Colocado por: Arcade
Esta-se a contradizer.
Não pode usar lenha quando quiser.
Pode é usar a lenha esporadicamente em situações de emergência para acender a caldeira.
Colocado por: JTer uma fonte de energia que me dê alguma autonomia, mas ao mesmo tempo usar a lenha como combustível.
Colocado por: JBom dia!
Qual a marca da caldeira que vai comprar?
E características?
Colocado por: saabtoyotamas façam as contas e comparem...(anexo).
Colocado por: saabtoyotaCaros,
Já à alguns anos que tenho andado a pesquisar (muito) as caldeiras de chama invertida (gasificação), e tenho ficado estupefacto de que esta "tecnologia" está largamente desenvolvida pelos países nórdicos à muitos anos, com sistemas altamente desenvolvidos, como sondas lambda, interfaces de dados de controlo/informação tipo em telemóveis/tablets, etc, etc (embora estes últimos possam não ter grande interesse), mas o que mais surpreende é que se conseguem eficiências energéticas já acima dos 90%!, o que é brutal quando uma lareira tradicional estará nos 10 a 20%, e um bom recuperador de calor no máximo até 50 - 60% (que seja do meu conhecimento).
Estou a construir casa, e considero o maior e mais importante investimento de uma vida, pelo que quero uma casa funcional mas mais importante confortável, e após muita pesquisa, cálculos, condições próprias (neste caso lenha própria), o resultado é que esta tecnologia é de longe a mais económica (mesmo que se tenha de comprar lenha). Vejam o anexo com um mapa comparativo.
Também tem desvantagens, como tudo na vida, concretamente a necessidade de abastecimentos regulares de lenha, mas estas caldeiras Duo a lenha e pellet's permitem colmatar algum "trabalho" ou quebras de energia, que com um sistema adequadamente dimensionado por quem saiba o que está a fazer, tipo reservatório de inércia de grandes dimensões, entre outros, ficamos com um sistema altamente económico na fase de utilização, que compensa largamente o relativo maior investimento inicial.
Adicionalmente, fico triste que num país como o nosso, com tanta biomassa, e barata, que estas caldeiras sejam muito pouco divulgadas comercialmente, e se aposte claramente em combustíveis para aquecimento como o gasóleo, gás, eletricidade, e indiretamente na moda as bombas de calor e AC's, que emboram tenham cop's elevados, mas façam as contas e comparem...(anexo).
Volto a indicar os seguintes tópicos que têm muita informação acerca deste assunto:
https://forumdacasa.com/discussion/29127/1/caldeiras-a-lenha-de-gasificacao/
https://forumdacasa.com/discussion/27633/autonomia-real-de-caldeira-de-chama-invertida/
Mas é a minha opinião, e ainda estamos num pais livre..... cada um que escolha o que quer e o que pode.
Sem me querer alongar mais, e respondendo ao J:
- Não vou adquirir pessoalmente, entreguei esta especialidade a uma empresa da área, chave na mão, (claro que após vários orçamentos).
- Não tenho os preços, mas existem inúmeras empresas espanholas que representam quase a maioria destas marcas (Portugal muito muito pouco....!!!!!).
- A marca da caldeira que escolhi tem representante em Portugal.
Desculpem o longo texto.
Cumpts.
Colocado por: JAgora até tenho a dúvida se na alfândega não me irão cobrar taxas e impostos. Mas penso que não, por ser da UEsendo uma transacção intracomunitaria não paga mais nada.
Colocado por: Jou a buderus que está mencionada neste tópico?buderus é outro campeonato!!
Colocado por: Sergio Rodriguesbuderus é outro campeonato!!
Colocado por: saabtoyotabom recuperador de calor no máximo até 50 - 60%
Colocado por: sergyio
o meu recuperador de calor não é nada de outro mundo e tem uma eficiência de 77%
máximo até 50 - 60% (que seja do meu conhecimento).