Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola !

    Tenho uma casa na zona de Sintra. O telhado, feito em pinho (nao sei se tinha sido tratado, nessa altura nao era eu o proprietario), esta todo comida por bichos, e teve problemas de infiltracao de agua, entao agora esta tudo podre e tenho de refaze lo.

    O plano do meu carpinteiro 'e de refazer tudo com casquinha branca. As partes exteriores seriam tratadas, as partes interiores nao (mas eles mete um produto natural, tipo um oleo, nao me lembro do nome).
    Tambem tenciona aumentar a inclinacao do telhado, de 12graus (%?) para 20 graus. A casa esta numa zona ventosa e o carpinteiro disse que com vento a chuva pode "subir" debaixo das telhas com 12graus e trazer humidade para a estrutura. Assim tambem o telhado ficara por cima das paredes (e com "overhang"), em vez de as pecas de madeira estarem dentro da parede, apanhando humidade e favorecendo podridao.

    A minha maior duvida 'e em relacao a madeira, com o risco do bicho. Andei neste forum bue e nao consegui perceber o que era melhor.
    Por um lado a casquinha branca vem do norte, e vi em alguns sitios que tinha bastante resistencia aos bichos de portugal por estes nao gostarem muito.
    Por outro lado a casquinha vermelha parece mais forte estruturalmente. Mas a vermelha 'e mais cara, e absorve mais a humidade do que a branca.
    O pinho tratado... muito consideram que nao presta para nada, o que a diferenca de preco com casquinha branca nao compensa.

    Junto umas fotos da casa, e da madeira com os buracos, nao sei exatamente quais sao os bichos.
    O telhado tera 220m2, e vao aproveitar da telha que ja esta la o maximo possivel. O orcamento da tipo 17000, tudo em casquinha branca e isolacao em cortica 2cm. A madeira 'e tipo 7500 com IVA. Os 220m2 estao distribuidos por 5 partes de telhado.

    Se tiver informacao solida sobre as vantagens de casquinha branca e da casquinha vermelha agradecia muito. E se o facto da madeira interior nao ser tratado 'e muito perigoso ou nao (lembrando que a casa esta numa zona com bastante humidade e nevoeiro). Andei tanto na net mas ta tudo uma grande confusao. Ou qualquer outro comentario geral sobre o plano :)

    Muito obrigado !
  2.  # 2

    Buraco dos bichos
      Poutre.jpg
  3.  # 3

    Mais bichos, nesta 'e no soalho
      Plancher.jpg
  4.  # 4

    A casa, ve se bem um dos 5 telhados, que foi construido dentro da parede.
      CasaUlsmall.jpg
  5.  # 5

    mais uma imagem da casa
      CasaVaranda.JPG
    • Mac
    • 27 janeiro 2015

     # 6

    É importante mostrar a outra face do telhado
  6.  # 7

    Ah....desculpa mas nao tenho fotos, e nao estou la agora, esta alugada.
  7.  # 8

    17000 € por esse telhado com isolamento. fogo e 7500€ por madeira casquinha para esse telhado. bem as coisas ai devem ser bem caras. só pode. faço alguns telhados por ano, uso sempre madeira casquinha branca laminada, mas por norma nao uso cortiça para isolamento, mas sim isolamento térmico reflector em alumínio, e garanto- lhe e do melhor que se pode usar num telhado. Mas!!! continuo a achar um pouco puxado o valor.
  8.  # 9

    E mais vão aproveitar a telha.
  9.  # 10

    Colocado por: hvconstrutormas sim isolamento térmico reflector em alumínio, e garanto- lhe e do melhor que se pode usar num telhado

    Não é.... só se for para complementar com outro tipo de isolamento térmico, cortiça, XPS, Lâs minerais, etc....
  10.  # 11

    Tambem queria precisar que o telhado nao tem 220m2, o carpinteiro encomenda isso porque disse que 'e normal encomendar +20%, ou seja o telhado tem 180m2.
  11.  # 12

    Não descaracterize a coberturas. Que raio de carpinteiro esse que só lhe arranja mais despesa e para ele mais serviço.
    Meta pelo menos 6cm de isolamento seja ele qual for.
    As entregas de madeira que ficam chumbadas na alvenaria.. TEM de ser protegidas com um produto impermeabilizante, pode ser uma pintura betuminosa espessa, ou com borracha clorada (tela liquida).
    É recomendável para manter a inclinação dos telhado proceder á salvaguarda da estanquidade do telhado, para isso existem telas impermeáveis, mas com capacidade de difusão de vapor de água que podem ser utilizadas sob o ripado da telha (telas TYVEK, para vapor).
    No seu caso, estando em sintra e presumivelmente junto de área florestal, com alguma humidade relativa, devem as madeiras serem pré-tratadas com um imunizante para madeira.
    Não consegui perceber se a cobertura faz os tecto do interior da habitação? faz?
    Concordam com este comentário: ktm333
  12.  # 13

