Tendo em vista o cálculo de áreas para realizar a proposta de compra de um prédio urbano, gostaria de clarificar um ponto: deve ou não a cave do edifício entrar no cálculo da área? (a cave tem acesso directo ao logradouro mas, eventualmente, não terá pé-direito regulamentar, é este - o ser regulamentar ou não - o factor decisivo para contabilizar a cave no cálculo das áreas?)
Outra dúvida prende-se com o registo predial, uma vez que na caderneta eu tenho o valor da área coberta e da área descoberta, mas depois o valor da área total é apenas a soma destas duas áreas anteriores, sendo que o edifício é constituído por cave, r/c mais 2 pisos e sótão.
Alguém me consegue explicar esta discrepância? Quer isto dizer que o valor do IMI que o senhorio tem pago ao longo dos anos está muito abaixo do valor real...?
Para efeito de valor da proposta deve ter em conta o facto de ter cave e se é ou não uma mais valia para a casa. Na minha opinião (mesmo sem ver) deve ser uma mais valia, uma vez que até tem acesso directo para o quintal, pelo menos conta com essa área de arrumos. A cave tem acesso a viaturas? Qual o acabamento das peredes, pavimento e tecto da cave? É salubre?
A caderneta predial está bem assim, tem separadas a área coberta da casa e área descoberta (quintal). Onde se lê a área total do prédio é precisamente o somatório destas duas áreas. Não é a soma das áreas de cada piso. Isso entra nas áreas privativa e dependente. A questão de ter dois ou três pisos também se lê na caderneta e as áreas para efeitos de avaliação patrimonial estão também na caderneta, mas para si deve ser difícil compreender. Mas está lá tudo na fórmula.
O valor do IMI que o proprietário tem pago nos últimos anos deve estar correcto uma vez que todos os prédios urbanos foram avaliados (com actualização) desde 2004. Esse foi também actualizado concerteza.
Mas uma coisa que deve ter em conta é se as áreas que estão na caderneta estão coincidentes com as áreas que estão no local. Ou seja, ainda há muitos prédios que têm diferenças grandes entre o que está na caderneta e o que está no local, e isso por vezes trás chatices.