Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Desta vez, venho expor uma dúvida, para a qual agradeço, desde já, toda a ajuda que me possam dar.
    Adquiri moradia nova (nunca antes habitada) mas já construída há cerca de 4 anos. Possui porta principal blindada mas não sei dizer, de momento, de que marca, e para além disso, a casa dá para um pequeno pátio com um portão que dá para a rua principal.
    Será aconselhável a troca de fechadura desta mesma porta blindada? Apesar de já varias pessoas me terem dito que este tipo de chaves não é fácil de copiar ou até é impossível mesmo, preocupa-me... Ou bastará apenas mudar a fechadura da porta exterior que dá acesso ao pátio da referida moradia?
    Cumprimentos a todos!
  2.  # 2

    A chave pode não ser fácil de copiar, mas o empreiteiro ou o instalador da porta, ou o cão da vizinha, pode sempre ter ficado com um exemplar. Cabe-lhe a si avaliar o risco de trocar ou não a fechadura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  3.  # 3

    Mude o canhão da fechadura, fica barato e fica mais descansada.
    Concordam com este comentário: Billy_Boy
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  4.  # 4

    Haviam de ter feito como na minha, na hora da entrega das chaves, chamaram-me ao local com um kitt de canhões mais chaves fechados e trocaram à minha frente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
    • VMV
    • 26 janeiro 2015 editado

     # 5

    A sua preocupação é compreensível, mas antes de gastar mais dinheiro...

    1º Peça um orçamento para a troca de fechadura/canhão
    Quer pagar o valor que lhe pedem? Sim? Siga em frente.

    2º Se fizer um seguro de recheio, é capaz de custar o mesmo que trocar a fechadura e é mais garantido.

    3º Se tiver que ser assaltada/o, não será a questão da fechadura que vai impedir.

    4º Que tudo corra bem na nova casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  5.  # 6

    Muito obrigada a todos pelas respostas.
    O valor do recheio não irá ser avultado pois não guardo objectos valiosos em casa. O que me preocupa é o estrago que possam causar, bem como a violência que possam exercer se se depararem com alguém no interior, não é tanto sequer o roubo deste ou daquele objecto.
    Suponho que mudarei o canhão da fechadura, por um descargo de consciência.
    Cumprimentos!
    Concordam com este comentário: Sabrina, Rodri12
  6.  # 7

    É o melhor que faz pois o descanso e a tranquilidade não têm preço!
    Concordam com este comentário: Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  7.  # 8

    como te disseram... muda o canhao ;)
    Eu mudaria se fosse comigo, nao evita nada, mas durmo mais descansado que possivelmente so eu tenho a "chave"
    Concordam com este comentário: Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  8.  # 9

    Parece-me ser extremamente óbvio. Acabou de gastar dezenas de milhares de euros numa casa e está a tentar poupar uns 'centimos' ao evitar a troca da fechadura?

    Isso é a primeira coisa que se faz quando se muda de casa, seja a casa nova, usada, comprada ou arrendada: trocar a fechadura!

    Aliás, nem deve fazer a mudança sem primeiro tratar de trocar a fechadura. Faça isso ASAP.
    Concordam com este comentário: A. Madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  9.  # 10

    Desulpem estar a meter a colher neste tópico..mas tenho interesse neste tema.
    Mudar a fechadura e mudar o canhão.. não é a mesma coisa?
    E já agora, quanto se pode esperar gastar para mudar o canhão de uma porta? ( mais ou menos)
  10.  # 11

    Colocado por: TyrandeDesulpem estar a meter a colher neste tópico..mas tenho interesse neste tema.
    Mudar a fechadura e mudar o canhão.. não é a mesma coisa?
    E já agora, quanto se pode esperar gastar para mudar o canhão de uma porta? ( mais ou menos)


    Não. A fechadura é todo o sistema de fecho da porta. O canhão+chave (que são peças independentes) é o que fazem accionar esse sistema (abrir ou fechar).
    Quanto ao preço, começa nos 10 euros o canhão+chave...pode disparar até aos 300. Não vejo o interesse em gastar mais do que esses 10/20 euros.
    Recentemente estive a trabalhar numa loja conhecida de bricolage, tive um cliente que queria comprar uma porta de entrada, que custava 299 euros mas queria um canhão xpto que não tínhamos e que custava mais de 200 euros!! Vá-se lá entender...

