Boa tarde, Estou um pouco confusa relativa a um processo de compra de casa, se alguém me puder esclarecer. Em Novembro falei com uma imobiliária a fim de adquirir uma casa. Comecei por fazer uma contra proposta ao vendedor. Sempre se mostrou inflexível. Mas no final de Dezembro a imobiliária telefonou - me para saber se eu continuava interessa na casa se o proprietário baixasse para o valor que inicialmente ofertei. Eu disse que sim. Este mês juntei todo os documentos necessários inclusive registo predial e planta da casa (que a imobiliária me enviou por email) e remeti o processo para o banco para uma pré aprovação do crédito. A questão é que já fizeram a avaliação do apartamento e já sei que o Crédito está aprovado mas quero desistir da compra por motivos pessoais. Será que além das comissões que o banco já me descontou tenho que pagar alguma coisa à imobiliária? Eu não assinei nenhum documento nem dei nenhum cheque, todo o processo foi tratado por telefone e pessoalmente, excepto o envio dos 2 documentos que me enviaram por email! Obrigada
Boa tarde. A principio deve haver uma multa pela desistência em favor ao proprietário do imóvel, só não sei se é aplicada pelo facto de não ter enviado uma proposta por escrito, e nem assinado nenhum contrato de compra e venda. É possível que o pedido ao crédito habitação, mais os documentos que enviou sirvam de prova contra si.
No caso de uma transacção com um contrato de compra e venda, o comprador deixa um sinal que geralmente é de 10% do valor do imóvel, se o comprador desistir da compra perderá o sinal já pago a favor do vendedor, do mesmo modo, se o vendedor desistir da venda, é obrigado a devolver ao comprador, em dobro o valor do sinal já pago.
Vamos esperar que alguém que perceba mais do assunto se manifeste.
Não assinou...não há contrato...não paga nada. Apenas foi um intenção de compra, que se ficou por uma fase muito embrionária. Com muita pena do vendedor, terá de continuar a procurar interessados.
Rien de rien. Não tem que pagar nada. Quer dizer, pode pagar um café ao agente imobiliário para lhe tirar o amargo de boca quando lhe transmitir que desistiu.
Muito obrigado pela partilha dos vossos conhecimentos e opiniões. E sim vou ter mesmo de o comunicar à imobiliária, vai ser difícil fazê-lo, mas vai ter de ser! Obrigada