Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, surgiu mais uma duvida, no caso sobre o revestimento interior.

Foi ponderada a hipotese de o revestimento interior ser feito com gesso cartonado, directamente colado no bloco térmico, em vez do simples reboco. As paredes exteriores tem eps 6cm + bloco termico leca 25.

Terei mais vantagem ou desvantagem neste isolamento interior? Nao é por questão de isolamento, mmassim de acabamento das paredes.

A ideia será colar o gesso cartonado (pladur) directamente no bloco, sem rebocar.

Obrigado pelas opiniões.
  2.  # 2

Alguem que possa opinar sobre isto?
  3.  # 3

Não posso confirmar mas segundo a informação aqui prestado no forum por entendidos na matéria, após algum tempo pode notar-se os pontos onde a argamassa foi aplicada para colagem das placas mesmo estando pintadas.
  4.  # 4

Notar-se os pontos de colagem? Entao se nao se notam os parafusos quando sao aparafusadas, nota-se à cola?

Isso é estranho. Alguem pode confirmar?

Que outras vantagens ou desvantagens tera?
  5.  # 5

6.  # 6

Citanto o site em questão:

) Solução económica - Revestimentos directos

O processo mais económico de revestimento de paredes exteriores é a colagem directa com transformadosdo tipo Pladurterm. São placas de BA10 transformadas em fábrica, pela aplicação industrial de complexos isolantes. Em algumas situações também podem ser aplicadas por colagem placas sem isolamento.

A transformação consiste na colagem no dorso uma placa de material isolante, de várias espessuras e que pode ser poliuretano expandido (EPS), extrudido (XPS, painel de lã de vidro (PLV) ou painel de lã de rocha (PLR) sendo o mais comum o EPS de classe III (autoextinguível) que variam de 20 a 120mm e que são aplicados por colagem directa com mametes de pasta de agarre. Video de montagem.

Ao utilizar este sistema evitam-se problemas de aparecimento de manchas vulgares quando se aplicam placas simples coladas directamente ao suporte, uma vez que o isolante evita o contacto directo das placas com o ar aquecido evitando assim as diferenças de temperatura superfícial, para além de serem um óptimo isolamento interior.

É também um isolamento comum em França e na Alemanha, mas com isolantes de 10 ou 12 cm, que para nós têm preços incomportáveis, o que faz que outros sitemas, embora mais complexos, tenham uma melhor relação custo benefício,e por serem mais eficazes, normalmente são preferidos.

É importante alertar para algumas patologias associadas á incorrecta instalação desse tipo de material, que se não fôr tida em consideração poderá levantar problemas: Devido a diferentes factores existem retrações dos isolantes do tipo EPS ou XPS, até que estes estabilizem, pelo que devem ser colocados em obra alguns dias antes para que equilibrem coisa que raramente se faz e antes de aplicadas deverão ser golpeados no dorso para que se possa corrigir a deformação aquando da colagem. O corte é efectuado no isolante com o cuidado de não atingir nunca a placa, pois partirá com o tempo ou quando forem batidas com a régua que só se vai notar com a parede pintada á posteriori e normalmente não tem reparção senão com a substituição da placa. 

Use b) Solução Standard - Revestimentos semidirectos e auto-portantes

ou

c) Solução Confort
  7.  # 7

Colocado por: nunocapucho1981Notar-se os pontos de colagem? Entao se nao se notam os parafusos quando sao aparafusadas, nota-se à cola?

Eu acho que tem lógica pois sendo materias permeáveis, nas diversas trocas gasosas existes no interior das habitações, no local onde a massa de colagem contacta com a placa e a parede, essas trocas far-se-ão de forma diferente. Mas como lhe disse, haverá por aqui quem o possa elucidar melhor sobre o assunto. Segundo percebi, a melhor forma será usar um perfil ómega aplicado na parede e nesse perfil aplicar as placas.
  8.  # 8

Parecem-me interessantes essas opções., optando pelo pladur.

A minha grande questao é se se justifica à colocaçao interior do pladur comparativamente ao tradicional reboco .
  9.  # 9

Gesso cartonado sem qualquer tipo de material isolante não é em si isolamento, será apenas uma forma de substituição do gesso projectado. O meu conselho é que faça as contas, veja quanto iria gastar numa e noutra solução. Uma pergunta, como é que seriam feitas as paredes interiores?
  10.  # 10

A minha questao nao teM a ver com o isolamento, apenas com o acabamento, para evitar rachadelas no futuro. Em termos de isolamento sera pelo exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  11.  # 11

É como eu disse antes, faça as contas. Eu não sou da área por isso eu não disponho dos valores para cada solução. É uma questão de pedir orçamentos.
  12.  # 12

poderá colar as placas no interior de habitação não se nota nada mais tarde .
    ja colei milhares de placas e nunca se notou nada mesmo voltando ao local passando 5 anos depois de as colar
  13.  # 13

E justica-se de alguma forma esta opÇao?
  14.  # 14

nunocapucho

muito provavelmente será m€lhor revestir o interior com gesso projectado em vez de colar placas de gesso
    Concordam com este comentário: DR1982
  15.  # 15

colar as placas a vantagem e menos probavel de aparecer fissuras.
  16.  # 16

As fissuras poderão aparecer em qualquer lado

0.0192 seg. NEW