  5.  # 805

Colocado por: nielskyOh homem,
    esquece ACER.
    Só conheço pessoas com problemas por causa do ACER.
    não quer dizer que as outras marcas não tenham, mas os ACER são mesmo problemáticos.
    Concordam com este comentário:larkhe,rjmpires

Colocado por: Mk Pt
    O meu tem 6 anos, e está para as curvas.

O hdd só não é o principal, porque meti um ssd.
    O hdd principal ficou no lugar da drive dvd, que retirei - e pode ser usada como externa com um adaptador usb comprado no ebay.

Portátil com 6/7/8 anos, desde que na altura fosse minimamente decente + ssd = máquina extremamente rápida para tudo, desde que não seja processamento muito pesado [renderização e afins].

O único problema que teve foi provocado por mim, quando à uns tempos o abri para limpar o pó, e por parvoíce/descuido parti uma das pás da ventoinha do cooler.
    Mas foi só procurar por ventoinha igual no ebay, esperar que chegasse e trocar.

Está para as curvas.

Entretanto vou fazer a actualização para o Windows 10.
    E, ao contrário do que poderia imaginar à meia dúzia de anos atrás - quando o comprei - vou ter uma máquina/pc para chegar aos 10 anos sem dificuldades/lentidão.

Colocado por: Mk PtA 'qualidade' é relativa.
    O meu portátil, como disse, tem 6 anos, está para as curvas, e só teve 'o problema' de ter partida uma pá da ventoinha por azelhice minha.
    E é um Acer, barato - muito barato na altura, era o modelo mais barato com aquelas especificações, e comprado em dia aderente fnac :)... e de 'plástico', é só mesmo plástico everywhere.

E eu - não contando a parte de já o ter aberto para limpar o cooler para evitar sobreaquecimentos e, de caminho, ter trocado a pasta térmica - até sou bastante descuidado.

.
  6.  # 806

Colocado por: Dos SantosNuno não partilhamos a mesma opinião, já testei vários da Samsung inclusive a maquina de trabalho que tenho actualmente é um ultrabook da Samsung e já trás um ssd PRO (até agora 5 anos e sem stress), atenção não estou a dizer que não presta pois tem qualidade mas acredite há bem melhor.
    Ainda bem que nem todos concordamos pois assim há mercado para todos. Em relação há Samsung existem realmente alguns melhores, por exemplo a Sandisk e a Intel têm SSD's melhores do que os melhores da Samsung (mas também bastante mais caros), no entanto o pior da Samsung é muito melhor que os piores de ambas as marcas. Nós na empresa optámos pelo standard de Samsung EVO ou PRO dependendo das máquinas.

Colocado por: Dos SantosPois se falamos a mesma linguagem você sabe perfeitamente que a cache é tão ou mais importante que os rpm em certos casos.
    É verdade sim senhor mas aqui tenho uma curiosidade. Tenho um mac mini que possui um disco de 5400rpm (o disco é mau mesmo) no entanto instalei 16GB de memória. O OSX como possui memória disponível faz cache da mesma (o que acontece é que esteja a trabalhar no que for a memória está sempre a cerca de 90% utilizada). Nesta situação fica mais rápido do que um que tenho com Windows e um disco SSD.
    No entanto utilizo o mac apenas para desenvolver software, possivelmente noutro trabalho o resultado seria outro.
  7.  # 807

Colocado por: Mk Pt
    Na minha opinião não vale a pena ir por aqui. No meu caso (em portáteis) tenho : 2 Acer bons; 1 Toshiba que não vale nada (principalmente por causa do processador); 1 Asus (que custou quase 900$) e cujo teclado é uma porcaria e é tão fino que o ecrã fica marcado pois quando fecha pode tocar nas teclas; 1 Toshiba bom; 1 Asus bom.
    Estou a necessitar de um com touchscreen e estou entre a HP e a Lenovo.

Agora o mais importante, nunca comprei um portátil por menos de 450€ (ou o que é hoje equivalente a este preço)
  8.  # 808

Colocado por: Nuno NunesAinda bem que nem todos concordamos pois assim há mercado para todos. Em relação há Samsung existem realmente alguns melhores, por exemplo a Sandisk e a Intel têm SSD's melhores do que os melhores da Samsung (mas também bastante mais caros), no entanto o pior da Samsung é muito melhor que os piores de ambas as marcas. Nós na empresa optámos pelo standard de Samsung EVO ou PRO dependendo das máquinas.

É verdade sim senhor mas aqui tenho uma curiosidade. Tenho um mac mini que possui um disco de 5400rpm (o disco é mau mesmo) no entanto instalei 16GB de memória. O OSX como possui memória disponível faz cache da mesma (o que acontece é que esteja a trabalhar no que for a memória está sempre a cerca de 90% utilizada). Nesta situação fica mais rápido do que um que tenho com Windows e um disco SSD.
    No entanto utilizo o mac apenas para desenvolver software, possivelmente noutro trabalho o resultado seria outro.

Mas qual é versão que você esta a usar 32bits ou 64bits?

Eu nos últimos anos a nível de ultra só tenho usado Samsung para trabalho, com uns pozinhos mexidos é claro.
  9.  # 809

Colocado por: Dos SantosMas qual é versão que você esta a usar 32bits ou 64bits?
    Há alguns anos que já não tenho nenhum computador com 32bits.
  10.  # 810

Colocado por: Nuno NunesHá alguns anos que já não tenho nenhum computador com 32bits.

