Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Breve descrição, em minha casa tenho um painel solar da thermital e um recuperador de calor (lenha) com caldeira que aquece os radiadores nas paredes. Estes 2 equipamentos estão ligados por serpentinas individuais a um depósito de aguas quentes de 150 ou 200 litros que está no sótão, ora este depósito tem neste momento com a serpentina, que recebe do painel solar, danificada o que me está a obrigar a comprar um novo depósito de aguas.

    Estou à procura de preços de depósitos de águas quentes de 150 ou 200 l na zona de Coimbra, em ferro pois em cobre o preço é enorme.
    Tenho um orçamento de depósito de 200 l de ferro por 670€ mais iva.

    No entanto tenho visto paineis de tubos com depósito de aguas no exterior por 800€, pacote completo mas sem instalação, acham que seria uma opção ou nem por isso.

    Desde já obrigado pela ajuda.
    Poirot
  2.  # 2

    Colocado por: poirotEstou à procura de preços de depósitos de águas quentes de 150 ou 200 l na zona de Coimbra, em ferro pois em cobre o preço é enorme.
    Tenho um orçamento de depósito de 200 l de ferro por 670€ mais iva.

    Na minha opinião apenas deve considerar depósitos em aço inox. Ferro ou cobre não são opções admissíveis para águas de consumo. Sendo que em cobre será ainda mais caro que o inox não tendo vantagens com isso.

    Pode colocar fotografia do seu depósito? Segundo me falaram (eu nunca fiz) há depósitos em que dá para trocar a serpentina.



    Colocado por: poirotcom depósito de aguas no exterior

    Penso que estará a falar nos sistemas por termossifão. Do que ouço, não são recomendados pelos seguintes motivos:
    - depósito no exterior implica sempre mais perdas de energia térmica - portanto, menor tempo na conservação da água quente
    - tem menos rendimento comparado com sistemas de circulação forçada
    • poirot
    • 23 janeiro 2015 editado

     # 3

    Boa tarde.
    Realmente o preço de depósito que me deram, os 670+iva, é de Inox e é deste tipo que procuro. E o depósito é para estar no interior do sotão, a circulação é forçada entre o painel solar e o depósito.
    Obrigado.
    Poirot
  3.  # 4

    E o depósito que tem não dará para reparar?

    Segundo percebi, quando tem a portinhola de inspecção (como o da imagem) há situações em que dá para reparar
      junkersPT_MV-SB_deposito_de_acumulacao_uma_serpentina_productdetail_w300.png
    • Mac
    • 23 janeiro 2015

     # 5

    Aproveite e faça um depósito de inércia com uma boa capacidade de armazenamento.

    Se vai ser em inox para colocar no sótão cumpre uma cuba destas:
    http://tamelsaoverissimo.olx.pt/cubas-inox-500-e-250-litros-iid-470897156
    e mande instalar serpentinas, personalizando à medida do seu sistema.
    O isolamento térmico faz-se bem embrulhando em lâ de rocha. Pode até exagerar no embrulho.
    Como vai por no sótão, qualquer que seja o termoacumulador que escolher, faça uma espécie de bacia de retenção com escoamento para o caso de haver um derrame.
    Cumps
  4.  # 6

    Sr. Mac, já tinha pensado nisso mas fiquei sempre com a dúvida: se fosse viável já haveria de ter visto feito algures.

    O Sr. já fez uma adaptação destas alguma vez?
  5.  # 7

    Bom dia.
    Aqui estão algumas fotos do depósito.

    Se alguém vir que dá para reparar....
    Obrigado
    Poirot
      12.JPG
  6.  # 8

    Mais uma
      22.JPG
  7.  # 9

    última..
      4.JPG
 
0.0152 seg. NEW