Iniciar sessão ou registar-se
    • rmpm
    • 23 janeiro 2015

     # 1

    Olá a todos! Desejo em primeiro lugar um excelente ano.

    Estou a escrever pela primeira vez neste fórum para vos pedir ajuda / opinião no seguinte:

    Interessei-me por uma casa, reuni toda a papelada, minha e da casa,(inclusive as certidões predíais e plantas da casa) e dei inicio ao processo no banco para avaliação e aprovação do crédito. O problema surge-me no seguinte:

    - O vendedor enviou-me hoje o cpcv para eu analisar mas aquilo tá muito mauzinho e a faltar cláusulas essenciais, sobretudo as que me protegiam em caso de não aprovação do crédito pelo banco e respetivo reembolso. Obviamente que aquele cpcv eu não posso assinar e arriscar um sinal elevadissimo. Ou alteramos as cláusulas ou não há assinatura de cpcv.

    Agora a minha questão prende-se com os gastos no banco. Se entretanto (dado que não há cpcv assinado) venderem a casa a outra pessoa é possível eu alterar no banco a aprovação para outro imóvel do mesmo tipo e valor? Para não perder todas as despesas que obrigatoriamente vou ter no banco? Alguém tem conhecimento ou fez algo do género? Estou em pânico por perder centenas de Euros em vão em despesas bancárias. :(

    Como nunca comprei casa não sabia se primeiro deveria assinar o cpcv ou primeiro deveria dar entrada do processo no banco e agora estou completamente desnorteado.

    Agradeço as opiniões e ajuda e desejo tudo de bom para todos aqui no Forum.

    Cumprimentos

    RMPM
  1.  # 2

    Colocado por: rmpmOlá a todos! Desejo em primeiro lugar um excelente ano.

    Estou a escrever pela primeira vez neste fórum para vos pedir ajuda / opinião no seguinte:

    Interessei-me por uma casa, reuni toda a papelada, minha e da casa,(inclusive as certidões predíais e plantas da casa) e dei inicio ao processo no banco para avaliação e aprovação do crédito. O problema surge-me no seguinte:

    - O vendedor enviou-me hoje o cpcv para eu analisar mas aquilo tá muito mauzinho e a faltar cláusulas essenciais, sobretudo as que me protegiam em caso de não aprovação do crédito pelo banco e respetivo reembolso. Obviamente que aquele cpcv eu não posso assinar e arriscar um sinal elevadissimo. Ou alteramos as cláusulas ou não há assinatura de cpcv.

    Agora a minha questão prende-se com os gastos no banco. Se entretanto (dado que não há cpcv assinado) venderem a casa a outra pessoa é possível eu alterar no banco a aprovação para outro imóvel do mesmo tipo e valor? Para não perder todas as despesas que obrigatoriamente vou ter no banco? Alguém tem conhecimento ou fez algo do género? Estou em pânico por perder centenas de Euros em vão em despesas bancárias. :(

    Como nunca comprei casa não sabia se primeiro deveria assinar o cpcv ou primeiro deveria dar entrada do processo no banco e agora estou completamente desnorteado.

    Agradeço as opiniões e ajuda e desejo tudo de bom para todos aqui no Forum.

    Cumprimentos

    RMPM


    Também estou a passar por uma situação semelhante à sua.
    Interessei-me por uma casa, reuni os papéis, fui ao banco, etc...
    Entretanto o vendedor (representante imobiliário), manda-me o CPCV, que era completamente desfavorável a mim. Ainda sugeri alterações ao mesmo, mas não foram aceites.
    Assinar da forma como eles queriam era um risco muito grande, pois caso desse alguma coisa errada no CH perdia o sinal todo... e depois ainda tinha o risco de perder o sinal + as despesas de avaliação e abertura de dossier no banco.
    Enfim...o crédito acabou por ser pré-aprovado (faltava a avaliação), mas como estava a ver que ia ser muito difícil fazer negócio naqueles moldes, perguntei logo ao banco se podia manter aquele crédito para outra casa, de valor igual ao inferior. O que me disseram era que sim, a única coisa que precisava fazer para outra casa era uma avaliação, uma vez que o crédito diz respeito a mim e não estava associado à casa propriamente dita (pelo menos ainda.. na fase de pré-aprovação..)

    Já agora, onde é que era essa casa? às tantas andavamos a tentar comprar a mesma! lol
  2.  # 3

    Desculpem o off-topic...

    Tyrande, nunca mais deu notícias do seu Bolinhas!?
    • rmpm
    • 23 janeiro 2015

     # 4

    Ola. Obrigado pelo coment e ajuda Tyrande. :)

    Em que banco te disseram que era possível alterar o imóvel (pagando nova avaliação claro)? Será que é assim em todos. Tenho amigos que dizem que não dá porque o crédito é especifico para o imóvel que estamos a adquirir inicialmente mas a mim não me faz grande sentido (não sei se eles estão muito bem informados) que querendo alterar se perca todo o valor das análises da nossa taxa de esforço e afins...