É pena ser 64 e ainda ter um disco com tão poucas rpm.

Então digo-lhe já que é muito estranho estar sempre nessa percentagem.
  11.  # 811

...
  12.  # 812

Colocado por: Dos SantosÉ pena ser 64 e ainda ter um disco com tão poucas rpm.
    O Mac Mini actual ainda vem de base com um disco de 5400 rpm (é pena pois pelo preço bem podiam colocar um de 7200)

Colocado por: Dos SantosEntão digo-lhe já que é muito estranho estar sempre nessa percentagem.
    Inicialmente também pensava assim até que investiguei. O OSX se tiver memória disponível carrega os ficheiros mais utilizados do disco (ou partes do mesmo) para a memória logo em vez de ler e gravar logo para o disco lê e grava da memória. Daí a situação de ter a memória muito cheia (por exemplo neste momento diz-me que está a utilizar 5GB de memória e que 3 deles são cache do disco).
    Comecei a achar estranho quando determinado ficheiro no windows me demorava 25seg a gravar (com um disco de 7200rpm) e no mac demorava 3seg (com um disco de 5400rpm).

No Windows 10 penso que tentaram fazer o mesmo mas na minha experiência está a correr mal e quanto mais utilizo o Windows 10 menos gosto dele.
  13.  # 813

Colocado por: Nuno NunesAgora o mais importante, nunca comprei um portátil por menos de 450€ (ou o que é hoje equivalente a este preço)

Isso é outra conversa que fica bem presente depois na experiência do utilizador... se querem camarão têm de pagar camarão.. não é pagar costeletas e querer camarão ^^ eheh.

Em relação aos discos, realmente quem nunca teve um SSD ou experimentou um PC com e sem, não sabe o que perde! De momento como está a informática atrevo-me a dizer que é o item que mais relevância trás à performance de um computador de um utilizador normal. Pode ter o melhor i7 e 16GB de RAM, mas se o disco demora uma eternidade a aceder à informação, de nada serve... Mas o contrário tb se pode verificar claro, depende de máquina para máquina.
  14.  # 814

Colocado por: Nuno NunesO Mac Mini actual ainda vem de base com um disco de 5400 rpm (é pena pois pelo preço bem podiam colocar um de 7200)

Inicialmente também pensava assim até que investiguei. O OSX se tiver memória disponível carrega os ficheiros mais utilizados do disco (ou partes do mesmo) para a memória logo em vez de ler e gravar logo para o disco lê e grava da memória. Daí a situação de ter a memória muito cheia (por exemplo neste momento diz-me que está a utilizar 5GB de memória e que 3 deles são cache do disco).
    Comecei a achar estranho quando determinado ficheiro no windows me demorava 25seg a gravar (com um disco de 7200rpm) e no mac demorava 3seg (com um disco de 5400rpm).

No Windows 10 penso que tentaram fazer o mesmo mas na minha experiência está a correr mal e quanto mais utilizo o Windows 10 menos gosto dele.

Isso dá para desabilitar não tem vantagem nenhuma com um disco desses.

Quanto ao windows eles em tempos lançaram um service pack baseado nisso, o que cada vez me agrada menos.

Linux é que é outra historia.
  15.  # 815

Colocado por: Dos SantosIsso dá para desabilitar não tem vantagem nenhuma com um disco desses.
    Não, claro que não. Já tenho um SSD de lado para instalar. Era só para dizer que mesmo com um disco lento o OSX compensa bem com o aproveitamento de memória disponível.

Colocado por: Dos SantosLinux é que é outra historia.
    Possui a mesma funcionalidade que o OSX, vem é desativada por defeito (depende da distribuição claro). Mas como os meus sistema linux são principalmente high end nunca pensei em experimentar.

Colocado por: rjmpiresrealmente quem nunca teve um SSD ou experimentou um PC com e sem, não sabe o que perde!
    Olhe, eu era mais feliz nessa altura. Agora sempre que mexo num computador sem SSD até me dá calores...
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    •  
      GMCQ
    • 3 junho 2016

# 816

Colocado por: Dos Santos

No seu caso pode notar, mas acredite que em muitas máquinas são segundos de diferença.

Fui cliente test da Kingston ainda não tinha saido para o mercado os ssd e já tinha um de 64 há carga. Óbvio que é uma diferença abismal, mas nem em todos os casos.

Sou de sintra!

Eu troquei um Sata de 500gb por um SSD de 128gb e noto bem a diferença! Tanto a iniciar, a reiniciar ou mesmo quando acesso a determinados programas. Valeu a troca! :)
    •  
      GMCQ
    • 3 junho 2016

# 817

Fogo... E eu só queria um PC pecanino. Para aceder à net e alguns conteúdos. Pá mas tb não acho boa pinta desembolsar 399 paus por uma maquina com 32gb de disco, acho um absurdo! 😤
  16.  # 818

O problema é que esse PCs pequeninos, rápidos, levezinhos e com bateria qb são caros :p
    Concordam com este comentário: larkhe, GMCQ, two-rok
  17.  # 819

Os Toshiba Portégé são mt engraçados, mas no minimo 750 euros
  18.  # 820

Eu comprei um hp spectre x360.. foi carote, mas era mesmo o que eu andava à procura!
    Há equipamentos idênticos, mas ou faltava o HDMI ou a entrada para cartão SD ou o USB 3.. enfim. larguei a nota :p ficou-me a 999€

0.2930 seg. NEW