Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: jorgealves
    que sistema é este que permite ligação com solar termico?

Sinceramente não sei se dá para ligar ao solar térmico. Sei que a Daikin tem unidades interiores com depósito integrado de 180L e 260L, mas se dão para ligar ao solar térmico não sei.
    Para mim o investimento em ambos não se justifica. O break-even só vai acontecer dentro de uma década ou mais. Ou uns bons paineis solares ou uma boa bomba (uma bomba para AQS e outra para PRH, nunca uma para ambas as coisas).

É a minha opinião pessoal e vale o que vale.
  2.  # 42

Colocado por: Sergio Rodriguestens que explicar porque ao user "eu" que ele nao se acredita em mim!!

Corrija-me se estou enganado, mas assumindo que o PRH está ligado 24h/dia em todas as divisões da casa, se a casa tiver nas paredes e cobertura pelo menos 50mm de isolamento (Cortiça, XPS, EPS ou Lã), piso radiante com 60mm (20mm dos 'pinos' onde se entrelaçam os tubos e 40mm de EPS) sendo que por cima leva um material bom condutor (por exemplo mosaico), podemos assumir como necessidade de aquecimento - no que ao PRH diz respeito - uns 50 a 60 W/m2.

Foi isto que me ensinaram. Está correcto?
  3.  # 43

Depende do espaçamento dos tubos e da espessura da betonilha.
  4.  # 44

Na minha opinião, deveria solicitar a cotação da instalação dividida em 3 grupos:

-Sistema solar térmico
    -Pavimento radiante
    -Bomba de calor e acessórios

Obviamente que deverão indicar quais as marcas de referência. A forma como lhe enviaram a cotação dá liberdade, como já aqui foi dito, para que se coloque qualquer equipamento de qualquer marca. Essa diversidade, irá provocar, quase sem sombra de dúvidas, questões de limites de responsabilidade. Que no caso de não funcionar correctamente são extremamente difíceis de resolver.

Por exemplo, sendo eu a escolher, garantia que o grupo da bomba de calor tinha qualidade e compatibilidade entre todos os acessórios, e sendo o grupo produtor de energia, apostava aqui grande parte do orçamento disponível. Na prática, comprava tudo do mesmo fabricante. O pavimento radiante e colectores solares, tem, obviamente muita importância, mas como são equipamento quase estáticos ( quando comparados com a bomba de calor e respectivo controlo) consegue ter uma flexibilidade maior na selecção de uma solução mais barata.

Obviamente que este é um pensamento baseado na minimização dos custos tentando garantir ao máximo a funcionalidade e garantia de todo o sistema.
  5.  # 45

Colocado por: marcoaraujoFoi isto que me ensinaram. Está correcto?
    onde eu queria chegar é que nao vale a pela instalar uma BC sobre-dimensionada se o dentro de casa so debita uma determinada potencia!!!
  6.  # 46

Colocado por: marcoaraujotem unidades interiores com depósito integrado de 180L e 260L
    e de 300 litros e 500litros, mas somente estas ultimas podem ter ligação a solar térmico e fazer AQS assim como aproveitar a energia gerada pelo sol para fazer aquecimento ambiente.
  7.  # 47

Colocado por: marcoaraujouma bomba para AQS e outra para PRH, nunca uma para ambas as coisas

na minha opinião isto é um completo disparate e um esbanjar de recursos e dinheiro,

uma só consegue fazer todo o serviço,
    Concordam com este comentário: nocas1, pacel
  8.  # 48

Colocado por: powerenergieNa minha opinião, deveria solicitar a cotação da instalação dividida em 3 grupos:

-Sistema solar térmico
    -Pavimento radiante
    -Bomba de calor e acessórios

Obviamente que deverão indicar quais as marcas de referência. A forma como lhe enviaram a cotação dá liberdade, como já aqui foi dito, para que se coloque qualquer equipamento de qualquer marca. Essa diversidade, irá provocar, quase sem sombra de dúvidas, questões de limites de responsabilidade. Que no caso de não funcionar correctamente são extremamente difíceis de resolver.

Por exemplo, sendo eu a escolher, garantia que o grupo da bomba de calor tinha qualidade e compatibilidade entre todos os acessórios, e sendo o grupo produtor de energia, apostava aqui grande parte do orçamento disponível. Na prática, comprava tudo do mesmo fabricante. O pavimento radiante e colectores solares, tem, obviamente muita importância, mas como são equipamento quase estáticos ( quando comparados com a bomba de calor e respectivo controlo) consegue ter uma flexibilidade maior na selecção de uma solução mais barata.

Obviamente que este é um pensamento baseado na minimização dos custos tentando garantir ao máximo a funcionalidade e garantia de todo o sistema.

Do prh ser quase estatico....
  9.  # 49

Colocado por: pacelDo prh ser quase estatico....
    ele não anda a passear!!
  10.  # 50

Colocado por: Sergio Rodriguesele não anda a passear!!

Essa está boa!
    Anda a água.
  11.  # 51

anda nada!! bem podes meter a agua que quiseres que ele não faz nada!! anda a pastel €
  12.  # 52

Colocado por: Sergio Rodriguesanda nada!! bem podes meter a agua que quiseres que ele não faz nada!! anda a pastel €

O só Sergio: o que anda (se movimenta) é a agua!
  13.  # 53

So com pastel!
  14.  # 54

Colocado por: Sergio RodriguesSo com pastel!

Pastel de Braga! Igual ao que vocês comeram à sobremesa no almoço em Braga!
  15.  # 55

Nao era pastel, era uma tibia
  16.  # 56

K visto assim ate parece outra coisa!
      35f4cf70-da46-4c0b-bdd4-1fb8b2a56703_LARGE.jpg
  17.  # 57

Colocado por: Sergio RodriguesNao era pastel, era uma tibia

Em Braga chama-se tíbia?
  18.  # 58

é uma tibia em braga e fora, pesquise la por pastel de braga a ver s aparece o k diz! e depois por tibia
  19.  # 59

Pois...devia estar bom, pela quantidade de águas das pedras que estavam em cima da mesa!!!
  20.  # 60

Colocado por: Sergio RodriguesK visto assim ate parece outra coisa!
      35f4cf70-da46-4c0b-bdd4-1fb8b2a56703_LARGE.jpg

Dasse!!! Ainda bem que não fui a Braga! Espero que na Bairrada não haja nada disso...senão não vou!

0.0221 seg. NEW