Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Tem as vigas linteis contabilizados à parte?
    Compactação prévia do terreno?
  2.  # 42

    Colocado por: sposilvaconsumo betão peça cupolex-0.042m3/m2

    A esse valor falta acrescentar 0.04m3/m2 da lâmina de compressão.
    O consumo de betão é 0.082m3/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva
  3.  # 43

    Colocado por: callinasTem as vigas linteis contabilizados à parte?
    Compactação prévia do terreno?

    Sou a penas futuro DO, o valor que apontou de 50€ m2 parece-me ok, no entanto gostaria de o descriminar.
  4.  # 44

    A opinião de um projetista fórum
    betão limpeza 50€m3 * 0.05= 2.5€/m2
    Cupolex 30- 16€m2
    betão: 80€m3*0.042=3.36€m2
    lamina de compressão de 4cm: 80*0.04=3.2€m2
    malha: 1.30€m2
    mao de obra: ronda 10€/m2

    Total: 36.36€m2

    empresas que comercializam os módulos:( os preços pouco variam-para particulares)

    http://www.constreco.pt/as-nossas-marcas/daliform-group/vazios-sanitários/
    http://www.fercanorte.com.pt/produtos.php?id=7
    http://www.antoniogrilo.com/admin/upload/ficheiros/ficheirosMultimedia/01_CATALOGO__MODULO_POR_5AJM.PDF
  5.  # 45

    Colocado por: zedasilvaEu já fui defensor do desvão sanitário, hoje depois de ver a condensação que aquilo cria e a forma atabalhoada como a maioria é executada, mudei de opinião.
    Para mim hoje a melhor opção é:
    Desaterro integral até cota do fundo das sapatas.
    Impermeabilização destas e das vigas de fundação
    Dreno interior conduzindo eventuais águas até ao exterior
    Enchimento do desvão com brita.


    Então mas isto que o zedasilva considera ser a melhor opção, não é igualmente apelidado de desvão sanitário?ou deixa de o ser porque há um enchimento deste espaço com brita?,
  6.  # 46

    Colocado por: agosto07ou deixa de o ser porque há um enchimento deste espaço com brita?,

    Exato!
    O ar que ali vai haver é muito residual, logo menos possibilidade de haver condensados.
    Mesmo que hajam este vão concentrar-se na camada de brita que funciona como material drenante, conduzindo-os para os drenos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  7.  # 47

    Então, optando-se por esta solução haverá ainda assim a necessidade de impermeabilizar/isolar a face inferior da laje por ex. c/espuma de poliuretano?, ou porque refere isto:

    Colocado por: zedasilvalogo menos possibilidade de haver condensados.
    Mesmo que hajam este vão concentrar-se na camada de brita que funciona como material drenante, conduzindo-os para os drenos


    ...não há necessidade na aplicação?
  8.  # 48

    Com esta solução é tecnicamente muito difícil impermeabilizar a face inferior da laje, mas tb a ideia é que não seja necessário, pois não irão acontecer condensados na laje
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  9.  # 49

    Ok, fiquei a pensar que como ainda existe algum ar residual que pudesse ainda ocorrer alguma condensação junto à laje, mas se diz que não....óptimo
  10.  # 50

    Para mim a condensaçao vem da temperatura e humidade do solo, a brita serve de isolante para ambas as coisas evitando que chegue a laje.

    Ja agora quanto custara o m3 de brita para esse efeito, será vantajoso ser brita pequena ou de maior tamanho?...
  11.  # 51

    Colocado por: tozepalmaserá vantajoso ser brita pequena ou de maior tamanho?...