    para tratar a madeira para prevenir do bicho por norma utilizo o cuprinol, e bom para o bicho e para possíveis humidades ( caruncho)
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasNão descaracterize a coberturas. Que raio de carpinteiro esse que só lhe arranja mais despesa e para ele mais serviço.
    Meta pelo menos 6cm de isolamento seja ele qual for.
    As entregas de madeira que ficam chumbadas na alvenaria.. TEM de ser protegidas com um produto impermeabilizante, pode ser uma pintura betuminosa espessa, ou com borracha clorada (tela liquida).
    É recomendável para manter a inclinação dos telhado proceder á salvaguarda da estanquidade do telhado, para isso existem telas impermeáveis, mas com capacidade de difusão de vapor de água que podem ser utilizadas sob o ripado da telha (telas TYVEK, para vapor).
    No seu caso, estando em sintra e presumivelmente junto de área florestal, com alguma humidade relativa, devem as madeiras serem pré-tratadas com um imunizante para madeira.
    Não consegui perceber se a cobertura faz os tecto do interior da habitação? faz?
    Concordam com este comentário:ktm333


    Obrigado ! mmm em relacao a inclinacao, ele dizia que limitaria infiltracoes de agua, bem como iria favorecer a circulacao do ar e assim diminuir o risco de a madeira ficar humida e apodrecer.
    As madeiras com contacto com o exterior 'e que ficariam tratadas (autoclave com pressao), as do interior nao. Isso perguntei a varias pessoas (carpinteiros, fornecedores de madeira, etc), todos disseram que sim para o interior com casquinha branca nao 'e preciso tratar.

    Obrigado tambem por indicar as telas impermeaveis e que respiraveis, vou ver isso. Entretanto nao percebi a sua pergunta em relacao a cobertura fazer os tectos do interior... o que quer dizer com isso ?
    Em relacao ao overhang do telhado, como ve na primeira foto da casa o telhado esta feito dentro das paredes. O carpinteiro sugeriu que isso 'e muito mal porque entra humidade nas paredes. Entao quer fazer um overhang tipo 30cm por cima de cada parede. Parece lhe razoavel fazer isso, independentemente da inclinacao ?

    Muito obrigado !
  14.  # 15

    Não faça cá hoverhangs nenhuns!!! Isso fica horrível. e depois tem de tratar as madeiras no exterior... isole bem as entregas da madeira que ficam embebidas nas alvenarias como eu sugeri.
    Perguntei se os tectos interiores são em madeira, em forra de madeira que advém da estrutura das coberturas.
    Se é para tratar trate com o xilofene ou cuprinol como já aqui foi referido, independentemente de estar para o exterior ou não. deve usar um produto fungicida e anti-xilofago.
  15.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasNão faça cá hoverhangs nenhuns!!! Isso fica horrível. e depois tem de tratar as madeiras no exterior... isole bem as entregas da madeira que ficam embebidas nas alvenarias como eu sugeri.
    Perguntei se os tectos interiores são em madeira, em forra de madeira que advém da estrutura das coberturas.
    Se é para tratar trate com o xilofene ou cuprinol como já aqui foi referido, independentemente de estar para o exterior ou não. deve usar um produto fungicida e anti-xilofago.


    Obrigado ! Sim os tectos interiores sao em madeira, que vai ser refeito tambem.
    • AMCP
    • 29 janeiro 2015

     # 17

    e que tal fazer com vigotas e ripas de betão jamais se preocuparia com o telhado
  16.  # 18

    Colocado por: AMCPe que tal fazer com vigotas e ripas de betão jamais se preocuparia com o telhado


    Ola, obrigado pela sugestao. Quero mesmo fazer de madeira, disso tenho a certeza.

    Mas tou a ficar bastante confuso em relacao a escolha da inclinacao e dos overhangs. Gosto muito do aspecto da casa assim, e claro maior inclinacao e overhangs aumenta o orcamento. Mas 'e dificil conseguir informacao fiavel em termos de bastante aspectos:

    - A vantagens de maior inclinacao para circulacao do ar e escoamento da agua 'e mesmo importante ? Um dos carpinteiros disse me que 'e no caso de neve, mas no caso de chuva e vento nem muito.
    - Vantagens dos overhangs e sera que 'e mesmo muito importante nao ter a parte de cima das paredes a receberem chuva ?
    - Tratamento de casquinha branca que nao estara ao contacto do exterior (debaixo do forro).

    Pelos vistos o orcamento com tudo (maio inclinacao, overhangs, etc) era de 17000, mas acredito que podia baixar de tipo 25% ou mais sem isso, devido a menor area finale do telhado e a menos trabalho.

    Obrigado
 
0.0209 seg. NEW