Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, recorro várias vezes a este fórum para as minhas bricolages, mas não encontrando respostas conclusivas, optei pela abordagem directa.

A situação é muito simples, vivo numa casa centenária, que estamos a recuperar a pouco e pouco (conforme folgas orçamentais). Começámos pelas prioridades: substituir janelas, canalização... Logo que entrei nesta casa uma das coisas que detestei foi o mosaico da sala e cozinha (espaço contínuo). Está velho e gasto, e já o limpei a fundo, já dei cera, já fiz 30 por uma linha de sugestões que fui lendo... e nada. A solução é só uma: mudar. Mas não sendo o chão uma prioridade e estando eu desempregada, estou a estudar formas de me desenrrascar, e com o que fui lendo cheguei a 3 soluções: pintar o mosaico, aplicar vinílico ou microcimento. Depois de ler algumas coisas pintar ficou completamente fora de questão, o microcimento... bem, é absurdamente caro para as nossas possibilidades, seria mais barato arrancar o chão e aplicar um novo, o que também é uma impossibilidade. O que me deixou com o vinílico. Pois bem, as minhas questões são as seguintes:

1 - Têm alguma sugestão para remediar/ desenrrascar o aspecto do chão?

2 - Li acerca do vinílico adesivo e deduzo que sejam mosaicos adesivos. Até que ponto estes poderiam desenrrascar: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Tapetes/Mosaicos-vinilicos.aspx? (os mais baratos)

3 - Li também sobre a aplicação em rolo, como é que isso se faria? Nós somos desenrrascados, mas é possível que qualquer "leigo", mesmo que desenrrascado, o aplique?

Gostaria também de saber opiniões de pessoas que usaram, ou que melhor ainda, "desenrrascaram" algum tipo de chão ;)

Obrigado
    • eu
    • 23 janeiro 2015

# 2

Também pode aplicar piso flutuante: é uma solução barata e fica com muito bom aspeto.
    Concordam com este comentário: miguel3d
  2.  # 3

O vinil autocolante não acho boa ideia, teria que regularizar o chão dado que qualquer fissura existente nota-se tudo, a durabilidade e resistência...não sei!
    Esteja atenta ás promoções, consegue no leroy arranjar flutuante a uma excelente relação qualidade/preço.
    Ao aplicar na cozinha irá é perder a garantia do produto caso opte por um flutuante "standard". Mas pode sempre utilizar um selador de juntas para minimizar possíveis problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sangue.oculto
  3.  # 4

boa noite, depende muito da área, mas a melhor solução para desenrascar seria colocar na cozinha vinil em rolo , eu própria apliquei na cozinha e casa de banho com um x-ato e cola, eram áreas pequenas, usei vários anos e na casa de banho ainda tenho o mesmo chão creme. Se optar por vinil autocolante acho que será melhor peças compridas e não quadrados, fica mais bonito e perfeito, mas multiplicando por metros quadrados (ver quantos metros tem cada caixa!) também nao fica assim tão barato, pelo menos para a minha bolsa. Na sala ou punha o mesmo vinil em rolo , ou vinil autocolante a imitar tábuas, este mais caro, ou então o leroy tambem tem alcatifas com 2 metros de largura, a cerca de 3 euros, veja os rolos expostos nas paredes em roldanas, poderia por alcatifa na sala e separar do vinil da cozinha com aquelas réguas que se poem no chão das portas da cozinha...no outro dia falei com uma senhora que estava no leroy a comprar alcatifa a 3 euros/metro e disse que ia por um tapete do ikea que têm uns plastificados compridos, por cima da alcatifa na zona do lavaloiças e um tapete por cima da alcatifa na zona debaixo da mesa; comprou e ficou-lhe por vinte e tal euros, ela disse que servia bem, podia no ano seguinte comprar nova alcatifa - Nota: ela comprou creme, com as outras cores do Leroy vê-se mais as migalhas. Desculpe as sugestões, mas se é para desenrascar.... (tambem já li algo sobre empresas que recuperam e afagam mosaicos, poderá ver isso um dia com mais tempo e dinheiro)
    • eu
    • 24 janeiro 2015

# 5

Colocado por: anapaulapoderia por alcatifa na sala

Isso é que não... é um pesadelo em termos de limpeza e higiene. Já ninguém usa alcatifa...
  4.  # 6

Colocado por: euJá ninguém usa alcatifa...

Nao e bem assim. A alcatifa continua no Mercado e ha boas alcatifas no Mercado. A questao da higiene sera um problema em Portugal pois temos costumes diferentes.
  5.  # 7

Antes de mais, obrigado pelas respostas. Bem sei que já devem estar saturados de posts semelhantes ao meu: "quero desenrrascar", "não tenho dinheiro para mais", entre outros discursos.