    Fechadura e canhão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
    •  
      Tyrande
    • 26 janeiro 2015 editado

     # 12

    Colocado por: miguel3d

    Não. A fechadura é todo o sistema de fecho da porta. O canhão+chave (que são peças independentes) é o que fazem accionar esse sistema (abrir ou fechar).

    Fechadura e canhão


    Ah, ok... então a fechadura é o "todo" e o canhão é o "miolo", se bem percebi.
    Obrigado pelo esclarecimento!
    Há alguma coisa em especial que se deva ter em atenção quando mudar o canhão?
    • ClioII
    • 26 janeiro 2015 editado

     # 13

    O canhão é a peça comprida onde a chave entra e roda, aquela peça que está na figura em cima, no centro/direita.
    O canhão é que contém o "segredo" que identifica a chave.
    O resto da fechadura são mecanismos para actuar os pinos e os trincos por intermédio do canhão ou de manípulos (se existirem).

    EDIT: Para trocar a chave ("segredo") basta trocar o canhão, o resto da fechadura é +/- genérico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, SMMTM
    •  
      Tyrande
    • 19 fevereiro 2015 editado

     # 14

    Fonix..nunca pensei que trocar canhões pudesse ficar tão caro..
    Troquei o canhão da porta da garagem, do portão e da porta principal e gastei a módica quantia de 110 aeurios.... :/
    E não eram fechaduras XPTO..
  11.  # 15

    Colocado por: TyrandeFonix..nunca pensei que trocar canhões pudesse ficar tão caro..

    Para o pessoal do exército, os canhões costumam ficar mais baratos ;))
  12.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Para o pessoal do exército, os canhões costumam ficar mais baratos ;))


    Antes fosse :) hehehe
    Só porque um canhão era um tal de canhão de pontos, o orçamento disparou...
  13.  # 17

    Colocado por: TyrandeFonix..nunca pensei que trocar canhões pudesse ficar tão caro..
    Troquei o canhão da porta da garagem, do portão e da porta principal e gastei a módica quantia de 110 aeurios.... :/
    E não eram fechaduras XPTO..


    Muito caro isso! Metade desse valor já considerava puxado. Mas há canhões e há canhões...
    Vejo canhões a 7/10 euros e há canhões a custar 300...
    Comprou em alguma loja da especialidade?
  14.  # 18

    Colocado por: miguel3d

    Muito caro isso! Metade desse valor já considerava puxado. Mas há canhões e há canhões...
    Vejo canhões a 7/10 euros e há canhões a custar 300...
    Comprou em alguma loja da especialidade?


    Sim... Há de referir que foram trocar os canhões lá a casa.. mas mesmo assim quando recebi a conta..ui.. té andei de lado :)
    Por mais estúpido que possa parecer, estava tão ocupada a ver outras coisas enquanto o sr. mudava tudo... que esqueci-me de ver a marca do canhão ...


    sem comentários...

    ***bate com a cabeça na parede****

    Só me chamaram quando foi pra pagar a conta..lol
  15.  # 19

    Colocado por: Tyrande

    Sim... Há de referir que foram trocar os canhões lá a casa.. mas mesmo assim quando recebi a conta..ui.. té andei de lado :)
    Por mais estúpido que possa parecer, estava tão ocupada a ver outras coisas enquanto o sr. mudava tudo... que esqueci-me de ver a marca do canhão ...


    sem comentários...

    ***bate com a cabeça na parede****

    Só me chamaram quando foi pra pagar a conta..lol


    Ah ok! Já está explicado. Olhe que era fácil trocar....mas está, está. :-D
  16.  # 20

    Colocado por: miguel3d

    Ah ok! Já está explicado. Olhe que era fácil trocar....mas está, está. :-D


    Pois...agora já tá :)
    Enfim, o sr. foi super simpático e até me trocou o espelho da porta da garagem que estava estragado.
    Nem tudo na vida são vitórias :)

    Já fiz a minha boa acção do dia. Colaborei com a economia local...lol
    Amanhã estou de volta às poupanças... ;)
    Concordam com este comentário: miguel3d
 
0.0206 seg. NEW