    A casa que estou a tentar adquirir é na zona da Amadora e a tua?

    Obrigado

    Abç
  3.  # 5

    Colocado por: rmpmOla. Obrigado pelo coment e ajuda Tyrande. :)

    Em que banco te disseram que era possível alterar o imóvel (pagando nova avaliação claro)? Será que é assim em todos. Tenho amigos que dizem que não dá porque o crédito é especifico para o imóvel que estamos a adquirir inicialmente mas a mim não me faz grande sentido (não sei se eles estão muito bem informados) que querendo alterar se perca todo o valor das análises da nossa taxa de esforço e afins...

    A casa que estou a tentar adquirir é na zona da Amadora e a tua?

    Obrigado

    Abç


    Foi no BPI que me disseram. O que me explicaram é que o crédito está pré-aprovado a mim, com as minhas condições financeiras. A aprovação final é claro que depende do imóvel (ou seja, da avaliação que o imóvel irá ter), mas a pré-aprovação da parte financeira servia para qualquer casa. Não sei se os outros bancos também funcionam assim...

    A minha é perto da zona de Leiria...
  4.  # 6

    Colocado por: sousa tavaresDesculpem o off-topic...

    Tyrande, nunca mais deu notícias do seu Bolinhas!?


    Pois é! Tenho de atualizar o tópico do Bolinhas... :)
    • rmpm
    • 25 janeiro 2015

     # 7

    Ola!

    Mais alguém que tenha passado por uma situação deste género de "perder" a casa enquanto ela está a ser avaliada e o crédito a ser aprovado e saiba se dá para alterar para um outro imóvel? No caso alguém com um caso assim a trabalhar com o Montepio? Já agora o Montepio é bom banco na vossa opinião? Não gostava nada de perder a totalidade do valor do processo de entrada.

    Obrigado a todos.
  5.  # 8

    Até ao ponto em que sei quando estamos a fazer uma proposta de credito eles aprovam até a um determinado valor. é nesta fase que eles pedem os documentos acerca dos rendimentos e afins. sendo aprovado o credito está pré-aprovado para um valor X desde que a avaliação cumpra com os valores idealizados.
    o problema é que as avaliações mexem com os LTA (ou LTV, nem sei bem) que tem a ver com a percentagem de financiamento (90%, 80%, 70%) etc e o spread é tabelado conforme estes valores, bem como as taxas de esforço. e é aqui que um crédito pre-aprovado pode servir ou não para outro apartamento... se a avaliação do apartamento A não corresponder à pré-aprovação mas a do B já corresponde, penso que o crédito continua pre-aprovado.
    Depois tem que ver com que banco vai trabalhar. Há alguns que cobram quando começa a tratar da pre-aprovação e há outros que só cobram da avaliação...
    •  
      Tyrande
    • 25 janeiro 2015 editado

     # 9

    Sim, foi mais ou menos o que eu queria dizer.
    Vamos supor que tem um crédito pré-aprovado para a compra de uma casa que está à venda por 100 mil euros, e teve a avaliação de 120mil euros.
    Por algum motivo o negócio não se concretiza.
    A ideia é que, se achar outra casa com valor de venda igual ou inferior a 100mil euros, e com avaliação de 120mil (ou que cumpra o mesmo racio de 80% ou menos do valor de avaliação), o crédito continua aprovado, mesmo que não fosse a casa original que despoletou o processo.

    EDIT: pelo menos foi assim que me explicaram no BPI...
    • rmpm
    • 30 janeiro 2015

     # 10

    Boa tarde

    Alguém sabe se os bancos costumam ligar para os compradores a avisar que vão fazer a avaliação do imóvel para o qual requeremos crédito? Hoje ligaram-me do banco mas não pude atender e quando liguei de volta já não estava lá ninguém. Agora estou ansioso sobre o que poderia ser... :/

    Gracias

    Cumprimentos
  6.  # 11

    em principio quem liga a marcar a visita é o avaliador. Na maior parte dos bancos são avaliações efectuadas por empresas externas que ainda sub-contratam os avaliadores....
    • rmpm
    • 30 janeiro 2015

     # 12

    Ok. Obrigado. Então não faço ideia o que queriam. Deixei a papelada toda no banco fez ontem 8 dias e supostamente estava tudo ok e iam seguir para a avaliação. Só se detetaram algum problema...
  7.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradasem principio quem liga a marcar a visita é o avaliador.

    Mas liga para o vendedor do imóvel, e não para o comprador.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 14

    Colocado por: Picareta
    Mas liga para o vendedor do imóvel, e não para o comprador.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Poderá ligar diretamente para o comprador. No meu caso, o avaliador ligou para mim, uma vez que era eu que já habitava na casa.
  9.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Mas liga para o vendedor do imóvel, e não para o comprador.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    por norma o banco(*) liga para o seu cliente....que é o comprador! a nao ser que o cliente de instruções em contrario....


    (*) banco ou empresas contratadas pelos bancos para o efeito.....
 
0.0167 seg. NEW