Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho frequentado o Fórum diversas vezes nos anos mais recentes, mas este é o primeiro post que decido fazer, uma vez que não encontro, em lado algum, um post com dúvidas semelhantes.

    Passarei a descrever a minha situação do modo mais sucinto possível:

    Estou interessado em adquirir um prédio urbano do qual sou arrendatário e, neste momento, depois de feita uma avalização do imóvel, necessito redigir a proposta para enviar ao senhorio.

    Não estou, no entanto, totalmente seguro de como tal proposta/valor deveria ser apresentado.

    Existe algum documento que me possa servir de base?

    Este documento não seria, penso eu, um contrato-promessa, uma vez que estaríamos ainda na fase negocial (o imóvel está dividido, em herança, por diferentes proprietários, que terão que concordar com o valor proposto).

    Outro ponto que gostaria de clarificar é o seguinte: Sendo eu arrendatário do imóvel, é legítimo assumir que esse factor acaba por influir no preço final do imóvel? (no sentido em que, caso qualquer outra pessoa demonstrasse interessem em adquirir o imóvel, este estaria ocupado...). No caso de este ponto poder ter como consequência uma minoração do valor proposto, qual seria a percentagem aceitável de minoração...?

    Agradeço desde já toda a ajuda, tempo e conhecimentos partilhados,

    Luís Borges
  2.  # 2

    Acho que está a complicar uma coisa que é muito simples. Se pretende comprar o imóvel, deve estabelecer qual o valor que está disposto a dar por ele. Parece-me que já fez essa avaliação. Agora parece-me que deve apenas fazer um telefonema ao senhorio a mostrar o seu interesse na compra do imóvel e esperar que ele contacte os outros proprietários e lhe dê a resposta, se aceitam ou não.
  3.  # 3

    Colocado por: PicaretaAcho que está a complicar uma coisa que é muito simples. Se pretende comprar o imóvel, deve estabelecer qual o valor que está disposto a dar por ele. Parece-me que já fez essa avaliação. Agora parece-me que deve apenas fazer um telefonema ao senhorio a mostrar o seu interesse na compra do imóvel e esperar que ele contacte os outros proprietários e lhe dê a resposta, se aceitam ou não.


    Caro Picareta,

    Agradeço o seu comentário. De facto o que precisava de saber era precisamente isso, se este é um passo ainda bastante informal ou se existem já trâmites específicos que se devessem seguir.

    Quanto ao outro ponto em que eu toquei, tem alguma resposta? Estando o edifício ocupada como é que isso se pode/deve reflectir no valor apresentado?

    Obrigado,

    Luís Borges
  4.  # 4

    Colocado por: LuisBorgesQuanto ao outro ponto em que eu toquei, tem alguma resposta? Estando o edifício ocupada como é que isso se pode/deve reflectir no valor apresentado?

    Isso não tem nenhum interesse.
    Decida qual o valor justo para o imóvel, e faça a sua proposta.
    Não necessita de nenhuma formalidade.
  5.  # 5

    Um imóvel com um arrendatário será, na minha opinião, mais dificil de vender e, por isso, o seu valor poderá ser reduzido se o senhorio o quiser mesmo despachar vender.
    Mas daí a quantificar é complicado.
    Faça o que o Picareta disse. Avalie e ofereça o que acha que é razoável e o que tem capacidade para pagar.
 
0.0090 seg. NEW