Iniciar sessão ou registar-se
    • J
    • 27 janeiro 2015

# 21

Colocado por: Arcade
    Esta-se a contradizer.

Não pode usar lenha quando quiser.
    Pode é usar a lenha esporadicamente em situações de emergência para acender a caldeira.
      32.png

Pois admito que não esteja a ver bem as coisas. Por isso mesmo é que criei este tópico. Para me ajudar a esclarecer dúvidas e a entender melhor este tipo de máquinas.

A minha ideia é a que já referi em cima. Ter uma fonte de energia que me dê alguma autonomia, mas ao mesmo tempo usar a lenha como combustível. Uma vez que ainda é o mais barato, para além das bombas de calor.

Já agora outra coisa. Sempre que falo a um instalador na possibilidade de colocar uma caldeira destas, todos me dizem para o não fazer. Porquê? É que a mim parece me o melhor cenário. Mas custa me muito a acreditar que só eu é que tenho razão. Devo estar mesmo a ver mal as coisas......
    • J
    • 27 janeiro 2015

# 22

Não haverá ainda ninguém em Portugal com caldeiras destas?
    • J
    • 27 janeiro 2015

# 23

• Arcade
    • 27 janeiro 2015 editado

# 24

Colocado por: JTer uma fonte de energia que me dê alguma autonomia, mas ao mesmo tempo usar a lenha como combustível.

As caldeiras de gasificação a lenha fazem o que você quer lindamente.
    Escusa de andar a queimar a pestana ;) a pensar noutras.
  1.  # 25

se quiser aumentar a autonomia basta aumentar o tamanho do deposito de inercia e colocar uma caldeira com mais capacidade.
  2.  # 26

se quiserem alguma informação sobre as caldeiras da pereko eu conheço o representante em portugal. posso fornecer o numero de telefone e tb lhes posso dizer que ele tem uma a funcionar em casa dele.

a caldeira tanto trabalha a pellets, casca de amêndoa, casca de pinheiro, caroço de azeitona, etc, etc, aquilo queima tudo que seja pequeno e arde.
    • J
    • 27 janeiro 2015 editado

# 27

Se não for pedir muito. Envie por Pm. Informação nunca é demais....
  3.  # 28

Boas:

Estou neste momento a construir uma moradia, e vou instalar uma caldeira de chama invertida (gasificação) mista - a lenha e pellet's.
    Principais marcas que conheço com este sistema duo: "Froling", "MESCOLI", mas haverá mais, vejam este tópico com muita informação:

https://forumdacasa.com/discussion/29127/1/caldeiras-a-lenha-de-gasificacao/

Cumpts.
    • J
    • 28 janeiro 2015

# 29

Bom dia!

Qual a marca da caldeira que vai comprar?

E características?
  4.  # 30

Colocado por: JBom dia!

Qual a marca da caldeira que vai comprar?

E características?

Marca: "Mescoli"
    Modelo: GLUP HT/LP - Caldeira mista Lenha/Pellets 24 KW
    Características:
    http://www.mescolicaldaie.it/product/caldaia-combinata-legnapellet-funzionamento-automatico/
    • J
    • 28 janeiro 2015

# 31

Obrigado pela partilha! Ainda não tinha reparado nesta marca.

Parece-me interessante. É um conceito que me agrada muito.

Como conseguiu os preços? Esta marca tem representante em Portugal, ou tratou directamente com os italianos?

Pode indicar os preços, caso tenha. Se preferir mande Pm. Não sei se existe algum tipo de problema em divulgar os preços. Em Portugal parece que sim......
  5.  # 32

Caros,

Já à alguns anos que tenho andado a pesquisar (muito) as caldeiras de chama invertida (gasificação), e tenho ficado estupefacto de que esta "tecnologia" está largamente desenvolvida pelos países nórdicos à muitos anos, com sistemas altamente desenvolvidos, como sondas lambda, interfaces de dados de controlo/informação tipo em telemóveis/tablets, etc, etc (embora estes últimos possam não ter grande interesse), mas o que mais surpreende é que se conseguem eficiências energéticas já acima dos 90%!, o que é brutal quando uma lareira tradicional estará nos 10 a 20%, e um bom recuperador de calor no máximo até 50 - 60% (que seja do meu conhecimento).

Estou a construir casa, e considero o maior e mais importante investimento de uma vida, pelo que quero uma casa funcional mas mais importante confortável, e após muita pesquisa, cálculos, condições próprias (neste caso lenha própria), o resultado é que esta tecnologia é de longe a mais económica (mesmo que se tenha de comprar lenha). Vejam o anexo com um mapa comparativo.

Também tem desvantagens, como tudo na vida, concretamente a necessidade de abastecimentos regulares de lenha, mas estas caldeiras Duo a lenha e pellet's permitem colmatar algum "trabalho" ou quebras de energia, que com um sistema adequadamente dimensionado por quem saiba o que está a fazer, tipo reservatório de inércia de grandes dimensões, entre outros, ficamos com um sistema altamente económico na fase de utilização, que compensa largamente o relativo maior investimento inicial.

Adicionalmente, fico triste que num país como o nosso, com tanta biomassa, e barata, que estas caldeiras sejam muito pouco divulgadas comercialmente, e se aposte claramente em combustíveis para aquecimento como o gasóleo, gás, eletricidade, e indiretamente na moda as bombas de calor e AC's, que emboram tenham cop's elevados, mas façam as contas e comparem...(anexo).

Volto a indicar os seguintes tópicos que têm muita informação acerca deste assunto:

https://forumdacasa.com/discussion/27633/autonomia-real-de-caldeira-de-chama-invertida/

Mas é a minha opinião, e ainda estamos num pais livre..... cada um que escolha o que quer e o que pode.

