Iniciar sessão ou registar-se
    • tous
    • 22 março 2009

     # 1

    Agradeço se possível esclarecimento para o seguinte problema: o meu apartamento comprado em 2007,novo, e começado a ser habitado em junho desse ano, começou por apresentar humidade e bolor no inicio do inverno de 2008 que persiste até à presente data.Esta situação verifica-se nas paredes,radapés,tectos,roupeiros de dois quartos contíguos assim como roupeiro situado no corredor. Como poderei saber a causa desencadeadora deste problema, uma vez que o construtor dá respostas ilógicas como por ex. que a humidade sobe dentro das paredes até ao tecto( que faz esquina para a rua ).Obrigado
  1.  # 2

    (há vários tópicos sobre este assunto - humidade/bolor - aqui neste fórum)
    O que pretende saber?
    A causa de haver mais humidade no ar do que o razoável?
    Aparentemente - como você não se queixa de haver infiltrações - para haver "mais" humidade no ar do interior da casa, basta ter as janelas todas bem fechadas, haver uma deficiente renovação do ar, e pôr uma enorme panela de sopa ao lume ou tomar uns prolongadíssimos duches de água quente.

    Noto que você NÃO se queixou destas humidades no Inverno anterior. E não é a primeira vez que vemos neste Fórum pessoas queixarem-se do mesmo NESTE Inverno.
    Já escrevi noutros tópicos que NESTE último Inverno houve muitos dias (semanas!) seguidos com temperaturas baixas (em Lisboa, máximas abaixo dos 9ºC) e humidade relativa muito elevada (acima dos 93%).
    Esta situação leva a que, nas casas pouco arejadas e com as paredes interiores frias (ou por estarem mal isoladas, ou porque as pessoas pouparam no aquecimento) houvesse um aumento de condensações e, consequentemente, um aumento do desenvolvimento de bolores.

    Se a minha análise estiver correcta, a culpa disto acontecer tanto pode ser do deficiente isolamento térmico das casas, como do facto de as pessoas arejarem pouco as casas (por estar frio lá fora) e a aquecerem pouco (para poupar).
  2.  # 3

    Aqui vai uma dica que simultâneamente aumenta o nível de isolamento térmico pelo interior e permite um acabamento directo.

    http://www.schluter.pt/produkt.aspx?doc=2361.xml&pg=material
  3.  # 4

    Apesar da excepcionalidade do rigor do passado Inverno, acho que em nenhuma circunstância um prédio tão recente pode ter sinais de humidade. Que se dirá daqui a 5 anos quando em vez de humidade houver infiltrações de chuva?
    O que está a acontecer é um mau prenúncio.
  4.  # 5

    Pedro M.
    Não tem nada a ver com a casa ser recente.
    Experimente fechar muito bem uma casa, não gastar dinheiro em aquecimento, utilizá-la normalmente e vai ver o que são «sinais de humidade».

    Quando comecei a trabalhar, há uns 25 anos, fui com outros 3 engenheiros da empresa visitar uma casa de um casal de economistas que se queixavam de o apartamento estar cheio de bolor - coisa que não acontecia em nenhum dos apartamentos ao lado, em cima ou em baixo.
    Aquilo cheirava a mofo e havia marcas de bolor por todo o lado. Mas via-se logo que aquilo tinha um ar um bocado lugubre, sombrio...
    Eles tinham as janelas "muito bem" vedadas (algumas estavam praticamente coladas, para não perder calor), nos quartos dos miúdos os estores não subiam (estavam às escuras porque os pais cortaram as fitas - para não haver o risco de partirem um vidro e cairem), quando acendemos um aquecedor -para ver se funcionava- desatou a arder (porque era daqueles com resistência eléctrica, e estava cheio de poeira!).

    Portanto, independentemente do isolamento, se a casa não for aquecida e arejada é natural que a humidade criada pela utilização (banhos, cozinhados, transpiração) se concentre nas zonas em que o ar está mais parado (atrás de armários, tecidos de cortinados), condense nas paredes mais frias, e fomente a multiplicação de bolores.

    Na Dinamarca, onde apanhei com -20ºC, as janelas do hotel onde fiquei tinham vidros duplos, corte térmico, e... grelhas de ventilação permanentemente abertas! Devem gastar balúrdios com aquecimento, pois devem...
 
0.0106 seg. NEW