Iniciar sessão ou registar-se
    • sclm
    • 24 janeiro 2015

# 1

Boa tarde,
    Estou um pouco confusa relativa a um processo de compra de casa, se alguém me puder esclarecer.
    Em Novembro falei com uma imobiliária a fim de adquirir uma casa.
    Comecei por fazer uma contra proposta ao vendedor. Sempre se mostrou inflexível.
    Mas no final de Dezembro a imobiliária telefonou - me para saber se eu continuava interessa na casa se o proprietário baixasse para o valor que inicialmente ofertei. Eu disse que sim.
    Este mês juntei todo os documentos necessários inclusive registo predial e planta da casa (que a imobiliária me enviou por email) e remeti o processo para o banco para uma pré aprovação do crédito.
    A questão é que já fizeram a avaliação do apartamento e já sei que o Crédito está aprovado mas quero desistir da compra por motivos pessoais.
    Será que além das comissões que o banco já me descontou tenho que pagar alguma coisa à imobiliária?
    Eu não assinei nenhum documento nem dei nenhum cheque, todo o processo foi tratado por telefone e pessoalmente, excepto o envio dos 2 documentos que me enviaram por email!
    Obrigada
  1.  # 2

Boa tarde.
    A principio deve haver uma multa pela desistência em favor ao proprietário do imóvel, só não sei se é aplicada pelo facto de não ter enviado uma proposta por escrito, e nem assinado nenhum contrato de compra e venda.
    É possível que o pedido ao crédito habitação, mais os documentos que enviou sirvam de prova contra si.

No caso de uma transacção com um contrato de compra e venda, o comprador deixa um sinal que geralmente é de 10% do valor do imóvel, se o comprador desistir da compra perderá o sinal já pago a favor do vendedor, do mesmo modo, se o vendedor desistir da venda, é obrigado a devolver ao comprador, em dobro o valor do sinal já pago.

Vamos esperar que alguém que perceba mais do assunto se manifeste.

Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sclm
  2.  # 3

Colocado por: sclmSerá que além das comissões que o banco já me descontou tenho que pagar alguma coisa à imobiliária?

Se não assinou nenhum documento, não tem que pagar nada.
    Concordam com este comentário: VMV, flipey
    • 1255
    • 24 janeiro 2015

# 4

Não assinou...não há contrato...não paga nada.
    Apenas foi um intenção de compra, que se ficou por uma fase muito embrionária.
    Com muita pena do vendedor, terá de continuar a procurar interessados.
    Concordam com este comentário: VMV
  3.  # 5

Rien de rien. Não tem que pagar nada. Quer dizer, pode pagar um café ao agente imobiliário para lhe tirar o amargo de boca quando lhe transmitir que desistiu.
    Concordam com este comentário: VMV
    • sclm
    • 25 janeiro 2015

# 6

Muito obrigado pela partilha dos vossos conhecimentos e opiniões.
    E sim vou ter mesmo de o comunicar à imobiliária, vai ser difícil fazê-lo, mas vai ter de ser!
    Obrigada

0.0111 seg. NEW