    Pequena, assim diminui a quantidade de ar que por ali ainda vai ficar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma
  12.  # 52

    Não percebo muito, mas se for brita de tamanho reduzido concerteza que ficará mais compacta, logo menos espaço para o ar residual, logo menos condensação....isto sou eu no meu pensamento.....preços tb não faço ideia...talvez alguém por aqui nos dê uma ideia aproximada dos mesmos .
    Concordam com este comentário: zedasilva, tozepalma
  13.  # 53

    Colocado por: tozepalmaPara mim a condensaçao vem da temperatura e humidade do solo


    se assim fôr......porque não isolar/impermeabilizar o desvão logo junto ao chão?, permitindo assim fazer o aproveitamento dos desvãos com alturas mais significativas para por ex. passar tubagens, arrumos, etc, etc?, e não seria uma solução mais económica do que fazer o enchimento com brita?
  14.  # 54

    Se deixarmos de fazer pela forma atabalhoada como as coisas são feitas, não se faz nada, não se constrói.
    Tudo que se faça, solução escolhida, deve ser feita com peso e medida, se assim não for, podem esperar patologias por deficiências construtivas.
    Nunca defendi vazio sanitário na casas dos outros. Já na minha, fiz com vazio sanitário.
  15.  # 55

    Colocado por: callinasNunca defendi vazio sanitário na casas dos outros. Já na minha, fiz com vazio sanitário.


    E porquê a alteração de opções?porque tinha a certeza que seria bem executado?
  16.  # 56

    Porque tinha tempo, disponibilidade e um empreiteiro minimamente responsável para conseguir executar as coisas bem.
    Concordam com este comentário: DAJP
    • DAJP
    • 21 dezembro 2016

     # 57

    Alguém tem um esquema ou corte com legenda de como deve ser devidamente construído um piso térreo e ou um desvão sanitário?

    Essencialmente quanto à escolha das camadas de impermeabilização e de isolamento térmico nos dois sistemas.

    Tenho uma diferença de 80cm entre o solo compactado e a cota soleira e continuo a achar que o piso térreno bem feito é melhor devido às camadas de impermeabilização e de isolamento térmico.

    Alguém que consegue explicar as vantagens e desvantagens?
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  17.  # 58

    Sou D.O. e estou a reconstruir umas casas => na pratica vamos demolir o existente e construir de novo.
    As edificações existentes (construção modesta com mais de 50 anos, paredes de taipa, etc.) não apresentam as patologias tipicas da humidade - salitre, bolor, etc. o que me leva a pensar que não há muita humidade ou canais freaticos naquele solo, que é sobreelevado em relacao ao resto da propriedade.

    1) o projectista recomenda que se faça uma lage térrea em CUPOLEX: (diagrama/corte da esquerda na imagem anexa)

    Pavimento térreo com 0.40m, composto por: massame com 0,05m de espessura em betão C20/25 D20 Cl 0.40 X0 S3, com rede electrossoldada #Ø4af.0.10m; moldes de Polipropileno reciclado, massame com 0.10m de espessura em betão C20/25 D20 Cl 0.40 X0 S3, com rede electrossoldada #Ø4af.0.10m; filme plástico; brita compactada com 0.15m de espessura; Tout-venant compactado com 0.20m de espessura, assente sobre solo compactado, conforme indicado no desenho de pormenor no projeto de estrutura.


    2) o empreiteiro sugere que se simplifique e se faça: (diagrama/corte da direita na imagem anexa)

    Pavimento térreo com 0.50m, composto por: Massame C20/25 D20 X0 Cl0.40 S3 com 0.15m de espessura, Malha electrossoldada quadrada φ5mm afastados 0.10m, Filme plástico, Brita compactada com 0.15m de espessura, Tout-venant compactado com 0.20m de espessura, conforme indicado no desenho de pormenor no projecto de estrutura. OPCIONAL: Fornecimento e aplicação de placas de poliestireno extrudido do tipo FLOORMATE 200 ou equivalente, com 30mm de espessura, a aplicar no pavimento térreo.


    Depois de ler as opinioes do forum, nao fico muito confiante com o CUPOLEX... que conselho me podem dar?

    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: transmontano
      massame.jpg
  18.  # 59

    Colocado por: fmratoprojectista recomenda que se faça uma lage térrea em CUPOLEX:

    Perguntou-lhe porquê?

    Eu fazia o diagrama da direita com as seguintes alterações:
    Trocava a camada de brita com a de toutvenant, e colocava apenas 5cm de toutvenant
    Colocava geotextil entre a brita e o terreno e a brita e o toutvenant
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmrato, transmontano
  19.  # 60

    Boas.

    Em termos de custos haverá muita diferença de valores entre desvão sanitário e lage térrea?

    Obrigado,

    Miguel12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ninja906
 
0.0220 seg. NEW