Sem me querer alongar mais, e respondendo ao J:
    - Não vou adquirir pessoalmente, entreguei esta especialidade a uma empresa da área, chave na mão, (claro que após vários orçamentos).
    - Não tenho os preços, mas existem inúmeras empresas espanholas que representam quase a maioria destas marcas (Portugal muito muito pouco....!!!!!).
    - A marca da caldeira que escolhi tem representante em Portugal.

Desculpem o longo texto.

Cumpts.
  6.  # 33

Colocado por: saabtoyotamas façam as contas e comparem...(anexo).

Engenhosamente não aparece o comparativo com bombas de calor ....
    • J
    • 28 janeiro 2015

# 34

Colocado por: saabtoyotaCaros,

Já à alguns anos que tenho andado a pesquisar (muito) as caldeiras de chama invertida (gasificação), e tenho ficado estupefacto de que esta "tecnologia" está largamente desenvolvida pelos países nórdicos à muitos anos, com sistemas altamente desenvolvidos, como sondas lambda, interfaces de dados de controlo/informação tipo em telemóveis/tablets, etc, etc (embora estes últimos possam não ter grande interesse), mas o que mais surpreende é que se conseguem eficiências energéticas já acima dos 90%!, o que é brutal quando uma lareira tradicional estará nos 10 a 20%, e um bom recuperador de calor no máximo até 50 - 60% (que seja do meu conhecimento).

Estou a construir casa, e considero o maior e mais importante investimento de uma vida, pelo que quero uma casa funcional mas mais importante confortável, e após muita pesquisa, cálculos, condições próprias (neste caso lenha própria), o resultado é que esta tecnologia é de longe a mais económica (mesmo que se tenha de comprar lenha). Vejam o anexo com um mapa comparativo.

Também tem desvantagens, como tudo na vida, concretamente a necessidade de abastecimentos regulares de lenha, mas estas caldeiras Duo a lenha e pellet's permitem colmatar algum "trabalho" ou quebras de energia, que com um sistema adequadamente dimensionado por quem saiba o que está a fazer, tipo reservatório de inércia de grandes dimensões, entre outros, ficamos com um sistema altamente económico na fase de utilização, que compensa largamente o relativo maior investimento inicial.

Adicionalmente, fico triste que num país como o nosso, com tanta biomassa, e barata, que estas caldeiras sejam muito pouco divulgadas comercialmente, e se aposte claramente em combustíveis para aquecimento como o gasóleo, gás, eletricidade, e indiretamente na moda as bombas de calor e AC's, que emboram tenham cop's elevados, mas façam as contas e comparem...(anexo).

Volto a indicar os seguintes tópicos que têm muita informação acerca deste assunto:

https://forumdacasa.com/discussion/27633/autonomia-real-de-caldeira-de-chama-invertida/

Mas é a minha opinião, e ainda estamos num pais livre..... cada um que escolha o que quer e o que pode.

Sem me querer alongar mais, e respondendo ao J:
    - Não vou adquirir pessoalmente, entreguei esta especialidade a uma empresa da área, chave na mão, (claro que após vários orçamentos).
    - Não tenho os preços, mas existem inúmeras empresas espanholas que representam quase a maioria destas marcas (Portugal muito muito pouco....!!!!!).
    - A marca da caldeira que escolhi tem representante em Portugal.

Desculpem o longo texto.

Cumpts.

Pois tb tenho sentido muita dificuldade em encontrar informação sobre caldeiras de biomassa.
    O que está mais difundido são as caldeiras a pellets. Também já se encontra alguma coisa sobre caldeiras de lenha, mas na minha opinião, pouca oferta e preços muito elevados. Pelo menos comparando com os preços do site polaco que já aqui referi.
    Esse mesmo site leva pouco mais de 100 euros pelo transporte de uma caldeira para Portugal. Foi o preço que a mim me fizeram.
    Agora até tenho a dúvida se na alfândega não me irão cobrar taxas e impostos. Mas penso que não, por ser da UE. Se alguém souber se se paga alguma coisa, agradecia que dissesse.

Outras caldeiras que por cá sa muito difíceis de encontrar, são as policombustiveis, como as que aqui coloquei como exemplo.
    Sempre que se fala nelas aos instaladores, todos dizem para não apostar neste tipo de máquinas.

Neste momento estou muito indeciso. Vou aqui colocar um exemplo. Que caldeira preferem:

Uma caldeira pura de pellets, tipo, domusa, bronpi, zantia, etc ou a buderus que está mencionada neste tópico?
  7.  # 35

Colocado por: JAgora até tenho a dúvida se na alfândega não me irão cobrar taxas e impostos. Mas penso que não, por ser da UE
    sendo uma transacção intracomunitaria não paga mais nada.
  8.  # 36

Colocado por: Jou a buderus que está mencionada neste tópico?
    buderus é outro campeonato!!
    • J
    • 29 janeiro 2015

# 37

Colocado por: Sergio Rodriguesbuderus é outro campeonato!!

Pois. Sei que a buderus tem muito boa fama aqui no fórum, mas gostava de perceber porquê.
    Será que podiam dar dois ou três exemplos de diferenças importantes.
  9.  # 38

E a solzaima SZM
    A 30KW
  10.  # 39

Colocado por: saabtoyotabom recuperador de calor no máximo até 50 - 60%

o meu recuperador de calor não é nada de outro mundo e tem uma eficiência de 77%
  11.  # 40

Colocado por: sergyio

o meu recuperador de calor não é nada de outro mundo e tem uma eficiência de 77%

máximo até 50 - 60% (que seja do meu conhecimento).

Embora 77% parece-me muito elevado, mas como disse os equipamentos têm sido muito desenvolvidos/evoluídos.

0.0265 seg. NEW