Hoje desloquei-me a uma loja Aki para estudar o vinílico de perto, e também os flutuantes. O problema mais básico que deveria ter apontado, é que sendo algo para aplicar por cima do mosaico, não pode ser muito alto, além de que a casa é centenária e as paredes são todas desalinhadas :s. Para ser muito honesta os soalhos flutuantes não me atraíram, acho que ficariam altos (destoando dos outros compartimentos, já que a sala dá acesso a todos os outros compartimentos da casa) e não sei se seria fácil ajustá-los às paredes tortas da casa (paredes de pedra ainda).

Não me tinha lembrado da carpete! Seria uma opção confortável, mas como tenho 2 gatas (que desconfio que iriam adorar a ideia), e terreno à frente e atrás da casa iria estar sempre a sujar-se, pois, invariavelmente lá nos descuidamos e trazemos terra para dentro.

Quanto ao vinil a metro... estive hoje a vê-lo e pareceu-me tão fraquinho... Outros pormenores são que a entrada da casa faz-se pela cozinha, que dá para a sala, e é na sala que temos acesso à dispensa, escritório, quartos, casa de banho e quintal (de terra). Quando chove não é raro entrar água por baixo da porta da cozinha... isto poderia impossibilitar o vinílico certo? e mesmo o flutuante?

Deixo em anexo uma foto do actual chão e rodapé (feitos de mosaicos diferentes), o mosaico não tem juntas, o que se vê é cimento e falha dele :s

Uma vez mais obrigado pelas vossas opiniões e partilha de histórias :)
      IMG_20150124_142311[1].jpg
  6.  # 8

O que também não disse foi a area de cada divisão, isso poderia ajudar a alguém lembrar-se de alguma ideia para cada espaço...!
  7.  # 9

e peço desculpa mas já que referiu o AKI, não têm lá muitos produtos, veja os rolos de vinil no Leroy....lava-se bem e não é tão frio como o mosaico, veja o preço -não sei se é metro quadrado ou metro linear, e faça as contas a ver se interessa ou não, se por acaso se decidir por vinil, veja a loja que indiquei na Baixa Lisboeta porque podem ter muitos mais padrões (não sei de onde é); ponha um tapete grande lavável nas zonas de entrada.....um "chouriço" feito em napa nos sitios onde entra água para ela nao passar para a frente...isto até decidir ou poder fazer algo definitivamente.
  8.  # 10

ah, se a area nao for muito grande, eu pintaria esses rodapés de branco, tal como a parede, deve haver um primário todo o terreno que dê para esses rodapes, e por cima uma tinta lavável, semi-acetinada, acrilica, nao percebo nada de tintas, mas assim só teria que escolher uma cor para o chão...
  9.  # 11

Colocado por: anapaulaO que também não disse foi a area de cada divisão, isso poderia ajudar a alguém lembrar-se de alguma ideia para cada espaço...!

a cozinha tem 25m2 e a sala 30m2, mas alguns dos mosaicos não estão nivelados, há depressões..
  10.  # 12

boa noite, já agora e por curiosidade, que chão tem nas outras divisões ?
    A sala já está mobilada ? é que depois de se colocar os móveis as vezes não "sobra" assim tanto chão, e um tapete grande ou mais que um em vários locais poderia ajudar a disfarçar, as vezes as feiras têm tapetes rústicos coloridos ou lisos que com umas plantas, uns cestos com revistas, etc, fazem uma decoração acolhedora, e nao se nota tanto esses altos ou baixos dos mosaicos.
    Ainda para a sala, junto à praça/mercado de Benfica, junto ao clube de futebol do Fófó :) existe um armazém de alcatifas e carpetes que actualmente vendem alcatifas muito baratas, tipo 2 euros o metro mas com 2metros de largo- são alcatifas para exposiçoes, feiras, eventos, que depois se deitam fora, daí serem tao baratas, numa casa normal com uns tapetes rusticos de feira (ou uns tapetes da Kasa no Continente, comprei um de varias cores de muito bom aspecto por 7 euros) duram um ano à vontade, o frasco da cola custava 5 euros. Tambem têm vinil, mas pouco.
  11.  # 13

Se o chão não está nivelado tem aí outro problema: não pode aplicar nada por cima que o desnivelamento vai-se notar ainda mais!

A sala tem tapetes? Normalmente, uns texteis de cores bem escolhidas e a cobrir uma boa percentagem da área deixa a coisa muito mais apelativa.
  12.  # 14

Obrigado a ambos, nas outras divisões tenho mosaico (wc e quarto) e madeira (escritório). A sala está decorada a gosto, e a carpete fui eu que a fiz em arraiolos...

0.0151 seg. NEW